sexta-feira, 4 de junho de 2010

FUTEBOL NA TERRA DE FREDDIE MERCURY

Tanzânia: conhecida por ser a terra do líder do Queen





Em mais uma partida preparatória para a Copa do Mundo, o Brasil enfrentará na próxima segunda, dia 8, uma seleção pouquíssimo expressiva no futebol até do próprio continente. Após jogar contra Zimbábue, outra nação com quase nenhuma tradição futebolística no cenário internacional, agora será a vez dos Canarinhos entrarem em campo contra a Tanzânia. Conhece?! Se não vamos tentar mostrar um pouco sobre o que acontece no mundo da bola por lá.

O futebol tanzaniano é semi-amador desde a fundação de sua federação, a Shirikisho la Mpira wa Miguu Tanzania (que em swahili quer dizer Federação de Futebol da Tanzânia), em 1930. O selecionado nacional só veio se reunir pela primeira vez na história 15 anos mais tarde contra Uganda quando ainda se chamava Tanganyika e até hoje pouca coisa se alterou.

A República Unida da Tanzânia localiza-se no centro-leste do continente africano e faz fronteira com o Quênia, Uganda, Ruanda, Malawi, Burundi, República Democrática do Congo, Zâmbia e Moçambique. Possui uma população de aproximadamente 43,7 milhões de habitantes, cuja capital é Dodoma, sua economia baseia-se na agricultura e no turismo, a moeda local é o Shilling Tanzaniano e as línguas oficiais são o swahili e o inglês. Possui dois estados semi-autônomos: Zanzibar e Tanganyika, que antes eram separados e unificaram-se em 1964 para formar a atual nação. O país é mais conhecido por ser a terra natal do astro do rock Freddie Mercury, líder da banda Queen morto em 1991.

Os Taifa Stars (Estrelas de Taifa) são tão poucos expressivos no futebol que em 65 anos de existência participaram de apenas uma competição internacional - afora torneios eliminatórios. Em 1980 classificaram-se para a sua primeira e única Copa Africana de Nações, mas não passaram da fase inicial. Hoje é apenas a 108ª colocada no ranking da FIFA e o máximo que conseguiu alcançar foi o modesto 89º posto em 2007.

As informações históricas sobre a seleção são escassas até mesmo no site oficial da federação local. Com muita dificuldade descobri o jogador que mais vezes atuou pela equipe, ao contrário do artilheiro que não é citado em lugar algum. Como era de se esperar nenhum atleta tanzaniano tem trajetória digna de nota, já que a estrutura do esporte no país ainda é precária, mas já há investimentos por parte de um grupo de empresários junto com a entidade máxima do futebol no país com a fundação da Academia de Futebol da Tanzânia para os jovens. Como curiosidade seu atual treinador é Márcio Máximo, que já dirigiu as seleções sub-17 e sub-20 do Brasil na década de 90 e o clube escocês Livingston, que o tornou no primeiro técnico brasileiro a comandar um time britânico na história.

Com o amistoso da próxima semana as Estrelas de Taifa esperam receber um pouco mais de atenção e reconhecimento por parte do público mundial, para que finalmente possam revelar seus propensos talentos não só na música, mas também com a bola nos pés.

Abaixo, os dados e estatísticas possíveis da seleção da terra do lendário Freddie Mercury.


SHIRIKISHO LA MPIRA WA MIGUU TANZANIA (FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA TANZÂNIA)


* Fundação: 1930

* Apelido: Taifa Stars

* Presidente: Leodgar Tenga

* Treinador:
Márcio Máximo

* Uniformes: Camisas azuis com detalhes verdes, calções pretos e meiões azuis (titular); Camisas brancas com detalhes azuis, calções pretos e meiões azuis (reservas)

* Primeira partida oficial: Uganda 7 X 0 Tanganyika, em 1945 na cidade de Kampala/UGA

* Maior vitória: Tanzânia 7 X 0 Somália, no dia 1º de dezembro de 1995 em Jinja/UGA

* Maiores derrotas: Uganda 7 X 0 Tanganyika, em 1945 na cidade de Kampala/UGA; Etiópia 7 X 0 Tanzânia, no dia 8 de outubro de 1969 em Adis Abeba/ETI

* Jogador que mais vezes atuou: Salum Swedi (60 vezes de 2006 a 2010)

* Atual capitão: Henry Shindika

* Ranking da FIFA: 108º

* Títulos: nenhum

* Participação em Copas do Mundo: nenhuma



Obs.: Dados atualizados até 04/06/2010. A Tanzânia herdou as estatísticas das antigas seleções de Zanzibar e Tanganyika.



Escudo: arquivo pessoal
Foto 1: Wordpress

Foto 2: Tanserve

Nenhum comentário: