segunda-feira, 3 de maio de 2010

CAMPEÕES ATÉ QUE ENFIM!

FC Twente: título inédito na Holanda





Os campeonatos europeus estão em suas retas finais e algumas surpresas como sempre continuam povoando as disputas em diversas competições. Vemos também a estréia de alguns clubes até com certa tradição no hall dos campeões nacionais, como é o caso do holandês Twente, que depois de 45 anos de fundação pode comemorar seu primeiro troféu na primeira divisão de seu país. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

O Football Club Twente Enschede foi fundado em 1965 na cidade de Enschede, que fica na província de Overijssel no leste holandês, fruto da fusão de dois ex-clubes locais: o Enschedese Boys e o Sportclub Enschede. Este último chegou até a ser campeão nacional na longínqua temporada 1925/26, mas o título não é creditado ao atual clube. Na mesma década em que foi fundado e no início dos anos 70 os Tukkers, como são conhecidos, conseguiu algum sucesso mesmo sem nenhum título após boas participações no Campeonato Holandês, chegando até mesmo ao vice-campeonato na temporada 1973/74. Em 1975 também chegaram à final da Copa da UEFA (atual Europa League), mas foram vencidos pelos alemães do Borussia Mönchengladbach. E, finalmente, o seu primeiro título de sua curta história no futebol em nível nacional veio em 1977 com a conquista da KNVB Cup, a Copa da Holanda.

Se as décadas de 60 e 70 foram muito produtivas para o time de Enschede, o mesmo não se pode dizer do início dos anos 80, quando foi rebaixado para a Eerste Divisie - a segunda divisão holandesa - em 1982, mas retornou na temporada seguinte. Esta década e a seguinte não foram muito notórias para o Reds, que sempre não passavam de coadjuvantes seja na Eredivisie (a primeira divisão), na Copa nacional ou nos torneios continentais.

Com a virada do milênio o Twente começou a voltar às disputas dos torneios. Em 2001 levou mais uma vez a taça da KNVB Cup após vitória sobre o tradicionalíssimo PSV Eidhoven nas cobranças de pênaltis. Porém um momento de turbulência atingiu o clube em 2003, quando graves problemas financeiros ameaçaram o fechamento de suas portas. Entretanto algumas ações administrativas ajudaram os Tukkers a continuarem na ativa e até mesmo a ficarem com o vice-campeonato da Copa da Holanda na temporada seguinte.

Porém os anos se passavam e o principal objetivo da direção e dos torcedores não era alcançado - a conquista do título da primeira divisão. A equipe sempre batia na trave e frustrava imensamente sua fanática torcida. A temporada 2007/08 parece ter sido um marco na arrancada do FC Twente na busca por essa meta. Após terminar a Eredivisie em 4º lugar conseguiu uma vaga na terceira fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa. Mas logo de cara enfrentou o poderoso Arsenal da Inglaterra e foi despachado de volta para casa com um sonoro 6 a 0 no placar agregado.

No campeonato seguinte veio mais uma temporada de evolução e novamente o vice-campeonato holandês há 11 pontos do campeão AZ Alkmaar. Outro confronto na 3ª fase preliminar da Liga dos Campeões e mais uma eliminação - desta vez diante dos portugueses do Sporting Lisboa após o empate em casa por 1 a 1 de forma dramática, com o gol da classificação dos lisboetas marcado nos acréscimos e acabando com o sonho holandês de entrar na fase de grupos da competição continental.

Porém as coisas mudariam de vez na história do FC Twente na temporada 2009/10. Sob o comando do treinador inglês Steve McClaren, ex-Middlesbrough e Seleção Inglesa e que falhou ao classificar o English Team para a Eurocopa de 2008, conseguiu erguer pela primeira vez a tão sonhada taça de campeão holandês em 45 anos de existência. Na rodada final do campeonato no último fim de semana os Vermelhos foram até Breda para consolidarem o título e conseguiram com uma vitória por 2 a 0 diante do NAC. O concorrente Ajax bem que tentou ao golear o NEC Nijmegen também fora de casa por 4 a 1, mas foi insuficiente para evitar que o troféu fosse mesmo para Enschede. Os campeões terminaram a competição com 86 ponto, 1 a mais que o tradicional clube de Amsterdã.

Ao longo da história do Twente alguns jogadores se destacaram e entraram para a galeria dos grandes ídolos do clube. Podemos destacar entre eles os holandeses Ronald de Boer, Jan Vennegoor of Hesselink, os irmãos René e Willy van de Kerkhof, Frans Thijssen, Sander Boschker (jogador que mais vezes atuou pelo time), Fred Rutten, Piet Schrijvers e Kees van Ierssel, o suíço Blaise Nkufo (maior artilheiro da história), o costarriquenho Bryan Ruiz, o norueguês Hallvar Thoresen, o escocês Scott Booth, entre outros. Destes, Boschker, Nkufo e Ruiz participaram da conquista histórica deste ano.

Seu estádio é o De Grolsch Veste, que tem capacidade para 24 mil pessoas. Entre 1998, ano de sua inauguração, e 2008 chamava-se Arken Stadion devido a questões de marketing. Até a atual arena ser inaugurada a casa do Twente era o Diekman Stadion, que tinha condições de receber 13500 torcedores.

Na Holanda as surpresas são meio escassas em se falando de futebol. O "trio de ferro" PSV Eidhoven, Ajax e Feyernoord dificilmente deixam escapar o monopólio dos títulos. Entretanto o enfraquecimento técnico dos 3 ultimamente tem contribuído para o surgimento de novas forças nos Países Baixos, como o campeão da temporada passada AZ Alkmaar e o próprio FC Twente. Agora é esperar para saber se a alegria dos Reds foi apenas fogo de palha ou se um quarteto poderoso poderá estar se formando. Enquanto isso, a torcida vermelha de Enschede pode finalmente soltar o grito entalado na garganta há 45 anos de campeão. Até que enfim!

Abaixo, dados e estatísticas do inédito campeão holandês.


FOOTBALL CLUB TWENTE ENSCHEDE

* Fundação: 1965

* Local:
Enschede/HOL

* Apelidos: Tukkers, Reds

* Presidente:
Joop Munsterman

* Treinador: Steve McClaren

* Uniformes:
Camisas, calções e meiões vermelhos (titular); camisas, calções e meiões azuis (reserva)

* Estádio: De Grolsch Veste (24 mil pessoas)

* Títulos (3):
KNVB Cup (1977 e 2001) e Campeonato Holandês (2009/10)

* Jogador que mais vezes vestiu a camisa:
Sander Boschker (532 jogos desde 1989)**

* Maior artilheiro:
Blaise Nkufo (114 gols em 219 jogos desde 2003)**






** Números atualizados até 03/05/2010





Escudo: arquivo pessoal
Fotos: Site oficial do FC Twente Enschede

Nenhum comentário: