segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MANCHETE ROTINEIRA NO BRASIL: FUTEBOL UCRANIANO

 
 
Futebol ucraniano de William (1) e Cleiton Xavier (2): notícia corriqueira no Brasil




Quando comecei a acompanhar mais de perto o futebol, lá pelos idos do início da década de 80, jogador brasileiro saindo do país tinha como destino quase certo a Itália. Foi isso o que fizeram os ídolo da minha geração: Zico, Júnior, Falcão, Edinho, Cerezo, Sócrates, Careca e etc. Às vezes um time espanhol, português ou francês se intrometia, mas a "Bota" era a preferência nacional.

Depois de alguns anos começaram a surgir outras alternativas como a Alemanha, o Japão, o México e o Oriente Médio. Mas na atualidade quem anda chamando a atenção nos noticiários futebolísticos é um país do leste europeu que até bem pouco tempo não fazia parte do cenário esportivo mundial e tampouco estava listado no mapa-mundi.

O que William (ex-meia do Corinthians), Jádson, Fernandinho (ex-meias do Atlético/PR), Marcelo Moreno, Guilherme (ex-atacantes do Cruzeiro), André (ex-atacante do Santos), Cleiton Xavier, Corrêa (ex-meias do Palmeiras), Diogo Rincón (ex-atacante do Internacional), Brandão (ex-atacante do Coritiba), entre tantos outros têm em comum? Com certeza o mesmo que recém negociado meiocampista Giuliano, do Inter de Porto Alegre: o destino - a Ucrânia.

Mas será que na Ucrânia se joga um futebol tão fino assim? Já revelou tantos talentos para o futebol? É um campeonato tão visto ao redor do mundo? Certamente não. O que envolve esses atletas são as cifras envolvidas e a possibilidade de fazer definitivamente suas independências financeiras, já que muitos proprietários de clubes ou patrocinadores são milionários - ou até bilionários -  do setor metalúrgico, petrolífero, de mineração, entre outros, que adoram gastar partes de suas fortunas com a bola.

A próxima Eurocopa, inclusive, será realizada lá em conjunto com a vizinha Polônia. A final do torneio, marcada para o dia 01 de julho de 2012, ocorrerá no estádio NSK Olimpiyskyi da capital Kiev.

Você mesmo, caro leitor, conhece o futebol ucraniano? Se não vamos aproveitar o momento  movimentado que vive o futebol na ex-república soviética para conhecê-lo um pouco mais.

A Ucrânia, como já dito, é uma ex-república soviética situada na Europa Oriental e que faz fronteira com a Rússia, a Bielorrússia, a Polônia, a Romênia, a Moldávia, a Hungria e a Eslováquia. Possui uma área de pouco mais de 603.600 km², uma população de aproximadamente 46 milhões de habitantes e sua capital é Kiev. O atual território ucraniano foi desde o século IX o principal reduto da civilização eslava oriental que veio a fundar o Principado de Kiev, antecessor da Rússia, da própria Ucrânia e da Bielorrússia. Com o passar dos séculos a região foi dividida entre os territórios mais prósperos. Após um período de independência (1917 a 1921) depois da Revolução Russa, a Ucrânia incorporou-se em 1922 como uma das Repúblicas Soviéticas fundadoras da União Soviética. A Ucrânia garantiu sua independência com a queda da URSS em 1991 e tornou-se um Estado soberano. A base da economia ucraniana é a metalurgia, a indústria de aparelhos eletrônicos e de armamentos e sua moeda é a Hryvnia. E seu clima é predominantemente temperado continental, com temperaturas que podem variar em média por ano de 11°C a -13°C, podendo ocasionalmente ser mais alta ou baixa.

Depois desta pequena explicação histórica e geográfica da Ucrânia, voltemos ao futebol. No gélido país europeu o esporte existe acompanhando a antiga União Soviética, na qual fazia parte, desde o início do século passado. Oficialmente o futebol ucraniano surgiu em 1992 com o advento do colapso soviético. Após a independência os clubes e a Federação de Futebol da Ucrânia (FFU) se organizaram para criar o sistema de futebol do país.

Apesar da pouca tradição no futebol, a Ucrânia revelou nos anos 90 um dos maiores artilheiros das últimas décadas: Andriy Schevchenko, cria do Dinamo de Kiev e com passagem brilhante  de 8 anos pelo Milan da Itália. Não à toa é considerado o maior jogador da história do país.

A pirâmide futebolística ucraniana consiste em 4 níveis: a Vyshcha Liha (1ª divisão), a Persha Liha (2ª divisão), a Druha Liha (3ª divisão) e o nível amador. Além disso se disputa ainda a Copa da Ucrânia, que tem fórmula idêntica à FA Cup inglesa de "mata-mata" entre clubes amadores até a entrada dos times profissionais; a Umbro League Cup, que envolve também diversas equipes predominantemente dos níveis amadores locais similar à Copa da Liga britânica; e a Super Copa, que é a disputa entre o atual campeão nacional e o da Copa. As mulheres também têm espaço no futebol e possuem seus torneios bem definidos.

Dinamo de Kiev e Shakhtar Donetsk dividem as atenções e as disputas e hoje é a maior rivalidade no país. O clube da capital ainda mantem grande vantagem de conquistas com 13 títulos ucranianos, enquanto o time de William está com 5.

Já a seleção tem curta história assim como o futebol no país oficialmente falando. São apenas 18 anos de existência e apenas uma Copa do Mundo disputada em 2006. Em 2012 vai participar de sua primeira Eurocopa por ser um dos países-sede. Até o presente momento não possui nenhum título conquistado. Seu maior artilheiro é Andryi Schevchenko com 45 gols desde 1995 e Anatoliy Tymoshchuk, volante do Bayern de Munique, é o jogador que mais vezes foi convocado - 101 vezes (ambos com números até 24/01/2011).

Abaixo, dados e estatísticas de cada torneio disputado na Ucrânia**.


Vyshcha Liha (1ª divisão)

* Início:  1992

* Número de clubes: 16

* Fórmula de disputa: pontos corridos em turno e returno

* Maior vencedor: Dinamo de Kiev (15 títulos)

* Maior artilheiro: Serhiy Rebrov (123 gols)


Persha Liha (2ª divisão)


* Início:  1992

* Número de clubes: 18

* Fórmula de disputa: pontos corridos em turno e returno

* Maior vencedor: Dinamo de Kiev 2 (3 títulos)


Druha Liha (3ª divisão)


* Início:  1992

* Número de clubes: 24

* Fórmula de disputa: dois grupos (A e B) de 12 times por pontos corridos em turno e returno

* Maiores vencedores Desna Chernihiv, Obolon Kyiv, Spartak Sumy, Dnipro Cherkasy e Bukovyna Chernivtsi (2 títulos)


Copa da Ucrânia


* Início:  1992

* Número de clubes: 32 (as fases anteriores que envolvem equipes amadoras são consideradas preliminares e não são contabilizadas pela FFU)

* Fórmula de disputa: mata-mata

* Maior vencedor Dinamo de Kiev (9 títulos)

* Maior artilheiro: Andriy Vorobei (24 gols)


Umbro League Cup


* Início: 2009/2010 (1ª edição)

* Número de clubes: 24

* Fórmula de disputa: oito grupos com três times em pontos corridos, os dois melhores classificados avançam às oitavas-de-final em formato de mata-mata

* Atual vencedor: Nyva Vinnytsia


Super Copa da Ucrânia

* Início: 2004

* Número de clubes: 2

* Fórmula de disputa: confronto único entre o campeão da 1ª divisão e o campeão da Copa

* Maior vencedor: Dinamo de Kiev (4 títulos)

* Maior artilheiro: Oleksandr Gladkiy (3 gols) 


** Números até 24/01/2011



Imagem: arquivo pessoal
Foto 1: Zimbio
Foto 2: UOL Esportes

Nenhum comentário: