domingo, 22 de agosto de 2010

A VOLTA DAS TANGERINAS

Blackpool F. C. de Sir Stanley Matthews: de volta à elite





Após 39 anos de ausência eis que o tradicional Blackpool F. C. está de volta à primeira divisão do futebol da Inglaterra. Tradicional não pelo fato de ser um grande "papão" de títulos no país, mas por ter sido um dos clubes do maior jogador inglês de todos os tempos: Sir Stanley Matthews, o "Mago dos dribles". Foi com Matthews, inclusive, que os Tangerinas conseguiram seu único título em nível nacional entre os times de todas as divisões - a FA Cup em 1952/53.

O Blackpool Football Club foi fundado na cidade de mesmo nome há longínquos 123 anos, mais precisamente em 26 de julho de 1887 por um grupo de dissidentes do St. Jonh's F. C., um time amador da região. Logo no primeiro ano de existência conseguiu dois vice-campeonatos em torneios regionais: a extinta Fylde Cup e a Lancashire Cup Junior.

Em 1888 os Seasiders, em conjunto com outras equipes locais, fundaram a Lancashire League, a liga da região onde está situada a cidade de Blackpool. Mas nem só nos gramados o clube atraía a atenção da população - seu antigo estádio, o Raikes Hall Gardens, não só era palco das partidas de futebol, mas também de um complexo social para entretenimento do público que continha, entre outras atrações, um teatro e um lago com barcos para passeios.

Depois de alguns anos no amadorismo, a então direção do time decidiu pela profissionalização para ingressar em 1896 na Football League, pré-requisito necessário para participar das competições inglesas acima do nível das Conferências. Estreou na temporada 1986/97 com uma derrota diante do Lincoln City por 3 a 1 pela Second Division (à época a segunda divisão inglesa). Mas na competição de 1898/99 o Blackpool fez uma péssima campanha e amargou a antepenúltima colocação, o que fez com que retornasse às ligas amadoras regionais. Em 1900, entretanto, conseguiu o retorno.

No início do século passado os Tangerinas deixaram o Raikes Hall Gardens para se instalarem no Gamble's Field na zona sul da cidade. Até os anos 20 as suas participações na segunda divisão foram discretas onde em poucas oportunidades conseguiu terminar entre os 10 melhores. Porém em 1927 surgiu no clube o primeiro grande ídolo da torcida local: o atacante Jimmy Hampson, o maior artilheiro de sua história. Foi com os constantes gols de Hampson que o Blackpool faturou seu primeiro título na Football League: a Second Division da temporada 1929/30. O prolífico artilheiro na oportunidade marcou incríveis 46 gols em jogos do campeonato e da FA Cup. Pela primeira vez em sua história a equipe de Lancashire disputaria a divisão de elite da Inglaterra. Contudo a experiência na Division One só durou três anos e na temporada 1932/33 foi rebaixada.

Em 1935, entretanto, veio uma das principais contratações da história do Blackpool ao lado de Hampson na década anterior e de Stanley Matthews na seguinte: o treinador Joe Smith, que permaneceu no comando por expressivos 23 anos e conseguiu o maior título da história da equipe. Em sua primeira temporada não conseguiu levar seus comandados além do décimo posto na segunda divisão, mas na posterior começou a render frutos com seu trabalho ao terminar o torneio com o vice-campeonato atrás do Leicester City e, consequentemente, voltar à primeira divisão nacional.

No pós-II Guerra Mundial Smith começou a armar uma grande equipe com as chegadas do goleiro George Farm, dos defensores Tommy Garrett e  Hugh Kelly, do meia sul africano William Perry, dos atacantes Stan Mortensen e Jackie Mudie e do maior de todos eles - o ponteiro Stanley Matthews, que já gozava de grande prestígio internacional e de grande admiração no futebol inglês. Este grupo foi a base para os anos dourados dos Seasiders nos anos 50.

Mortensen, como curiosidade, é dono de vários feitos no futebol britânico: é o único jogador da história a marcar um hat-trick (três gols) em uma final de FA Cup (1952/53) em Wembley, foi o primeiro a marcar um gol pela seleção de seu país em jogos eliminatórios para uma Copa do Mundo (1950) e por nove anos seguidos foi o artilheiro máximo de seu clube (justamente o Blackpool) em todas as competições que disputou (1946 a 1954).

Voltando aos Tangerinas, com Smith no comando técnico a equipe começou a finalmente aparecer no cenário futebolístico inglês. Em três oportunidades (1948, 1951 e 1953) chegou à final da FA Cup. Nas duas primeiras perdeu o título para Manchester United e Newcastle respectivamente. Mas a terceira chance não foi desperdiçada e o Blackpool finalmente levantava seu primeiro troféu em âmbito nacional ao derrotar o Bolton Wanderers no lendário estádio de Wembley, em Londres. Com um show da dupla Stanley Matthews e Stan Mortensen, que anotou os já citados 3 gols, a equipe do noroeste da Inglaterra fez 4 a 3 no adversário - William Perry fez o quarto - e ficava com o título, naquela decisão que ficou conhecida como a "Final de Matthews" dada a genialidade com que o ex-ponta conduziu seu grupo ao triunfo.

