domingo, 15 de maio de 2011

FIM DE REINADO NA MOLDÁVIA


Dacia Chişinău: novo domínio no futebol moldavo





A Moldávia conheceu nesta sexta-feira o seu campeão nacional de futebol. Tá, tudo bem... Mas o que o campeonato moldavo tem de importante para merecer uma nota em um blog como esse? Realmente a liga moldava não tem quase nenhuma expressão no cenário esportivo mundial - sequer europeu -, mas um dado muito interessante aconteceu para que a informação pudesse ganhar a devida importância.

A Divizia Naţională - nome da primeira divisão moldava - é disputada desde 1992, o ano da independência da Moldávia até então controlada pela União Soviética. Nos anos anteriores o campeonato era considerado como regional e seu maior vencedor foi o Dinamo Kishinyov com 8 títulos. Desde a organização do campeonato moldavo, há quase 20 anos, apenas 3 clubes chegaram ao título até 2010: o Zimbru Chişinău, o Constructorul Chişinău e o Sheriff Tiraspol. Este último é o maior vencedor com 10 troféus.

Estas 10 conquistas do Sheriff foram alcançadas justamente nas últimas temporadas, entre 2001 e 2010. O poder aquisitivo dos aurinegros, maior que o dos demais participantes do torneio, era preponderante para esse total domínio. Entretanto na atual edição um intruso atrapalhou os planos do 11º título seguido do Sheriff Tiraspol: o Dacia Chişinău. Vamos então conhecer um pouco mais sobre o novo campeão moldavo.

O F.C Dacia Chişinău é um clube bastante recente, já que foi fundado apenas em 1999 pelos jovens Alexander Şkaruba, Igor Ursachi, Valeriu Plujnic e Marin Levădaru após uma reunião realizada na escola de futebol Rascani nos arredores da capital moldava. Logo após sua fundação foi providenciada a inscrição do novo time na Divizia A, a segunda divisão do país.

E não demorou muito para que o simples sonho de um grupo de jovens apaixonados por futebol comecasse a se realizar. Em apenas um ano de atividade os Lobos Amarelos já conseguiram o 4º lugar na segundona da Moldávia. Entretanto um período de dificuldades financeiras entre 2000 e 2001 por pouco não transformava em pesadelo os ideais de seus fundadores. Foi aí que assumiu a direção Gabriel Stati, que conseguiu sanar os débitos e prosseguir adiante com o projeto do time da escola Rascani. Na temporada seguinte veio o primeiro prêmio: o vice-campeonato da Divizia A, o acesso à elite do futebol nacional e, de brinde, a artilharia da competição com Alexandru Golban, que marcou 23 gols.

E a estréia do Dacia Chişinău na primeira divisão foi bastante positiva: classificou-se para sua primeira competição européia - a extinta Taça Intertoto, na qual chegou até a 3ª fase até ser eliminado pelo alemão Schalke 04. Em 2005 voltou a figurar em outro torneio continental, desta vez a Copa da UEFA (atual Liga Europa) após o excelente 3º lugar na Divizia Naţională na temporada anterior.

A partir de 2007 os Lobos Amarelos, mais experientes, definitivamente entraram na luta contra os gigantes moldavos Sheriff e Zimbru Chişinău pelo título nacional, apesar de nunca ter levantado um troféu oficial em sua curta história. Nas temporadas 2007/08 e 2008/09 terminou a competição com o vice-campeonato justamente atrás do rival a ser batido de Tiraspol.

A pequena, mas animada torcida do Dacia Chişinău não via a hora do clube tirar o domínio do futebol moldavo das mãos do Sheriff. Estavam chegando cada vez mais perto do objetivo com mais dois vice-campeonatos na Copa da Moldávia nas edições 2008/09 e 2009/10 - sempre perdendo para os aurinegros de Tiraspol. Mas o sonho daqueles jovens que fundaram o clube em 1999 finalmente se realizou em 2011. Com uma campanha surpreendente os aurianis chegaram aos 86 pontos ganhos e não deram a menor chance aos rivais decacampeões, que ficaram com a segunda colocação há 11 pontos. Foi o fim do reinado do Sheriff Tiraspol na Moldávia e a coroação de um novo rei após tantas tentativas baterem na trave. Festa no diminuto Stadionul Dinamo, estádio onde o FC Dacia manda seus jogos e que tem capacidade para apenas 3 mil pessoas, e para o treinador Igor Dobrovolski, ex-jogador da seleção soviética que atuou na Copa do Mundo de 1990.

Com o primeiro título da história do Dacia Chişinău aumentou para 4 o número de clubes campeões na Moldávia desde sua independência há 19 anos. Apesar do fim momentâneo do reinado do Sheriff não será surpresa na temporada 2011/12 a força econômica entrar em ação para recuperar a hegemonia perdida. Enquanto isso não acontece a torcida do clube caçula campeão da capital Chişinău pode se orgulhar de colocar abaixo um longo reinado de 10 anos.

Abaixo, dados e estatísticas do novo "rei" da Moldávia.


FOOTBALL CLUB DACIA CHIŞINĂU

* Fundação: 1999 em Chişinău/MOL

* Apelido: Lobos Amarelos

* Estádio: Stadionul Dinamo (3 mil pessoas)

* Presidente: Rustam Polonkoev

* Treinador: Igor Dobrovolski

* Uniformes: Camisas, calções e meiões amarelos com detalhes azuis (titular); camisas, calções e meiões brancos com detalhes azuis (reserva)

* Título (1): Campeonato Moldavo (2010/11)

* Principais jogadores: Alexandru Golban, Sergiu Jăpălău, Alexandr Nechayev, Maxim Andronic e Levan Korgalidze



Escudo: arquivo pessoal

Nenhum comentário: