quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ELE ENTROU PARA A HISTÓRIA

Pedrito: recorde histórico aos 22 anos





O futebol não se cansa de produzir feitos históricos ano após ano. E nesta semana mais um entrou para os registros do esporte: o atacante Pedro Rodríguez, do Barcelona da Espanha, alcançou a façanha de ser o primeiro jogador a marcar gols em todos os torneios oficiais possíveis de um clube em uma mesma temporada. O recorde foi atingido no último dia 16 de dezembro, em partida válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA, em que seu time bateu o mexicano Atlante por 3 a 1 em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião marcou o terceiro tento do catalães e o décimo primeiro em seis competições distintas, a saber: Campeonato Espanhol, Copa do Rey, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes.

Nascido em 28 de junho de 1987 em Santa Cruz de Tenerife, capital da província de mesmo nome, Pedro Rodríguez Ledesma começou a dar seus passos no mundo da bola em 2003, aos 16 anos, pelos juvenis do CD San Isidro, modesta equipe de sua cidade natal que disputa atualmente a Segunda División B (equivalente à terceira divisão). Após anotar 24 gols chegou a ser relacionado no plantel principal da equipe no mesmo ano. Suas boas atuações nas categorias de base dos Raqui chamaram a atenção de olheiros do poderoso Barcelona, que logo o trouxeram para seus quadros de jovens no final da temporada 2003/04.

Na temporada seguinte pelo extinto Barcelona C, Pedrito, como é conhecido pela torcida Culé, sagrou-se campeão da Liga Espanhola e da Copa de juniores - este último se repetindo em 2005/06. Após o encerramento das atividades do terceiro time catalão migrou para a equipe "B" em 2007, já sob o comando de Josep Guardiola (atual treinador do grupo principal), e foi fundamental na conquista da terceira divisão - seu primeiro troféu. De olho em sua capacidade técnica, logo foi experimentado na equipe de cima na final da Copa da Catalunha em 11 de setembro do mesmo ano, no qual saiu derrotado pelo Gimnàstic de Tarragona por 2 a 1.

Seu primeiro jogo com o Barcelona principal pela Liga Espanhola se deu em 12 de janeiro de 2008, diante do Real Murcia, quando substituiu o centroavante camaronês Samuel Eto'o no segundo tempo da partida - vencida pelo Barça por 4 a 0. Já com Pep Guardiola como treinador do primeiro time e sendo admirador de suas qualidades, Pedro foi relacionado para participar da pré-temporada do time na Escócia na temporada passada. Sua estréia como titular da equipe foi numa partida contra o polonês Wisla Kraków pela 3ª fase eliminatória da Liga dos Campeões. Entretanto ainda dividia suas atuações com o Barcelona Atlètic (antigo Barcelona "B") na Segunda Divisón B, que tinha (e ainda tem) como seu treinador o ex-meia espanhol Luís Enrique.

A atual temporada não só marcou pelo seu feito histórico, mas também como o ano do seu primeiro gol feito com a camisa da equipe principal em competições oficiais - contra o Athletic de Bilbao pela Supercopa da Espanha - em 16 de agosto passado. Dois mil e nove também ficará marcado com o primeiro contrato assinado com o Barcelona como jogador profissional. Até o momento não foi convocado para atuar pela seleção espanhola, entretanto ninguém duvida que isso acontecerá muito em breve.

A julgar pelo seu histórico e pelo que vem fazendo ultimamente, Pedrito certamente dará muitas alegrias à torcida do Barcelona - já tem 6 títulos em sua curta carreira e fez parte da histórica "tríplice coroa" conquistada pelo clube (Copa do Rey, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões) na última temporada - e engrossará a lista de feitos históricos dentro de futebol. Abaixo, todos os gols que entraram para a história marcados pelo jogador nesta temporada, dados e estatísticas do mais novo recordista da bola.


GOLS NA TEMPORADA 2009/10


I. 16 de agosto de 2009 - Supercopa da Espanha - Athletic de Bilbao 1 X 2 Barcelona (1 gol)

II. 29 de agosto de 2009 - Supercopa da Europa - Barcelona 1 X 0 Shakhtar Donetsk/UCR (1 gol)

III. 29 de setembro de 2009 - Liga dos Campeões da Europa - Barcelona 2 X 0 Dinamo de Kiev/UCR (1 gol)

IV. 03 de outubro de 2009 - Campeonato Espanhol - Barcelona 1 X 0 Almería (1 gol)

V. 28 de outubro de 2009 - Copa do Rey - Cultural Leonesa 0 X 2 Barcelona (2 gols)

VI. 07 de novembro de 2009 - Campeonato Espanhol - Barcelona 4 X 2 Mallorca (2 gols)

VII. 21 de novembro de 2009 - Copa do Rey - Barcelona 5 X 0 Cultural Leonesa (1 gol)

VIII. 24 de novembro de 2009 - Liga dos Campeões da Europa - Barcelona 2 X 0 Internazionale/ITA (1 gol)

IX. 16 de dezembro de 2009 - Mundial de Clubes - Atlante/MEX 1 X 3 Barcelona (1 gol)



* Nome: Pedro Rodríguez Ledesma

* Nascimento: 28 de junho de 1987 em Santa Cruz de Tenerife/ESP

* Posição: atacante

* Apelido: Pedrito

* Clubes (2): CD San Isidro (2003/04) e FC Barcelona (desde 2004)

* Títulos (6): Segunda División B (2007/08), Copa do Rey (2009), Campeonato Espanhol (2008/09), Liga dos Campeões da Europa (2008/09), Supercopa da Espanha (2009) e Supercopa da Europa (2009)


OBS.: Dados e números registrados até a data desta postagem (17 de dezembro de 2009).



Foto: Marca