domingo, 3 de abril de 2011

O PRIMEIRO GOL DE GOLEIRO

 Charlie Williams (destacado na foto 1 de 1899): primeiro gol de goleiro da história




Ainda continuando com o assunto goleiros artilheiros, finalmente consegui encontrar dados suficientes para falar sobre o primeiro gol da história do futebol feito por um jogador da posição. Foi um trabalho cansativo, principalmente para confirmar informações e buscar imagens do autor do feito, já que se trata de um fato que remonta ainda ao século 19! Mas consegui e estou aqui para compartilhar com vocês mais uma história bacana.

As conversas da semana do mundo futebolístico no Brasil foi o gol 100 de Rogério Ceni, mas nada se comentou sobre o pioneiro nesse lance na história. Quem terá sido o "inspirador" de tantos goleiros ao longo dos anos, cuja função deixou de ser apenas evitar fazer gols como também por fazê-los? Na postagem anterior selecionei os 27 maiores goleadores de todos os tempos da posição.

Porém o que certamente quase ninguém tem conhecimento é que o primeiro gol de goleiro da história se deu há mais de 100 anos e foi feito por um inglês que vamos conhecer agora.

Muito se pensa que os arqueiros só começaram a fazer gols bem recentemente, mas um bom número deles já fazia o seus há 111 anos. Tanto que o primeiro deles foi marcado por um inglês na partida do seu time, o Manchester City, diante do Sunderland no longínquo dia 14 de abril de 1900 pelo Campeonato Inglês. Charles Albert Williams - ou simplesmente Charlie Williams - foi o autor desta façanha histórica. Aliás, entrar para os registros do futebol foi sua especialidade - foram 3 feitos notáveis. Curiosamente teve duas passagens pelo futebol brasileiro nos anos 10 e 20 como veremos adiante.

Williams nasceu no dia 19 de novembro de 1873 em Welling, situada no condado de Kent no sudeste da Inglaterra. Pouco se tem registro em relação a números de sua carreira, mas o arqueiro começou sua carreira em 1891 no Arsenal. Atuou poucas vezes no time titular dos Gunners até a temporada 1893/94, quando assumiu a meta do time londrino. Este, inclusive, foi o último ano do jogador no clube após a contratação de Harry Storer.

Em 1894 Charlie Williams foi contratado pelo Manchester City, onde algum tempo depois entraria para a história da equipe e do futebol como um todo. Chegou como titular e logo se tornou um dos jogadores preferidos da torcida e da direção por suas boas atuações. Entrou para a história dos Citizens por fazer parte do primeiro título do time desde sua fundação na temporada 1898/99 (foto do time campeão acima), a segunda divisão inglesa.

Um ano depois entrou para os registros históricos do futebol ao marcar o primeiro gol de goleiro que se tem registro oficial. Foi até "meio sem querer" se assim pode-se dizer. Na partida diante do Sunderland, no já citado dia 14 de abril de 1900,  Williams deu um chutão pra frente a fim de afastar a bola do ataque do adversário. O que aconteceu é que o chute foi tão forte que pegou o arqueiro do lado oposto desprevenido e a bola acabou no fundo da rede.

Depois de 8 temporadas com o City, dois títulos e mais de 200 partidas, Charlie Williams seguiu para o Tottenham Hotspur onde atuou por mais 3 temporadas e levantou apenas um troféu de menor expressão, a Western League na edição 1903/04, torneio que envolvia equipes do oeste inglês.

Apesar dos bons serviços prestados aos clubes ingleses Williams nunca foi convocado para a seleção inglesa. Após a passagem pelos Spurs atuou ainda por Norwich City e Brentford até encerrar a carreira nos gramados em 1908.

Depois de pendurar as luvas, o histórico goleiro inglês enveredou na carreira de treinador e assumiu o comando da seleção da Dinamarca no mesmo ano. Começou muito bem sua trajetória conquistando a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres.

Charlie Williams teve uma passagem pelo futebol brasileiro como treinador. Em 1911 foi convidado pelo Fluminense (foto 2) para ser o técnico por um salário mensal de 12 Libras Esterlinas, mais alimentação e moradia além do transporte Londres-Rio. Mais uma vez Williams foi pioneiro, já que tornou-se naquele momento o primeiro profissional a assumir o comando técnico de uma equipe no futebol carioca e também por ter participado do primeiro "Fla-Flu" da história em 07 de julho de 1912 no estádio das Laranjeiras (vitória do Fluminense por 3 a 2). Acabou campeão carioca no seu ano de estréia.

Após o Brasil ainda treinou o B93 da Dinamarca e o Olympique Lillois (atual Lille) da França até retornar ao Fluminense em 1924 - quando levou mais um título carioca - até encerrar definitivamente sua carreira futebolística em 1926.

Williams passou a ter residência fixa no Brasil além da Inglaterra e veio a falecer em 1952 aos 79 anos. Como outra curiosidade, seu bisneto Seth Burkett, nascido em Peterborough em 1991, tornou-se o primeiro jogador britânico a jogar profissionalmente no Brasil, ao assinar contrato com o Sorriso do Mato Grosso em 2009. Ele atua como lateral-esquerdo. Mais uma prova de que o pioneirismo foi a marca registrada no DNA esportivo de Charlie Williams, o "muso inspirador" dos goleiros artilheiros.

Abaixo, dados e estatísticas do primeiro goleiro artilheiro da história. 

Obs.: Por se tratar de dados do século 19 e do início do passado algumas informações são imprecisas e estão marcadas com ** por falta de confirmação, a seguir.


* Nome: Charles "Charlie" Albert Williams

* Nascimento: 19 de novembro de 1873 em Welling/ING

* Posição: goleiro

* Clubes como jogador (5): Arsenal (1891 a 1894), Manchester City (1894 a 1902), Tottenham Hotspur (1902 a 1905), Norwich City (1905 a 1907 **) e Brentford (1907 a 1908**)

* Títulos como jogador (3): Segunda divisão inglesa (1898/99 e 1902/03) e Western League (1903/04)

* Clubes/seleção como treinador (4): Dinamarca (1908 a 1910), Fluminense/BRA (1911 a 1912 e 1924 a 1926), B93/DIN (1912 a 1914**) e Olympique Lillois/FRA (sem informação de datas)

* Títulos/conquistas como treinador (3): Medalha de prata olímpica (1908), Campeonato Carioca (1911 e 1924)





Foto 1: The National Archives © - Heritage Images
Foto 2: Flumania

2 comentários:

Charlieniece disse...

O PRIMEIRO GOL DE GOLEIRO :
Is there more information about the second picture please? Which man is Charlie, please?

Charlie is Uncle to my grandmother. When I was a child, she spoke to me about him. Thank you

Google translate:
Há mais informações sobre a segunda foto, por favor? Qual o homem é Charlie, por favor?

Charlie é tio de minha avó. Quando eu era criança, ela fala comigo sobre ele.
obrigado

Carlos Henrique disse...

Olá, sobrinha do pioneiro Charlie Williams! Primeiro foi um prazer receber seu contato e agradeço pela sua visita ao blog. Sobre a segunda foto na verdade seu tio não está presente, já que se trata do Fluminense de 1911, clube no qual ele era o TREINADOR, e não jogador (na foto estão apenas os jogadores). Williams está presente apenas na 1ª foto em destaque. Abraços e obrigado!

In English:

Hello, niece of the pioneer Charlie Williams! First it was a pleasure to hear from you and thank you for visiting the blog. On the second picture actually his uncle is not present, because the team on it is the Fluminense from 1911, club which Williams was the coach, and no player (in the photo are just the players). C. Williams is only present in the 1st picture in focus. Greetings and thanks!