quarta-feira, 15 de agosto de 2012

UMA PÁGINA MARCADA NA HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL



Råsunda: fim da linha para um estádio que marcou época no futebol mundial





Hoje mais uma página da história do futebol foi virada. Na tarde desta quarta, em Estocolmo, Brasil e Suécia reviveram a final da Copa do Mundo de 1958 num amistoso que terminou 3 a 0 para os brasileiros. Mas bem mais importante que o placar final foi o simbolismo da partida, que marcou a despedida do lendário estádio Råsunda como palco oficial dos jogos da seleção sueca e do AIK Solna, clube que mandava seus jogos no local.


O Råsunda Fotbollstadion foi inaugurado no ano de 1937 e fica localizado na municipalidade de Solna, na região metropolitana da capital Estocolmo. Sua primeira partida oficial aconteceu entre o AIK e o Malmö no dia 18 de abril, com vitória dos donos da casa por 4 a 0. O estádio foi construído para receber uma capacidade máxima de aproximadamente 36.600 pessoas, mas seu recorde de público data de 26 de setembro de 1965 em um confronto entre a Suécia e a Alemanha Ocidental  válido pelas eliminatórias para o Mundial do ano seguinte - 52.943 pagantes assistiram a derrota dos donos da casa por 2 a 1 para os alemães. Seu campo tem dimensão de 105 X 68m.

O estádio foi um das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 1958 vencida pelo Brasil. Na partida final os brasileiros venceram os donos da casa por 5 a 2 em um show de Pelé,  Garrincha, Didi e companhia. O Råsunda podemos considerar que foi o ponto de partida para  a trajetória da mais vitoriosa seleção do planeta. Dali em diante foram mais 4 títulos e o reconhecimento brasileiro como pátria de chuteiras.

Mas não foi só numa final de Mundial que o Råsunda ficou marcado. Ele é um dos dois únicos locais a ter sediado decisões de Copa do Mundo tanto na categoria masculina quanto na feminina. Como já citado, os homens lá estiveram em 1958, enquanto as mulheres decidiram    o título em 1995 - edição vencida pela Noruega. A outra arena é o Rose Bowl, em Los  Angeles nos Estados Unidos, que recebeu a final masculina de 1994 e a feminina em 1999,  conquistada pelas anfitriãs.

Em 2006 a Federação Sueca de Futebol anunciou a construção de um moderno estádio em substituição ao antigo Råsunda na região de Solna. A nova praça esportiva, segundo os  planos da entidade, será entregue à população até o final de novembro de 2012. A nova   arena se chamará Friends Arena - Swedbank. O nome Friends vem de uma ONG que é subsidiada pelo banco sueco Swedbank, comprador do direito de explorar o nome da arena multiuso que terá capacidade para receber cerca de 50 mil espectadores. O jogo inaugural está previsto para o dia 14 de novembro entre os suecos e a Inglaterra.

Há alguns anos a seleção sueca atuava mais no estádio Ullevi, em Gotemburgo, considerado 4 estrelas pela UEFA. A partir de agora passará a jogar no novíssimo Friends Arena juntamente com o clube local, o AIK. O destino do Råsunda ainda é desconhecido - a Federação Sueca já teve tendenciosa pela sua demolição, mas duas companhias tradicionais de engenharia da Suécia, a Fabege AB e a Peab AB, estão dispostas a comprar o local sem projeto definitivo para o futuro do mítico palco esportivo. Mas seja qual for seu destino, terminou hoje uma página importante para o futebol mundial, sobretudo o brasileiro.




Foto 1: Gazeta do Povo
Fotos 2 e 3: The Stadium Guide

Nenhum comentário: