segunda-feira, 29 de novembro de 2010

RESPOSTA AO LEITOR

Troféu da Copa e da Liga dos Campeões da Europa




Recebi com muito prazer o comentário do leitor João Moreira, que não citou o lugar em que reside, mas que pela escrita creio ser de Portugal. Segue o texto na íntegra.


Carlos,

Tenho lido os "posts" colocados e sugiro a correcção do título, pois não se tratava de "Liga" mas de "Taça". Justificando: a Taça dos Clubes Campeões Europeus, como se designava, era formada pelos vencedores dos campeonatos dos países europeus incritos na UEFA. Os desafios eram jogados a duas mãos a eliminar (daí a designação de Taça).

A designação de "Liga" (actual nome) possui um figurino diferente, com um pré-fase de apuramento, posteriormente, uma fase de grupos e, finalmente, um fase a eliminar em duas mãos. Deste modo, houve uma alteração no número de participantes, no sistema da competição, no número de desafios, o que leva uma maior duração da prova.

Se bem que se trate da "continuidade" da prova, há que diferenciar o número de edições da Taça dos Campeões e o número de Liga dos Campeões.

João Moreira



Vamos à explicação.

A Copa dos Campeões da Europa, conforme já citado, teve sua primeira edição em 1955 com o Real Madrid levando a taça. Durante 37 anos ela foi realizada com esse nome e com formato de "mata-mata" até se chegar à decisão. Em 1992 o nome da competição mudou para o atual Liga dos Campeões da Europa, assim como a sua fórmula de disputa, que passou a contar com uma fase preliminar também em "mata-mata" para os classificados dos campeonatos nacionais de menor nível técnico (definido por um coeficiente pela UEFA) e a fase de grupos com 32 clubes.

Caro João, o que eu quis relatar aqui no blog na série de posts com o balanço geral da competição é o mesmo expediente que a própria entidade máxima do futebol europeu utiliza, já que ela unificou e fez herdar toda a história dos dois torneios continentais para os clubes que porventura tenham sido campeões de 1991 para trás. Os dois campeonatos - concordo - são diferentes pela fórmula de disputa e pelos critérios técnicos. Entretanto são os mesmos em sua essência, que é definir o campeão europeu de futebol do ano e representar o continente no Campeonato Mundial de Clubes (antigo Mundial Interclubes). Ou seja, como a Copa dos Campeões e a Liga dos Campeões são reconhecidas pela UEFA como o "mesmo torneio" usei deste artificio para fazer o balanço geral. Não à toa o Real Madrid tem 9 títulos europeus - 6 deles no formato antigo, além de se manter o nome anterior da competição no troféu para o vencedor, conforme a foto mostra.

É como o Torneio Roberto Gomes Pedrosa aqui no Brasil, que antecedeu o hoje Campeonato Brasileiro. A essência da disputa é a mesma - definir o melhor time do país. Contudo a CBF não reconhece oficialmente a conquista do "Robertão" como um título nacional para as estatísticas na história dos times.

Quanto à sugestão de mudança do título das postagens, por tudo o que foi explicado, creio não ser necessário. Vamos chegar à fase em que a Copa passou a ser Liga nas próximas publicações, pois com a unificação dos títulos o nome "Liga dos Campeões" é uma marca mundialmente conhecida, que está em voga no momento, e que quem acompanha o futebol de perto vai imediatamente ligar o torneio atual ao antigo.

Mesmo assim quero agradecer sua valiosa colaboração, João Moreira! Sempre que quiser criticar, corrigir e sugerir fique à vontade! E digo o mesmo para todos os outros que me acompanham! Cliquem no link "chute" ou enviem um e-mail para o blog que eu terei o maior prazer em respondê-los.



Nenhum comentário: