quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O ADEUS AO HOMEM QUE VENCEU O FUTEBOL ARTE

Enzo Bearzot: despachou a genial Seleção Brasileira de 1982 para casa 





Os festejos de fim de ano ficaram mais tristes no mundo futebolístico. No último dia 21 na cidade de Milão faleceu o ex-treinador italiano Enzo Bearzot enquanto dormia em sua residência.

Para quem não se lembra, Bearzot foi o "carrasco" brasileiro na Copa de 1982, quando comandava a Itália na vitória por 3 a 2 sobre o Brasil de Júnior, Zico, Falcão, Cerezo e companhia pela segunda fase, que acabou desclassificado da competição. A partir dali os italianos rumaram para a conquista do tricampeonato.

Vincenzo "Enzo" Bearzot nasceu em Aiello del Friuli, cidade localizada na província de Udine no nordeste da Itália, em 26 de setembro de 1927 e destacou na carreira desportiva muito mais como treinador que como jogador. Aos 19 anos o então zagueiro assinou seu primeiro contrato com o Pro Gorizia e por lá permaneceu por 2 temporadas. Com atuações convincentes transferiu-se para a poderosa Internazionale de Milão, mas pouco jogou nos 3 anos em que atuou nos Nerazzurri. Por se tratar de um atleta de qualidade apenas mediana foi cedido ao Catania em 1951 onde teve mais chances de jogar com regularidade. Com os sicilianos ficou até 1954 até ser contratado pelo Torino. Em Turim foram mais 10 temporadas seguidas, exceto por uma rápida passagem de volta na Internazionale entre 1956 e 1957, até pendurar suas chuteiras em 1964 aos 37 anos. Em 18 anos de futebol jamais levantou um troféu.

Foi atuando pelos Granatas que Bearzot vestiu pela primeira e única vez a camisa da seleção italiana em 1955, na derrota para a Hungria por 2 a 0 pela extinta Copa Internacional da Europa Central.

Depois da aposentadoria Enzo Bearzot enveredou-se pela carreira de treinador e assumiu como assistente técnico do próprio Torino, onde trabalhou ao lado de Nereo Rocco e de Giovan Fabbri. Em 1968 recebeu convite para ser treinador do modesto Prato da Serie C do Campeonato Italiano.

Apesar de não ter conquistado nenhum título com o clube da Toscana foi contratado pela Federação Italiana para treinar a seleção nacional sub-23 no ano seguinte. Em 1974, no Mundial da Alemanha, foi o auxiliar de Ferruccio Valcareggi, e logo após o torneio continuou no cargo com a equipe agora comandada por Fulvio Bernardini. Finalmente em 1977, sem ter passado por nenhum clube de peso em sua carreira como treinador, Bearzot foi anunciado como novo comandante técnico da poderosa Squadra Azzurra.

Em 1978 deu os primeiros sinais de que daria uma grande contribuição ao futebol italiano com o quarto lugar na Copa do Mundo da Argentina, posição que foi muito elogiada pelo público, pela imprensa e pela própria federação de seu país. O feito se repetiria 2 anos mais tarde na Eurocopa disputada em casa.

Mas foi em 1982 que Enzo Bearzot conseguiu seu primeiro e único, mas importantíssimo troféu da carreira como desportista. No Mundial da Espanha começou com uma equipe claudicante na primeira fase, em que classificou-se para a segunda fase apenas no número de gols marcados após três empates contra Polônia, Camarões e Peru. A partir de então o técnico italiano adotou a "lei da mordaça" na plantel e declarações à imprensa ficaram proibidas até segunda ordem.

Na segunda fase entrou no Grupo C ao lado dos não menos poderosos Brasil e Argentina. Os brasileiros até então vinham encantando a todos com seu futebol arte pelos pés de Zico e Cia. Ltda. E logo foram tratados como os grandes favoritos para a conquista da Copa. Com jogo mais viril e marcador, a Itália de Bearzot aos poucos foi achando seu espaço e consolidando seu estilo sob o comando do artilheiro Paolo Rossi. Venceu a Argentina de Maradona por 2 a 1 e enfrentaria o Brasil, que da mesma forma derrotara os argentinos por 3 a 1, na partida decisiva da chave. Um simples empate garantiria os brasileiros nas semifinais. Ou seja,  seleção Canarinho tinha tudo para passar adiante. Mas não foi bem assim...

Numa tarde endiabrada de Paolo Rossi, que marcou 3 gols, a Itália carimbava seu passaporte para a semifinal com uma vitória de 3 a 2 sobre a seleção de Telê Santana. O resultado no estádio Sarriá, em Barcelona, não só surpreendia o mundo com a vitória da pragmaticidade sobre a habilidade como também mostrava a força da camisa azul italiana.

Depois do histórico resultado contra os brasileiros, Enzo Bearzot e seus comandados tinham pela frente a boa Polônia de Lato, Zmuda e Boniek. O matador Rossi novamente deixava sua marca com os 2 gols do triunfo por 2 a 0. A Itália estava na grande final após 12 anos para enfrentar a Alemanha Ocidental.

Em 11 de julho de 1982, no estádio Santiago Bernabéu em Madri, finalmente Bearzot levantava um troféu de campeão após bater os alemães por 3 a 1 com gols de Paolo Rossi, Tardelli e Altobelli, com Breitner fazendo o de honra para o adversário. Mesmo com um futebol pouco vistoso, mas muito tático, de força e de resultados, a Itália voltava a sentir o gosto de um título mundial em sua história quando o capitão Dino Zoff ergueu a Taça Copa do Mundo depois de 44 anos de jejum. E o planeta passou a conhecer o fantástico trabalho de Vincenzo Bearzot.

Mesmo como campeão do mundo, Bearzot surpreendentemente não conseguiu qualificar seu país para a Eurocopa de 1984. E em 1986 não teve forças para defender o título mundial no México após a derrota para os eternos rivais franceses nas oitavas de final. A imprensa esportiva deu como motivo para a pífia participação italiana em solo mexicano à convocação de alguns jogadores na fase descendente da carreira e sem a mesma forma de 4 anos antes na campanha exitosa da Espanha como Altobelli, Tardelli, Rossi e outros. Com o recente fracasso Bearzot deixou a Azzurra após 9 anos e afastou-se do futebol.

Após 16 anos longe dos gramados, Enzo Bearzot foi convidado para assumir o cargo de diretor técnico da Federação Italiana de Futebol. Em 2005 deixou a função e 5 anos depois deixava o futebol mundial, sobretudo o italiano mais triste com sua morte aos 83 anos de idade.

O treinador Marcelo Lippi, campeão do mundo com a mesma Itália em 2006, declarou ter se inspirado em Bearzot após uma derrota na estréia do torneio e conseguir o triunfo diante dos franceses na grande final. Tamanha era a importância do homem que conseguiu derrotar o futebol arte em 1982.

Abaixo, dados e estatística do campeão mundial com um futebol de resultados.


* Nome: Vincenzo Bearzot

* Nascimento: 26 de setembro de 1927 em Aiello del Friuli/ITA

* Posição: zagueiro

* Clubes como jogador (4): Pro Gorizia (1946 a 1948), Internazionale (1948 a 1951 e 1956 a 1957), Catania (1951 a 1954) e Torino (1954 a 1956 e 1957 a 1964)

* Seleção italiana: uma partida em 1955

* Títulos como jogador: nenhum

* Clube/seleção como treinador (1): Prato (1968 a 1969), Seleção Italiana sub-23 (1969 a 1975) e Seleção Italiana (1977 a 1986)

* Título como treinador (1): Copa do Mundo (1982) 




Foto 1: The Guardian
Foto 2: Spindle

Nenhum comentário: