quinta-feira, 4 de março de 2010

OS PIONEIROS ASIÁTICOS


Seleção indonésia: pioneiros asiáticos na Copa do Mundo





No post anterior comentamos sobre a participação da Indonésia na Copa do Mundo de 1938 sob o nome de Índias Orientais Holandesas na época em que ainda era colônia. Na publicação de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa seleção pouco comentada por essas bandas do ocidente.

A NIVU (União de Futebol das Índias Holandesas ou Nederlandsh Indische Voetbal Unie), ainda quando atuava como Índias Holandesas e hoje é a Associação de Futebol da Indonésia (PSSI) foi fundada em 1930 pelo engenheiro civil Soeratin Sosrosoegondo, 15 anos antes da proclamação da independência do país. Apesar dos 80 anos de existência, a entidade só veio se filiar à FIFA 22 anos mais tarde. Sosrosoegondo foi seu primeiro presidente até 1940 e viu na fundação da entidade muito mais do que a realização de seu sonho de promover o futebol na região, mas também um símbolo de resistência contra os então colonizadores holandeses.

Apesar da grande população e da paixão pelo futebol, a seleção indonésia está longe de ser considerada uma potência no cenário futebolístico mundial. Entretanto tem alguma tradição entre as nações do sudeste asiático, que contém equipes de calibre bastante duvidoso como Tailândia, Vietnã e Cingapura.

A primeira aparição internacional dos indonésios foi em 01 de maio de 1934, nos quais sofreram derrota para as Filipinas por 3 a 2 em Manila, na casa do adversário. Como curiosidade os mesmo filipinos foram impiedosamente massacrados pelos "Vermelhos e brancos" anos mais tarde por 12 a 0 e 13 a 1, como veremos os detalhes adiante. Em 1938 veio o convite da FIFA para que os então indianos participassem da Copa do Mundo a ser realizada na França, fato este que entrou para a história como a porta de entrada das seleções do continente asiático na disputa do torneio. Em terras francesas a aventura dos asiáticos não foi das mais empolgantes: derrota para a Hungria por 6 a 0 e a consequente desclassificação da competição com apenas uma partida disputada. Os dados da pioneira odisséia indonésia pela Copa você pode conferir na publicação anterior.

Após o feito histórico, as Índias Holandesas pouco figuravam no mundo do futebol até a independência do país em 1945, quando passou a atuar com o Indonésia e alterou também o nome da federação local para a atual PSSI (Persatuan Sepak bola Seluruh Indonesia). De lá para cá os números e a qualidade não se alteraram muito e os Garuda, uma espécie de criatura humana alada mítica da religião hindu que é símbolo da seleção, ocupam a modesta 136ª colocação no ranking da FIFA atualmente.

Em 1958 passou a disputar as Eliminatórias da Copa pela primeira vez como Indonésia, entretanto sofreram uma punição da entidade maior do futebol devido à recusa da federação local em jogar contra Israel, rival histórico no aspecto étnico e político. Os indonésios ficaram sem participar do torneio eliminatório até 1974, quando foram autorizados a retornarem.

A Indonésia sempre participa de torneios asiáticos, mas seu primeiro título veio apenas em 1987 nos Jogos do Sudeste Asiático. A conquista se repetiu 4 anos depois e ficou só nisso. A seleção ainda participa da Copa da Ásia (nosso equivalente à Copa América) e da Tiger Cup, algo como uma segunda divisão dos países asiáticos, e não conseguiu êxitos em nenhuma delas.

Seu maior goleador é também o jogador que mais vezes vestiu a sua camisa. Trata-se do atacante Bambang Pamungkas do Persija Jakarta, o clube mais popular do país, que atuou em 64 ocasiões e marcou 36 gols até o presente momento. Aliás Pamungkas, de 29 anos, é um dos poucos atletas indonésios a ter uma experiência no futebol europeu, já que na temporada 2000/01 defendeu o EHC Norad da 3ª divisão holandesa.

E esta é a Indonésia, que se não é um primor no quesito conquistas, técnica e tradição, ao menos entrou para a história do futebol com o nobre título de ter sido a nação que abriu os caminhos para as participações das seleções asiáticas na Copa do Mundo.

Abaixo, dados e estatísticas dos Garuda, os pioneiros da Ásia.


ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA INDONÉSIA (
em indonésio: Persatuan Sepak bola Seluruh Indonesia - PSSI)

* Fundação: 19 de abril de 1930

* Presidente: Nurdin Halid

* Treinador: Benny Dollo

* Apelido: Garuda, Red and Whites

* Uniformes: Camisas vermelhas com detalhes brancos, calções brancos e meiões vermelhos (titular); camisas brancas com detalhes verdade, calções verdes e meiões brancos (reserva)

* Títulos (2): Jogos do Sudeste Asiático (1987 e 1991)

* Primeira partida internacional: Filipinas 3 x 2 Índias Holandesas, em Manila/FIL, no dia 01 de maio de 1934

* Maiores vitórias: Indonésia 12 x 0 Filipinas, em Seul/COR, no dia 22 de setembro de 1972; Indonésia 13 x 1 Filipinas, em Jacarta/IDN, no dia 23 de dezembro de 2002

* Maior derrota: Dinamarca 9 x 0 Indonésia, em Copenhague/DIN, no dia 3 de setembro de 1974

* Maior atilheiro: Bambang Pamungkas (36 gols em 64 jogos)

* Jogador que mais vezes vestiu a camisa: Bambang Pamungkas (64 jogos desde 1999)

* Principais jogadores: Bambang Pamungkas, Isnan Ali, Budi Sudarsono, Charis Yulianto e Ellie Aiboy




Escudo: arquivo pessoal
Foto 1: Chris Hunt

Foto 2: Zoomr

Foto 3: Wordpress

Nenhum comentário: