sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A BOLA





Todas eram muito parecidas entre si, mas bem diferentes das bolas de hoje. Eram de couro e tinham uma abertura por onde entrava uma câmara inflável de borracha. O principal problema surgia na hora de cabecear, quando o cadarço que amarrava a fenda podia machucar as cabeças menos protegidas, daí o hábito de muitos jogadores usarem uma touquinha. Outro fator que atrapalhava era a chuva - quando a bola molhava ficava extremamente encharcada e pesada, dificultando sobremaneira o seu domínio e os chutes e cabeceios.

Shoot, Fussball e Dupont. Estas eram as marcas das primeiras bolas (primeira ilustração) que rolaram no Brasil. Seus donos eram rapazes da alta sociedade que haviam estudado na Europa, onde aprenderam a jogar o "football". As pioneiras, Shoot, vieram da Inglaterra trazidas pelo brasileiro e "inventor" do futebol no país Charles Miller, no ano de 1894. Já a Fussball foi trazida da Alemanha por Hans Nobiling pouco tempo depois. Finalmente a Dupont foi uma encomenda de Oscar Cox a um amigo que viajou à Suíça na mesma época.

No inicio do futebol brasileiro, para suprir a demanda cada vez maior, a saída foi importar bolas inglesas. A mais procurada era a da marca McGregor. Mas não tardou para que um artesão de nome Caetano começasse a fabricar as primeiras bolas nacionais na sua sapataria da Rua Ipiranga, em São Paulo. Logo, outros sapateiros entraram no ramo promissor e o Brasil passou de importador a exportador de bolas, principalmente para nossos "hermanos" Argentina e Uruguai. Mesmo assim a pelota era um artigo de luxo, muito caras à época, e a criançada brincava mesmo era com bolas de meia recheadas com papel ou palha. A maior parte dos nossos craques começou assim. Que o digam Pelé, Garrincha e Cia Ltda.

Na década de 40, a bola que imperava nos gramados brasileiros (segunda ilustração) tinha uma costura interna, sem a abertura e o cordão. Mas o seu couro marron continuava a encharcar nos dias de chuva ou nos campos cheios de lama. Ficava tão pesada que muitos goleiros tinham que jogar de esparadrapo nas mãos e os atletas de linha precisavam enfaixar os pés.

A partir da Copa de 62, no Chile, a bola (terceira ilustração) passou a ser fabricada com dezoito gomos, ganhando uma forma mais perfeita e estável. A cor branca, que sempre foi usada nos jogos noturnos, se tornou também a preferida nos realizados durante o dia depois da Copa de 70, no México. Hoje as bolas são obras da tecnologia - pelo menos no exterior. Como referência o modelo da bola utilizada na Copa de 94, nos EUA, foi desenvolvida com diversas camadas de material sintético, que potencializava os chutes e apresentava alta durabilidade e resistência.

De acordo com as normas internacionais do futebol, a bola deve ser esférica, com o invólucro exterior de couro ou em outro material apropriado. Não poderá ser empregado em sua confecção nenhum material que possa representar perigo aos jogadores. A bola deverá ter uma circunferência de, no máximo, 70 cm e, no mínimo, 68 cm. Seu peso, no início da partida, deverá ser entre 410 g e 450 g . E a pressão deverá estar entre 0,6 e 1,1 atm (600 - 1.100 g/cm²) ao nível do mar.

Imagens: Arquivo Federação Gaúcha de Futebol

Nenhum comentário: