segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

E O ÓSCAR VAI PARA...

O futebol também faz sucesso nas telonas




Já que estamos em época de Óscar em Hollywood, em que muitas pessoas ficam vidradas em frente à TV para saber o resultado do melhor (?) filme do ano, nada mais a calhar que falar de cinema. Pra falar bem a verdade eu não sou daqueles que apreciam muito a telona. Prefiro mesmo um bom livro. Mas isso não quer dizer que sou totalmente alheio ao cinema, não me furto em acompanhar algumas produções quando o título, a sinopse e o trailer me chamam a atenção. Ainda mais quando o assunto é futebol.

Não só filmes épicos, de mocinha e bandido, de drama, comédia, terror, faroeste, entre outros que fazem parte da lista de produções cinematográficas pelo mundo a fora. A bola também tem seu espaço nos salões de cinema e muitos destes longa metragens são muito bem feitos e têm histórias muito interessantes - alguns até com histórias verídicas como veremos adiante. Por isso resolvi listar os 10 melhores filmes/documentários que tratam  especificamente de futebol. Não assisti a todos, obviamente, por isso não vou colocá-los em ordem da minha preferência, mas em ordem alfabética para não ser injusto. Cada um com sua  respectiva sinopse. E os que eu vi e recomendo estão marcados com asteriscos (**). Os que eu não acompanhei ainda e listei aqui tomei como base o sucesso de crítica em pesquisas a páginas especializadas no assunto.




I - A Copa (Fine Line Features 1999): dois jovens monges budistas do Butão que adoram futebol fazem de tudo para driblar a vigilância de seu mestre a acompanhar os jogos da Copa do Mundo de 1998. um filme simples e bonito, colocando humanidade na nossa visão desses religiosos.



II - À procura de Eric** (Califórnia Filmes 2009): em Manchester um carteiro com pouca auto-estima começa a ter visões com seu ídolo, o ex-atacante francês Eric Cantona, eterna estrela do Manchester United, que lhe dá bons conselhos baseados no futebol.



III - Boleiros (SP Filmes 1998): em um bar de São Paulo um grupo de ex-jogadores de futebol se reúne, quase todas as tardes, para falar dos casos acontecidos dos tempos em que eram atletas. As lembranças viram contos que vão dos hilários aos comoventes.


 
IV - Driblando o destino (Fox Searchlight Pictures 2002): uma garota de família indiana que mora nem Londres sonha jogar futebol como seu ídolo David Beckham, mas seus pais não aceitam e querem que ela siga os costumes tradicionais. Quando a moça é convidada a jogar num time local decide enfrentar a família.



V - Duelo de campeões - The game of their lives** (Focus Filmes 2005): mostra a verdadeira história da equipe norte-americana de futebol, desde a seletiva de jogadores para o mundial até o jogo histórico, que, contrariando todas as probabilidades, venceu a Inglaterra por 1 a 0 na cidade de Belo Horizonte pela Copa do Mundo de 1950. A história fala das tradições familiares e as paixões dos jogadores que compuseram este grupo.



VI - Fuga para a vitória** (Paramount Pictures 1982): em um campo alemão de prisioneiros um oficial, que já tinha jogado na seleção da Alemanha, decide promover um jogo dos nazistas contra os prisioneiros (entre eles Pelé, Bobby Moore, Sylvester Stallone, Osvaldo Ardilles e Michael Caine), que vão se aproveitar da partida para organizar sua fuga.



VII - Gol!** (Walt Disney Pictures 2005): um jovem de origem hispânica tem um grande talento para o futebol, mas morando em Los Angeles não tem muitas oportunidades, até após alguns torneios amadores surgir um convite para treinar no Newcastle United da primeira divisão inglesa e seu sonho começar a se realizar.



VIII - Linha de passe (Vídeofilmes 2008): uma empregada doméstica cuida de seus 4 filhos e está grávida do quinto. Um deles sonha em ser jogador de futebol por um grande time, mas já está passando da idade das peneiras. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.



IX - O Milagre de Berna** (Europa Filmes 2003): O filme é centrado num garoto apaixonado por futebol e amigo de um jogador da seleção alemã, que vê seu pai voltar traumatizado da União Soviética, onde ainda era um prisioneiro de guerra. O filme ainda retrata dentre os fatos históricos dos alemães a final da Copa do Mundo da Suíça, quando a Alemanha inacreditavelmente venceu a poderosa Hungria de Puskás na cidade título do longa metragem.



X - Pelé Eterno** (UIP Brasil 2004): Uma narrativa cronológica em que Pelé, o maior jogador da história do futebol, fala sobre suas conquistas e os jogos mais importantes de sua carreira, ilustrados pelos principais gols de cada um deles. Além dos gols são exibidos dribles de rara técnica com ambos os pés e lances famosos que não resultaram em gol. Ainda na produção pode-se acompanhar entrevistas de outros jogadores e de familiares.


Dentre estes que eu vi o Óscar com certeza vai para The game of their lives, que conta a história de uma das maiores zebras da história do futebol - Estados Unidos 1 a 0 na Inglaterra na Copa de 1950.

Vários outros longas que têm o futebol como um dos assuntos também podem ser vistos, como "A aposta", que fala da disputa em uma partida de futebol de dois pubs irlandeses  rivais; "The Arsenal Stadium Mistery", que trata de um mistério que envolve uma morte em campo durante uma partida entre Arsenal e o fictício Trojans no famoso estádio Highbury;  "Febre de bola", longa inspirado no livro de Nick Hornby que conta a história de um homem completamente apaixonado por seu time, o Arsenal, e que se divide nesse sentimento com uma mulher; Histórias de Futebol, que mostra três histórias demonstram a paixão dos chilenos pelo futebol; entre muitos outros. Se fosse listar todos o post ficaria imenso.

Em breve citarei também livros interessantes sobre o esporte.




Imagem: Daily Galaxy 

Nenhum comentário: