segunda-feira, 7 de abril de 2008

VOCÊ CONHECE... O ABERYSTWYTH TOWN?


Aberystwyth Town FC: jejum de 108 anos sem títulos




Dando continuidade à minha passagem pelo Velho Continente, hoje conto um pouco da história desse pequeno clube da liga galesa de futebol. Certamente pouquíssimas pessoas fora do Reino Unido já ouviram falar do Aberystwyth Town Football Club, mas eu tive o privilégio de visitar a cidade do clube e, inclusive, comprar uma camisa do seu jogador mais popular da atualidade: o meia Gareth Hughes. Por outro lado, por motivo de reformas não pude visitar seu estádio.

O ATFC foi fundado no longínquo ano de 1884 na cidade de Aberystwyth, que na língua galesa quer dizer "Margem do rio Ystwyth". Disputava apenas ligas regionais quando em 1896 jogou pela primeira vez na Liga Galesa, além da FA Cup inglesa. Foi no ano de 1900 que veio a primeira – e única – glória nacional na história dos Seasiders, apelido dado ao time cuja cidade fica às margens do Mar da Irlanda: a Copa Galesa com uma contundente vitória de 3 a 0 sobre o Druids. Na década de 20 o Aberystwyth Town venceu mais algumas ligas regionais, como a Central Section National Welsh League, a Mid-Wales League, entre outras. Apenas em 1920 o time entrou definitivamente na Welsh League, a divisão de elite do futebol de País de Gales.

Nos últimos anos os Black & Greens, outro apelido do ATFC (que faz jus ao seu uniforme), têm tido algum destaque no torneio nacional. Sua melhor participação ocorreu na temporada 1998/99, quando terminaram na 4ª colocação. Este honroso posto valeu uma participação ao clube galês no primeiro torneio europeu de sua história, a Copa Intertoto (a outra participação se deu na temporada 2003/04). A vida do Aberystwyth na competição, contudo, foi breve: derrota de 4 a 3 no saldo agregado para o maltês Floriana. Mas nada que apagasse a alegria dessa marca histórica no pequeno clube de Gales.

O Aberystwyth Town possui um minúsculo estádio chamado Park Avenue para apenas 5.500 espectadores sendo entre elas 600 pessoas sentadas em um espaço chamado “The Dias”, em homenagem a David “Dias” Williams, o maior jogador e goleador da história do clube (476 gols em 433 jogos e uma impressionante média de 1,09 gol por partida). Pelos motivos já citados no início dessa publicação não pude visitar o local. Essa pequena estrutura para o futebol muito se dá pelo fato de o rugby ser o esporte preferido dos galeses.

Como curiosidade o atual presidente do ATFC, Donald Kane, compõe os quadros da equipe “C”.

Abaixo, dados e estatísticas do Aberystwyth Town Football Club.


ABERYSTWYTH FOOTBALL CLUB

* Local: Aberystwyth – País de Gales.

* Fundação: 1884.

* Estádio: Park Avenue (5500 espectadores – 600 sentados).

* Presidente: Donald Kane.

* Técnico: Brian Coyne.

* Uniformes: Camisa verdes com detalhes pretos, short preto e meias verdes (titular) ou camisa branca, short preto e meias brancas.

* Título (1): Welsh Cup (1900).

* Principais jogadores da história: David “Dias” Williams, Leigh Richmond (primeiro jogador do ATFC a ser convocado para a seleção de País de Gales), Bill Putt, Gareth Hopkins, Bryan Pugh-Jones (funcionário do clube há mais de 50 anos), Gavin Allen e Gareth Hughes.

* Maior artilheiro: David “Dias Williams – 476 gols.

*Jogador que mais vezes atuou pelo clube: David “Dias” Williams – 433 jogos.

* Maior goleada aplicada: 21 a 1 no Machynlleth FC em 1934.

* Maior goleada sofrida: 20 a 1 para o Caersws FC em 1962.



Escudo: arquivo pessoal
Foto: BBC

Nenhum comentário: