segunda-feira, 10 de maio de 2010

PAPUA NOVA GUINÉ TAMBÉM TEM FUTEBOL!


Papua Nova Guiné em festa: Hekari United campeão na Oceania





Como sempre o futebol surpreende com algum fato novo, alguma boa surpresa, daí o fato de ser tão apaixonante. E lá na Oceania surpresa nesse esporte é uma palavra bastante rara, visto que australianos e neozelandeses sempre dominaram o continente. A terra dos cangurus agora joga sob a alçada da AFC (Confederação Asiática de Futebol), sendo assim o caminho ficou aberto para o monopólio da bola por parte dos times da Nova Zelândia. Correto?! Nem tanto. Realmente o país tem tomado as rédeas futebolísticas na região, entretanto tem sofrido alguns percalços em seu caminho, como é o caso que vamos conhecer a partir de agora.

A Liga dos Campeões da Oceania existe desde 1987, porém após sua primeira edição só veio a ser novamente realizada 12 anos depois. Seu primeiro campeão foi o australiano Sidney F.C. Até 2006 era disputada sob o nome de Campeonato de Clubes da Oceania e não tinha peridiocidade regular, que variava entre 1, 2 e 3 anos entre suas realizações. A partir de 2007 passou a ter a atual alcunha e disputa anual, coincidindo com a transferência da Austrália para o futebol asiático. A equipe vencedora tem passaporte garantido para o Mundial de Clubes da FIFA realizado em todo fim de ano. Neste período o domínio foi plenamente australiano com 4 conquistas e apenas uma dos rivais neozelandeses. Sem os Socceroos os clubes da Nova Zelândia passaram naturalmente a ter o predomínio continental, conquistando as 3 primeiras edições do torneio. Porém as coisas mudariam um pouco em 2010.

Mais uma final da OFC Champions League e mais uma vez um time do país da seleção All White participando da decisão. A provável nova vítima era o Hekari United de Papua Nova Guiné, país que ocupa a metade oriental da ilha de Nova Guiné, que fica localizada ao norte da Austrália na região da Melanésia. Sua única fronteira terrestre é com a Indonésia, já que as demais são marítimas. A capital dos papuásios é Port Moresby, que tem cerca de 255 mil habitantes. O país é regido pela Rainha Elisabeth II do Reino Unido, entretanto seu sistema político é o parlamentarismo e possui autonomia em suas decisões. A economia local é basicamente agrícola, o clima é predominantemente tropical e a moeda é o Kina.

Depois deste pequeno histórico voltemos ao futebol. Na finalíssima da nona edição do torneio dos campeões oceânicos o semi-amador Hekari United enfrentou o neozelandês Waitakere United, que já havia sido campeão da Liga em duas outras ocasiões. Para surpresa e delírio das cerca de 15 mil pessoas presentes ao PMRL Stadium, em Port Moresby, os anfitriões fizeram um placar elástico de 3 a 0 na partida de ida da grande final no dia 14 de abril e levaram uma boa vantagem para o confronto derradeiro na casa do oponente em 02 de maio último.

O Waitakere abriu o placar no segundo embate logo aos 3 minutos de jogo com o veterano inglês Niel Emblen, de 39 anos, e logo o medo pairou sobre os papuásios que se deslocaram até o Fred Taylor Park em Auckland, na Nova Zelândia. Contudo o artilheiro Kema Jack, que também seria o goleador máximo da competição com 7 gols, converteu penalidade e empatou a partida aos 35. A partir daí o Hekari se segurou em sua retaguarda e até permitiu o desempate neozelandês aos 39 minutos da etapa complementar, mas que não foi suficiente para tirar o título inédito dos visitantes.

Festa na pequena torcida de Papua Nova Guiné no estádio e por todo o país com o feito histórico do clube. Pela primeira vez na história os papuásios terão uma equipe de futebol em um torneio organizado pela FIFA, seja em qualquer categoria e qualquer sexo. Em dezembro deste ano o time desembarcará nos Emirados Árabes para a disputa do Mundial de Clubes. Com a vaga assegurada na competição no fim do ano um bom dinheiro entrará nos cofres do rubro-negro e segundo um dirigente, em uma entrevista após a decisão contra o Waitakere United, será investido na melhoria das condições de treino.

O Petroleum Resources Kutubu Hekari United Football Club, ou simplesmente PRK Hekari United FC, é o atual campeão da Telikom NSL Cup - a primeira divisão do país - e até 2006 chamava-se PRK Souths United. E a mudança de nome parece ter trazido sorte ao clube de Port Moresby, pois desde então ganhou todos os títulos nacionais. A equipe é basicamente formada por atletas nativos mesclados com alguns vindos das Ilhas Salomão. O estádio, como já citado, é o PMRL Stadium, que tem capacidade para 15 mil espectadores e também é usado pela seleção nacional. O destaque do Hekari é o atacante Kema Jack, autor de 3 dos 4 gols do time nas finais da Liga dos Campeões da OFC.

Infelizmente as informações provenientes do extremo leste do Pacífico ainda são bastante escassas nos dias atuais, mesmo com o advento da tecnologia da informação. Dessa forma os dados e estatísticas do atual campeão da Oceania logo a seguir não contem registros completos como deveria ser (sequer possui uma página na internet), como por exemplo a data de fundação do time.


PETROLEUM RESOURCES KUTUBU HEKARI UNITED FOOTBALL

* Fundação:
????

* Local:
Port Moresby/PNG

* Presidente:
????

* Treinador:
Vonnie Eteaki Kapi-Natto

* Uniformes:
Camisas vermelhas com uma faixa branca horizontal à esquerda e detalhes pretos, calções e meiões vermelhos (titular) - não há informações disponíveis sobre o uniforme reserva

* Títulos (5):
Campeonato de Papua Nova Guiné (2006/07, 2007/08, 2008/09, 2009/10) e Liga dos Campeões da Oceania (2010)

* Principal jogador:
Kema Jack





Escudo: arquivo pessoal
Foto: Site oficial da OFC

Nenhum comentário: