sexta-feira, 7 de agosto de 2009

"OLD FIRM": OS MAIORES RIVAIS DO PLANETA


Rangers X Celtic: em nome da fé, rivalidade a toda prova





Conforme havia prometido aqui está a resposta para o desafio lançado por mim a respeito da maior rivalidade clubística do planeta. Recebi alguns comentários e e-mails até com uma pitada de senso de humor (como no caso que o meu amigo Marco Navarro sugeriu que o maior clássico seria entre Remo X Paysandu, do Pará), mas poucos conseguiram acertar a resposta: Celtic X Glasgow Rangers, da Escócia.

Ainda seguindo o que disse na publicação do post com a pergunta jogada no ar uma rivalidade não se faz apenas nas gozações e provocações entre as torcidas, mas são até mesmo conflitos ideológicos e religiosos, como é o caso do derby escocês. Não se trata apenas da disputa do título nacional entre o time alviverde e o alvianil, mas uma concorrência brutal que extrapola os limites das 4 linhas de jogo como vamos conhecer a partir de agora. Quem não tem tanta proximidade com o duro e pouco técnico futebol da Escócia não deve perceber que por trás do confronto entre os dois clubes que monopolizam os torneios do país há uma rivalidade histórica étnica, política e religiosa.

Em 1872 o Glasgow Rangers foi fundado seguindo os preceitos da religião protestante, e entre eles muitos adeptos do anticatolicismo. Seus criadores eram seguidores da manutenção da união política da Escócia com a Inglaterra, ou seja, de visão política de extrema-direita. Percebe-se daí o motivo do escudo dos Blues ter as cores da bandeira inglesa.

Do outro lado, nascido no ano de 1888, o Celtic sempre foi a representação dos católicos no esporte. Ainda naquele tempo a equipe contava como um de seus apoiadores o arcebispo de Glasgow. Além disso era constante a presença de seminaristas e padres nas arquibancadas do Celtic Park. Esquerdistas e militantes da total autonomia escocesa, tinham como aliados e inspiradores os independentes (e católicos) irlandeses - nação também conhecida como Eire. Tal afinidade política fez da equipe uma verdadeira representação para os imigrantes da Irlanda na Escócia, tornando-se uma referência para assuntos bastante polêmicos como a Home Rule (a já citada autonomia irlandesa). Para completar oficializou as cores verde e branca no escudo dos Bhoys e o trevo, as cores e o símbolo da nação rebelde, respectivamente.

Tamanha a rivalidade entre ambos que até seus apelidos envolvem disputas. Do lado do Rangers temos os Billy Boys (Garotos de Billy), uma clara alusão ao rei William III, protestante que reconquistou a Irlanda no século XVII. Já pelo Celtic atuam os Pope's Eleven, ou "Os onze do papa".

Pelo lado étnico ambas as torcidas disputam a descendência dos celtas, povo que habitava as ilhas britânicas antes da invasão dos anglo-saxões no século V.

Afora a rivalidade extra-campo, Celtic X Glasgow Rangers sempre foi um clássico tenso e bastante disputado, que ficou conhecido como Old Firm (antiga empresa). A origem do nome tem duas possíveis teorias: a primeira, datada do ano de 1888, relata que um jornal da época comentava uma partida do Celtic e afirmava que os jogadores em campo portavam-se como "colegas de trabalho de uma antiga empresa"; a segunda vê o duelo como um grande benefício do comércio local nos dias do derby com vendas de artefatos ligados aos tradicionais rivais. As torcidas entoam cânticos diversos para motivar seus equipes e até mesmo "alfinetar" os rivais com suas diferenças ideológicas. O primeiro confronto entre ambos deu-se no longínquo ano de 1890, pela Copa da Escócia, vencido pelos católicos de verde por 1 a 0. Entretanto a vantagem atual é dos protestantes azuis com 153 vitórias nos 384 jogos em toda a história da rivalidade. O Celtic obteve êxito em 138 ocasiões e ainda ocorreram 93 empates (dados até 09 de maio de 2009).

Ambos detêm esmagador controle das conquistas escocesas, somando juntos 66 Copas da Escócia e 94 Campeonatos Escoceses. Intrusos foram muito poucos ao longo do tempo, tais como o Aberdeen e o Dundee United (rivalidade conhecida como New Firm - nova empresa-, referindo-se ao novo clássico do país) no final do século XIX e nos anos 50 e no início dos 80 no século passado.

Como se vê os jogadores dos maiores rivais do planeta entram em campo não só para duelar por vitórias e títulos ou para tirar sarro dos futuros derrotas. Flamengo X Vasco? Grêmio X Internacional? Real Madrid X Barcelona? Palmeiras X Corinthians? Internazionale X Milan? Que nada! Na batalha campal entre Celtic e Glasgow Rangers está em jogo representar e lutar pelas causas nas quais seus seguidores acreditam.





Escudos: arquivo pessoal
Foto 1: Zimbio
Foto 2: BBC

Nenhum comentário: