domingo, 4 de novembro de 2007

O CAÇULA DO FUTEBOL MUNDIAL


Seleção de Montenegro: a mais nova afiliada da FIFA




As Eliminatórias da Eurocopa de 2008 estão chegando ao seu final. Algumas seleções já carimbaram seus passaportes para a competição, que será realizada na Áustria e na Suíça em conjunto. Além das anfitriãs, classificaram-se até o momento para a competição Alemanha, República Tcheca, Romênia e Grécia (atual campeã).

Porém, o que chama a atenção nos grupos é o fato do caçula do futebol mundial não estar presente ainda – fato que só acontecerá nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Estamos falando da seleção de Montenegro, país recém-separado da Sérvia, que foi admitido pela UEFA em janeiro deste ano, enquanto a FIFA aceitou os montenegrinos em maio.

Montenegro é um pequeno território encravado no meio dos Bálcãs, no sudoeste da Europa. Sua capital é Podgorica e tem cerca de 631 mil habitantes divididos por seus pouco mais de 14 mil km². Sua língua oficial é o sérvio, a moeda é o Euro (є) e tornou-se independente da Sérvia em 3 de junho de 2006.

O futebol, historicamente, sempre fez parte da paixão do povo da região da antiga Iugoslávia, tanto que seus jogadores são conhecidos como os “Brasileiros da Europa” dada a qualidade técnica destes. Podemos citar grandes nomes do passado e da atualidade, como os meias Dejan Petkovic, Dragan Stojkovic, Zvonimir Boban e Robert Prosinecki, e os atacantes Dejan Savicevic, Davor Suker, Dragan Džajić, entre outros.

A Associação de Futebol de Montenegro, presidida pelo ex-jogador Dejan Savicevic, formou a seleção em fevereiro passado. O sérvio Zoran Filipovic, grande astro do Estrela Vermelha nas décadas de 70 e 80, tem a responsbilidade de comandar os montenegrinos nessa nova empreitada. A entidade veio se filiar provisoriamente à UEFA em julho do ano anterior, já com as Eliminatórias da Eurocopa em andamento, e definitivamente janeiro de 2007, como já dito. Fez sua primeira aparição internacional em 24 de março deste ano, no Stadion pod Goricom, na capital montenegrina, diante da Hungria. O resultado da estréia não poderia ter sido melhor: 2 a 1 para os donos da casa e com gostinho de drama – de virada.

Devido ao seu curto período de existência, a seleção de Montenegro hoje ocupa a 171ª colocação no ranking da FIFA. Nada mal para quem atuou apenas 6 vezes em toda sua história e obteve 2 vitórias. Participou de seu primeiro torneio internacional na Copa Kirin deste ano, no Japão. Encarou os donos da casa e a Colômbia – em ambas as partidas foi derrotada (2 a 0 e 1 a 0, respectivamente). Ainda em 2007 enfrentou amistosamente a Eslovênia, jogando em seus domínios, e empatou por 1 a 1. Depois enfrentou a forte Suécia e perdeu por 2 a 1. Por fim, foi até a Estônia e venceu os anfitriões por 1 a 0. Resultados até esperados pela inexperiência e pelo fato do selecionado ainda estar em formação. Também foram criadas pela Associação as seleções sub-19, sub-17 e sub-15, a fim de que uma base seja montada para o futuro futebolístico do país.

Na atualidade, o grande destaque de Montenegro é o atacante Mirko Vucinic, da italiana Roma, que é o seu capitão. O jogador de 23 anos veio do FK Sutjeska para a Fiorentina, mas despontou mesmo no Lecce. Desde a última temporada defende as cores do time da capital italiana.

No que diz respeito a clubes, Montenegro pode ser dividido em duas épocas: quando fazia parte da Iugoslávia e após sua independência. Na primeira época destacava-se o FK Budocnost, que chegou ao 6º lugar do Campeonato Iugoslavo em três oportunidades: 1964/65, 1976/1977 e 2003/04. Além disso é o clube com maior torcida no país. Já no seu primeiro ano como nação independente, o FK Zeta é quem está comandando as ações: é o atual campeão e já lidera a Liga Montenegrina da temporada 2007/08. Outros times de destaque são o FK Sutjeska, o FK Mladost e o FK Kom.

Já o campeonato de futebol local, a Prva Crnogorska Fudbalska Liga, conta com 3 divisões, com a primeira contando com 12 clubes: Bokelj, Decic, Boducnost, Grbalj, Kom, Lovcen, Mladost, Mogren, Rudar, Petrovac, Sutjeska e Zeta (atual campeão). Como já dito, um único campeonato foi disputado (2006/07) com o Zeta como campeão. O certame dá uma vaga na Liga dos Campeões da Europa ao vencedor, um lugar na Copa da UEFA ao vice-campeão e uma chance na Taça Intertoto ao 3º colocado.

Se seguir o histórico de seus vizinhos da época da Iugoslávia, pode-se esperar bons frutos num futuro bem breve.

Abaixo, dados e estatísticas da caçula entre as seleções mundiais de futebol.


* Associação de Futebol de Montenegro

> Fundação: fevereiro de 2007.

> Presidente: Dejan Savicevic.

> Uniforme: camisa, calção e meião vermelhos com detalhes amarelos.


> Histórico: 6 jogos – 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas; 5 gols a favor e 7 contra.

> Principais jogadores: Mirko Vucinic (Roma/ITA), Simon Vukcevic (Sporting/POR), Drodije Cetkovic (Hansa Rostock/ALE) e Branko Boskovic (Rapid Viena/AUT).

> Artilheiro: Mirko Vucinic (4 gols).

> Capitão: Mirko Vucinic

> Primeiro jogo: Montenegro 2 X 1 Hungria, em Podgorica, no dia 24 de março de 2007.

> Último jogo: Estônia 0 X 1 Montenegro, em Tallin, no dia 17 de outubro de 2007.




Imagem: arquivo pessoal

Nenhum comentário: