domingo, 20 de janeiro de 2008

UM GOLAÇO PRATICAMENTE ESQUECIDO


Al-Owairan: o Maradona das Arábias



Eis um exemplo de descaso da mídia e de irresponsabilidade de um atleta. Nesta publicação vamos tratar desses dois assuntos em um único acontecimento.

Quem não lembra do gol de Diego Maradona, na Copa de 1986, no México, diante da Inglaterra? Aquele mesmo em que ele sai driblando e trombando com metade do time inglês e coloca a bola nas redes? Gol sensacional, sem dúvida, e idolatrado por todos, principalmente pela imprensa! Mas alguém aí se lembra do igualmente lindo gol que o saudita Al-Owairan fez contra a Bélgica, na Copa de 1994 nos Estados Unidos? Certamente poucos.

Al-Owairan recebeu bem antes do meio de campo, para não dizer na grande área de seu time, passou por 4 marcadores belgas com extrema facilidade e ainda tocou a bola para as redes entre o goleiro e um defensor. Um gol para ficar na história, mas que por força da mídia pouco é lembrado pelos torcedores mundo a fora. Um caso de favorecimento claro ao genial futebol (e genial marketing também) do Pibe D’oro argentino.

Saeed Owairan, nascido a 19 de agosto de 1967 em Riad, capital da Arábia Saudita, é um ex-jogador de futebol que fez toda sua carreira no Al-Shabab, também de Riad. Passaria despercebido no esporte se não fossem dois fatos bastante curiosos em sua vida.

Dia 29 de junho de 1994, Copa do Mundo dos Estados Unidos, estádio Robert Fitzgerald Kennedy (Washington D.C.). A partida entre a sempre enjoada Bélgica e Arábia Saudita caminhava para um insosso 0 a 0 quando surgiu a figura do camisa 10 da seleção árabe. Com a bola no meio de campo, Al-Owairan (seu nome para a religião islâmica) percorreu quase 70 metros em direção ao arqueiro belga Preud’Homme, um dos maiores nomes da posição na história, driblou 4 defensores e entre outro zagueiro e o goleiro marcou. Como diria o cantor Jorge Benjor em uma de suas canções, "só não entrou com bola e tudo porque teve humildade: GOL". O atacante escreveria o seu nome nas páginas das Copas do Mundo. Seu gol é considerado o 6º mais bonito da história dos mundiais, segundo a Fifa - para conhecer a lista do Top 10 da entidade clique aqui.

Com o gol, Al-Owairan ficou mundialmente famoso, chegando a ser chamado de “O Maradona asiático” em alusão ao semelhante gol feito pelo argentino na Copa de 1986, contra a Inglaterra – em minha modesta opinião, o gol árabe foi bem mais bonito que o feito pelo número 10 sul-americano. Mesmo com a eliminação nas oitavas-de-final frente à Suécia, os jogadores foram recebidos de volta em seu país com muita festa. O camisa 10, entretanto, recebeu uma “pequena lembrança” dos xeiques árabes por seu feito: uma Mercedes conversível novinha em folha e muitos petrodólares. Sem contar que virou garoto-propaganda de diversas marcas de produtos ao redor do planeta.

Todavia, toda essa aura de sucesso iria desabar algum tempo depois por pura irresponsabilidade e imaturidade. No mundo árabe o adultério é crime praticamente hediondo, sendo o “criminoso” condenado a prisão com o “brinde” de algumas chibatadas antes como castigo. Al-Owairan cometeu esse erro e viu sua rápida história futebolística ir por água a baixo. Condenado, foi preso e incapacitado de jogar futebol, coisa que tanto gostava. Perdeu seus bens materiais e, principalmente, a forma física. Tentou voltar a jogar bola em 1998 e até chegou a ser convocado para a Copa de do mesmo ano, na França. Porém, seu futebol estava longe daquele vistoso do mundial passado.

Casos como esse são bem freqüentes no futebol atual, infelizmente. Um jogador com enorme potencial deixa o sucesso subir à cabeça, acaba esquecendo de toda sua trajetória e sua imagem e jogando fora tudo aquilo que conquistou.

Para relembrar o gol saudita, clique aqui.

Abaixo, dados e estatísticas da carreira de Al-Owairan, o renegado pela mídia:


- Nome: Saeed Owairan (em persa: سعيد العويران).

- Nascimento: 19 de agosto de 1967, em Riad/ASA.

- Posição: atacante.

- Clube: Al-Shabab/ASA (1987-99).

- Seleção da Arábia Saudita: 50 convocações e 24 gols.



Foto: Blog El Gol de Mi Vida

Nenhum comentário: