segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O HERÓI DO SOCIALISMO


Sparwasser: vitória do socialismo sobre o capitalismo





Já que estamos às vésperas do novo ano no post de hoje vou me reportar aos tempos da Guerra Fria, pois se completará 20 anos da derrubada do Muro de Berlin em 2009, período este que foi um atentado à democracia por parte dos soviéticos. Entretanto, essa "guerra" teve alguma coisa a se apreciar no âmbito do desenvolvimento tecnológico e no que se refere ao esporte - mais precisamente o futebol, assunto exclusivo deste blog.

Durante os tempos da Cortina de Ferro vários países do bloco socialista como União Soviética, Hungria, Polônia, entre outros montaram verdeiros esquadrões esportivos. E não poderia ser diferente com o futebol, como veremos adiante.

Hoje vou me referir a um jogador que marcou época defendendo por toda a sua carreira um clube da antiga Alemanha Oriental, que entrou para a história em um dos embates mais esperados da época e que retratava a disputa entre os socialistas e os capitalistas: Alemães Orientais e Ocidentais se encontraram na Copa do Mundo de 1974, em território do ocidente.

Nesta partida, que valeu pela primeira fase do mundial, um atleta ficou marcado para sempre como o herói do socialismo por ter marcado o gol da vitória dos orientais por 1 a 0 diante da futura campeã mundial e que contava com craques do quilate de Beckenbauer, Sepp Maier, Gerd Müller e Breitner. Aos 33 minutos do segundo tempo da partida realizada em Hamburgo, no Volksparkstadion, após um lançamento que saiu das mãos do goleiro oriental Croy, o meia Jürgen Sparwasser recebe um passe da Hamman na entrada da grande área, desvencilha-se de 3 zagueiros (entre eles o Kaiser Beckenbauer) e chuta sem chances para o arqueiro Sepp Maier abrindo o marcador. O placar perduraria até o final da partida e entraria para a história do futebol simbolicamente como a vitória do socialismo sobre o capitalismo - apesar de torcida contra de alguns alemães orientais que não concordavam com o regime. Além disso foi o único confronto entre as duas nações em todos os tempos.

Com esse gol Sparwasser ficou conhecido como o "Herói do Socialismo", mesmo ele não sendo muito ligado ao sistema de governo da época em seu país. O jogador, vendo seus conterrâneos de outrora do outro lado do campo após a partida derrotados, declarou: "Não tenho culpa de ter nascido na Alemanha Oriental". Apesar de que a aparente amargura dos adversários ocidentais possa ter sido uma espécie de blefe para evitar um possível confronto com os holandeses de Cruyff, então sensação do mundial, antes da final - o que de fato correu. O meio-campista chegou até mesmo a ser convidado para ser uma espécie de garoto-propaganda do governo oriental, mas declinou da proposta.

Jürgen Sparwasser nasceu em Halberstadt, na região de Sachsen-Anhalt, na data de 04 de junho de 1948. Desde jovem mostrava nos campos toda sua habilidade e faro de gol mesmo não sendo um centroavante de ofício. Destacou-se no começo da carreira atuando pelo Lokomotiv Halberstadt, time amador de sua cidade natal. Porém foi no 1.FC Magdeburg, seu único clube profissional em toda sua trajetória futebolística, que o meia apareceu para o mundo da bola. Aos 18 anos incompletos assinou seu primeiro contrato com o time e só saiu de lá aposentado em 1979 aos 31 anos de idade.

Foi no Magdeburg que o jogador conseguiu seu maior feito (ao lado do gol contra os alemães ocidentais, segundo o próprio atleta): a conquista de extina Recopa Européia na temporada 1973/74 ao bater o poderoso Milan na final em Roterdã, na Holanda, por 2 a 0 com gols de Enrico Lanzi (contra) e Wolfgang Seguin. Em 13 anos de clube anotou 131 gols em 271 partidas e é considerado, com justiça, o maior nome que já atuou com a camisa do FCM.

Como Sparwasser atuava em uma das principais equipes da então Alemanha Oriental não foi difícil sua chegada à seleção nacional. No Nationalmannschaft do oriente foram 53 jogos e 15 gols marcados. Sua primeira convocação ocorreu em 1969 num amistoso diante do Chile. Ainda com o selecionado conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, com uma vitória sobre a União Soviética.

Após o fim da carreira nos gramados, Jürgen Sparwasser chegou a ser auxiliar-técnico do Eintracht Frankfurt entre 1988 e 1989, mas atualmente dedica-se a ajudar os times do leste alemão quase relegados ao ostracismo. Com pouca estrutura e quase sem nenhum apoio financeiro por parte da iniciativa privada, times como o próprio Magdeburg, que disputa apenas a Regionalliga Nord IV (equivalente à quarta divisão alemã), se vêem em situações semi-amadoras. Para se ter uma idéia dos problemas que passam as agremiações daquela região apenas o Energie Cottbus disputa a 1.Bundesliga (primeira divisão) - e sempre brigando contra o rebaixamento. Por isso mesmo, nos dias de hoje, Sparwasser trabalha na criação de um escola formadora de talentos para o futebol próxima à cidade de Potsdam, onde espera poder revigorar os tempos áureos do futebol alemão do leste e revelar novos futuros heróis não só do oriente, mas de toda a Alemanha unificada.

Abaixo, dados e estatísticas do herói do regime socialista.


* Nome: Jürgen Sparwasser

* Nascimento: 04 de junho de 1948 em Halberstadt/ALE (então Alemanha Oriental)

* Posição: Meio-campo

* Clube (1): FC Magdeburg (1966/79)

* Títulos (8): Copa da Alemanha Oriental (1969, 1973, 1978 e 1979), Campeonato da Alemanha Oriental (1972, 1974 e 1975), Recopa Européia (1974)

* Partidas/Gols: 271 partidas e 131 gols

* Seleção: 53 jogos e 15 gols entre 1969 e 1979

* Conquistas (1): Medalha de Bronze - Jogos Olímpicos de Munique (1972)





Foto 1: N24 Deutschland
Foto 2: Rainer Mittelstadt

Nenhum comentário: