quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O PIONEIRO NA NARRAÇÃO PELO RÁDIO


Teddy Wakelam: o pioneiro nas transmissões esportivas





Recentemente eu publiquei um texto a respeito dos estilos de narração de partidas de futebol nas ondas do rádio ao longo do tempo no nosso país, esse apaixonante e centenário meio de comunicação. Um colega meu de trabalho, após ter lido o trecho em que fala sobre a primeira partida irradiada ao vivo no Brasil (Nicolau Tuma narrou o jogo entre as seleções de São Paulo e do Paraná em 19 de julho de 1931 no Campo da Floresta, que terminou com vitória dos paulistas por 6 a 4) me perguntou pessoalmente se eu tinha conhecimento do primeiro jogo narrado na íntegra, também ao vivo, no planeta pelo rádio. Eu lhe respondi de pronto que sabia o ano e qual tinha sido o campeonato, mas precisaria buscar mais informações a respeito da partida que tal feito aconteceu e quem o realizou. Encontradas as respostas, eis que não só as levei ao meu amigo como compartilho com vocês leitores, pois trata-se de uma curiosidade muito bacana de nossa história futebolística.

O ano era 1927 e o dia, 22 de janeiro. Naquela tarde de inverno em Londres, mais precisamente no Highbury Stadium, jogavam Arsenal e Sheffield United pela Football League First Division (a então primeira divisão do futebol inglês). Tal honra se deveu a Henry Blythe Thornhill Wakelam, ou simplesmente Teddy Wakelam, que transmitiu pela estatal inglesa BBC Radio pela primeira vez na história um jogo de futebol ao vivo e na íntegra. Aproveitando o ensejo, o primeiro gol narrado pelo rádio foi de Charlie Buchan, atacante dos Gunners, e a partida terminou empatada em 1 a 1.

Curiosamente, como os ouvintes não tinham ainda noção de espaço do campo quando estavam ouvindo, já que aquela transmissão era pioneira, ou seja, uma novidade na época, Wakelam e seu companheiro de comentários C. A. Lewis formularam em um papel um campo de futebol dividido em 8 setores numerados, conforme a figura no início deste post. A equipe de esportes da BBC imprimiu vários folhetos com o esquema e os distribuíram à população. Tal invenção foi usada para facilitar a localização dos jogadores e da bola em campo quando fossem passar a informação aos espectadores. Tipo: "Buchan está com a bola dominada pelo setor 5 do campo de jogo...".

Wakelam nasceu em Londres na data de 8 de maio de 1893 e na juventude era jogador do Harlequin F.C., equipe de rugby inglesa. Após o fim de sua carreira de atleta passou a trabalhar na BBC Radio fazendo matérias e informando os ouvintes sobre os resultados do esporte que praticava. Captain Wakelam, como também era conhecido, não só foi o pioneiro na transmissão futebolística via rádio como também detem esse marco como o primeiro narrador de um evento esportivo em tempo real. Em 15 de janeiro de 1927 narrou a partida de rugby entre as seleções da Inglaterra e de País de Gales - vencida pelos ingleses por 11 a 9. Cobriu também, além de futebol e rugby, cricket e tênis. Foi ainda ao longo da carreira correspondente do jornal britânico The Morning Post e escreveu alguns livros. Faleceu em 10 de julho de 1963, aos 70 anos de idade.

A Teddy Wakelam e Nicolau Tuma, nossos pioneiros do rádio, todas as nossas reverências e agradecimentos por tudo o que nos fizeram proporcionar, que é essa magia que o rádio ainda emana de suas transmissões esportivas.





Foto e Imagem: BBC Sports

Um comentário:

Jaques disse...

Parabéns pela pesquisa e informação histórico sobre o rádio esportivo. Um abraço, Jaques Santos - Narrador Rádio Banda B - Curitiba (www.radiobandab.com.br)