Ainda com o forte grupo liderado pelo já "quarentão" Matthews e com Joe Smith na direção técnica, mas sem o centroavante Mortensen, o Blackpool conseguiu sua melhor posição na primeira divisão inglesa de sua história na temporada 1955/56 com o vice-campeonato - o campeão foi o Manchester United com uma diferença de 11 pontos. 

Em 1958 Smith deixou o comando do clube e os anos dourados começaram a ruir a partir de então. Nos anos seguintes resultados discretos fizeram parte da trajetória dos Tangerinas até sua relegação à divisão inferior na temporada 1966/67. No começo dos anos 60 um dos poucos bons momentos do clube foi ter revelado o meia Alan Ball, um dos ídolos históricos do time que viria a se tornar campeão do mundo com a seleção inglesa em 1966.

A década de 70 foi bastante conturbada no clube de Lancashire. Após cair e retornar à divisão de elite chegou a ser rebaixado para a terceira divisão pela primeira vez em 90 anos de história. Em 1971 participou pela última vez da elite inglesa e antes de ser consumado seu rebaixamento à Division Two levantou o troféu da Copa Anglo-Italiana ao derrotar o Bologna por 2 a 1. O fundo do poço ocorreu na temporada 1979/80 com a queda para a quarta divisão.

Os anos 80 também foram tumultuados para os Tangerinas não só dentro de campo, mas nos bastidores com crises administrativas e financeiras. Nesta época o Bloomfield Road, antigo Gamble's Field completamente reformado (com capacidade para 12550 pessoas), chegou a ser posto à venda para saldamento de dívidas, mas a ação foi vetada pelos conselheiros do clube. E assim foi até o fim do século 20 com crises internas e idas e vindas entre as divisões inferiores do futebol inglês. 

No século seguinte deu-se início a uma "ressureição" do Blackpool, mesmo que de forma lenta. A conquista de dois títulos da Johnstone's Paint Trophy, uma copa que reúne clubes das terceira e quarta divisões, nas temporadas 2001/02 e 2003/04 deu um novo alento à direção e à torcida Tangerina. Em 2007 retornou à segunda divisão, à época chamada de The Championship, e nos 2 anos seguintes apenas conseguia escapar do rebaixamento nas últimas rodadas.

Porém a última temporada foi magnífica para os Seasiders. Sob a administração do novo presidente Valeri Belokon, do treinador Ian Holloway e apontados ainda como sérios candidatos a caírem para a League One (terceira divisão) foram aos poucos surpreendendo e conseguiram chegar ao 6º lugar no torneio e dessa forma alcançando a última vaga para os play-offs de acesso à Premier League. Na fase "mata-mata" enfrentaram o tradicional Nottingham Forest e avançaram com 2 vitórias para as finais diante do galês Cardiff City em Wembley, o mesmo estádio em que exatos 57 anos atrás conquistavam seu maior título em sua história. E a história parece ter influenciado os jogadores, já que a equipe de Lancashire venceu os galeses por 3 a 2 retornando à elite após 39 anos de ausência para festa total dos torcedores em Blackpool com direito a desfile em carro aberto pelas ruas da cidade.

Os ídolos do Blackpool são muitos e dentre eles destacamos o maior de todos Stanley Matthews, que deixou a equipe em 1961 com incríveis 45 anos e atuando ainda em bom nível, o atacante Jimmy Hampson, maior goleador com 248 gols, o lateral-direito Jimmy Armfield, que é o jogador que mais vezes atuou pelo time com 569 partidas jogadas, o meia Alan Ball campeão do mundo pela seleção inglesa em 1966 como jogador do clube, e o treinador Joe Smith, que levou o clube aos seus maiores momentos de glória nos anos 50.

Na atual temporada o caçula da Premier League começou novamente surpreendendo ao golear fora de casa em sua reestréia na competição o Wigan por 4 a 0, o que empolgou bastante a já extasiada torcida e seus dirigentes. Porém, na rodada posterior, foi atropelado pelo poderoso Arsenal em Londres por impiedosos 6 a 0, mas nada que tenha abalado a imensa alegria dos torcedores por verem sua equipe do coração novamente atuando no mais alto nível do futebol da terra da rainha, relembrando os grandes tempos do maior jogador da história do futebol inglês Stanley Matthews.

Abaixo, dados e estatísticas do time do "Mago do drible" que está de volta à elite futebolística nacional.


BLACKPOLL FOOTBALL CLUB


* Fundação:  26 de julho de 1887 em Blackpool

* Apelidos: Seasiders (litorâneos) e Tangerinas

* Presidente: Valeri Belokon

* Estádio: Bloomfield Road (12550 pessoas)

* Treinador: Ian Holloway

* Títulos (5): Second Division (1929/30), FA Cup (1952/53), Copa Anglo-italiana (1971) e Johnstone's Paint Trophy (2001/02 e 2003/04)

* Maior artilheiro: Jimmy Hampson (248 gols em 361 jogos)

* Jogador que mais vezes atuou: Jimmy Armfield (569 jogos)

* Jogadores de destaque: Jimmy Hampson, Jimmy Armfield, Stanley Matthews, Stan Mortensen, William Perry, Alan Ball, Peter Doherty, Jackie Murdie e Harry Johnston



Escudo: arquivo pessoal
Foto 2: Daily Mail

Nenhum comentário: