sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O MAIOR JEJUM DE TÍTULOS DA HISTÓRIA

Dumbarton FC: o maior jejum de títulos do futebol





Todo time que se preze precisa de títulos, obviamente, para se tornar popular. Mais ainda se os troféus forem realmente relevantes no cenário futebolístico, como um torneio nacional ou um campeonato mundial. Às vezes uma equipe tem tradição em certas regiões, mas num pensamento, digamos, "macro", falta-lhe aquela conquista que realmente dignifique seu nome. Temos no Brasil muito exemplos de equipes com bastante tradição regional, como América/RN, ABC/RN, CRB/AL, CSA/AL, Ceará/CE, Botafogo/PB, Remo/PA, Paysandu/PA, Nacional/AM, Operário/MS, Brasília/DF, Ponte Preta/SP, América/RJ, entre muitos outros. Porém numa escala nacional não passam de agremiações de média ou pequena expressão. Assim como acontece na Espanha com Sporting Gijón e Mallorca por exemplo; na Inglaterra com Birmingham e West Ham; na Itália com a Udinese e Bari; e por aí a fora.

Mas afinal, por que eu estou falando isso? É que o leitor Pablo de Mendonça, da cidade de Rivera, no Uruguai, que faz fronteira com Santana do Livramento/RS no Brasil, enviou-me um e-mail através do futebolhistoria@st-davids.net perguntando qual o maior "jejum" de títulos nacionais da história do futebol. Bom, pelo que entendi o Pablo quis perguntar em nível de títulos nacionais incluindo copas e ligas de primeira divisão. Se for este o caso o recorde atual é de incríveis 118 anos, ou 119 temporadas, e pertence ao escocês Dumbarton FC.

Curiosamente, o Dumbarton foi o primeiro campeão do torneio nacional escocês, na longínqua temporada de 1890/91, cujo título foi dividido com o Glasgow Rangers - ambos terminaram a competição com os mesmos 29 pontos ganhos e jogaram uma partida extra para decidirem quem seria o campeão em Cathkin Park, que terminou empatada em 2 a 2 e com a Liga Escocesa de Futebol dividindo a taça entre as equipes. O troféu voltou a ser conquistado pelos Sons, como é conhecido pelos torcedores, no campeonato seguinte e parou por aí. De lá para cá apenas conquistas de torneios sem expressão ou de divisões inferiores do futebol de seu país. Acrescentando à resposta dada ao amigo leitor Pablo, vamos conhecer um pouco do primeiro campeão da terra do whisky.

O Dumbarton Football Club é uma equipe fundada ainda nos primórdios do "futebol oficial". Sua fundação data de 1872 por um grupo de jovens que se reuniram na cidade de mesmo nome em uma tarde chuvosa de domingo no intuito de criarem um time para disputar partidas do esporte recém-criado pelos vizinhos ingleses. No ano seguinte filiou-se à SFA (Associação Escocesa de Futebol na sigla em inglês) e passou a disputar algumas partidas amistosas e as copas de Dunbartonshire e da Escócia. Seu primeiro título em âmbito nacional veio na Scottish Cup na temporada 1882/83 (foto 2), após 2 vices seguidos entre 1880 e 1882. A conquista foi diante do Vale of Leven com uma vitória por 2 a 1 no jogo extra, depois do empate na final do certame em 2 a 2.

Seu estádio era o Boghead Park, com capacidade para 2000 pessoas. Outro fato que chama a atenção e também entrou para a história foi o fato de este ter sido a sede que por mais tempo pertenceu a um clube profissional. De 1879, quando foi inaugurado, até o ano 2000, quando da mudança para o atual Strathclyde Homes Stadium, com capacidade também para 2000 espectadores, passaram-se 121 anos com o Dumbarton mandando seus jogos lá.

Após o segundo e último título nacional, o que tinha para ser a criação de um grande e popular clube do Reino Unido foi por água a baixo. Em 1897, após o fim da temporada, os diretores do clube decidiram se retirar da liga de futebol escocesa por divergências quanto à profissionalização do esporte, já que naquela época a prática ainda era totalmente amadora. Tal impasse perdurou até idos de 1907, quando os cartolas do clube finlamente renderam-se ao novo modelo futebolístico implantado.

Como já citado, a partir de 1892 apenas títulos de segundo escalão a baixo foram conquistados pelo time de West Dunbartonshire, alternando alguns bons momentos como na duríssima derrota diante dos gigantes do Celtic apenas nos pênaltis, nas semifinais da Copa da Liga Escocesa de 1970, por 4 a 3 após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação; e na conquista do título da First Division (a segunda divisão) na temporada 1971/72 com o incrível recorde de gols marcados pelo atacante Kenny Wilson, artilheiro do torneio com 42 tentos. Já nos anos 80 a situação ficou bastante difícil para o Dumbarton, que chegou a passar por 3 administradores diferentes e sucumbiu com seguidos rebaixamentos e alguns acessos esporádicos às divisões superiores - exceto a primeira - chegando a figurar na Third Division, a quarta divisão nacional.

Os anos seguintes mostraram apenas um clube "iô-iô", que ia e voltava entre os níveis inferiores do futebol escocês. Na atualidade os Sons disputam a terceirona escocesa depois de terem conquistado mais uma vez a quarta divisão. Estão um pouco distante de retornarem à First Division, visto que ocupam apenas a 5ª colocação com 22 pontos, 13 atrás do líder Cowdenbeath. Espero ter contribuido com o fim da curiosidade do amigo leitor uruguaio Pablo. E desde já convido os demais visitantes que sintam-se à vontade para entrar em contato comigo através do e-mail ou dos links "comentários" no final de cada publicação. Será um imenso prazer receber sua crítica, elogio, sugestão e curiosidades!

Abaixo, dados e estatísticas do clube com o maior jejum de títulos nacionais da história do futebol.


DUMBARTON FOOTBALL CLUB


* Fundação: 1872 em Dumbarton/ESC

* Apelido: Sons (filhos)

* Presidente: Colin Hosie

* Treinador: Jim Chapman (até 22/01/10)

* Estádio: Strathclyde Homes Stadium (2000 pessoas)

* Uniformes: Camisas amarelas com detalhes pretos, shorts e meiões pretos (titular); camisas brancas com detalhes azuis, shorts azuis e meiões brancos (reserva)

* Títulos (8): Copa da Escócia (1882/83), Campeonato Escocês (1890/91 e 1891/92), First Division (1910/11 e 1971/72), Taça Britânica do Festival de Saint Mungo (1951/52), Second Division (1991/92) e Third Division (2008/09)

* Principais jogadores: James McAulay, Lawrie Williams, Ray Montgomerie, Murdo MacLeod, Donald McNeill, Colin McAdam, Albert Craig, Charlie Gibson, Rory Cummings, Tom McAdam, Johnny Graham e Kenny Wilson





Escudo: arquivo pessoal
Foto 1: Freewebs

Foto 2: Historical Kits

2 comentários:

ivair disse...

O jejum do Reading F. C. tem um jejum maior, desde sua fundação (ano de 1871) nunca ganhou nada!

ivair disse...

O Reading F. C. tem jejum ainda maior, desde sua fundação (ano de 1871) não ganha um título!