terça-feira, 27 de novembro de 2012

O CAÇULA DO FUTEBOL EUROPEU


Gibraltar: o novo integrante do futebol do Velho Continente





* Post retirado e adaptado do blog Fernando Amaral FC


O Comitê Executivo da UEFA admitiu provisoriamente Gibraltar como membro da entidade. A decisão ocorre depois de uma normativa emitida pelo Tribunal de Arbitragem Desportiva (TAS) em agosto de 2011. Entretanto, Gibraltar deverá aguardar até maio de 2014 para saber se no XXVII Congresso Ordinário da UEFA a ser realizado em Londres, aceitará como definitiva sua presença entre os atuais membros do organismo. 

Porém, como membro provisório, Gibraltar será incluída no sorteio dos grupos para a fase classificatória do mundial Sub-17 que ocorrerá no dia 5 de dezembro. Neste mesmo dia, também vai acontecer o sorteio dos grupos da fase classificatória do Campeonato Europeu Sub-19 e, Gibraltar irá participar. O Comitê Executivo da UEFA recomendou que neste momento, Gibraltar e Espanha não poderão estar no mesmo grupo. 

Gibraltar está localizado no extremo sul da Península Ibérica e é um território ultramarino da Grã Bretanha. Seu nome tem origem na expressão árabe jabal al-Tariq e que significa, montanha do Tarique. 

Em 1704, uma força anglo-neerlandesa liderada por Sir George Rooke apoderou-se de Gibraltar. O território foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha por força do Tratado de Utrecht assinado em 1713 e como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola. No tratado, Espanha concordou em ceder à Inglaterra “… a total propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, junto com o porto, fortificações e fortes… para sempre, sem qualquer exceção ou impedimento”.  Apesar disso, a Espanha reivindica a soberania sobre o rochedo.

Em 2002, num referendo a população rechaçou com 99% de votos, qualquer possibilidade de retorno à Espanha. O território de Gibraltar ocupa uma área de 6,8 quilômetros quadrados e sua população estimada é de 30 mil pessoas e, a renda per capita é de US$ 27.468. 

A Gibraltar Football Association foi fundada em 1895 e possui 2 divisões em seu torneio local. A saber:

Premier Division 2012/2013 

01: Glacis FC
02: Lincoln FC
03: Lions Gibraltar FC
04: Lynx FC
05: Manchester United FC
06: St. Joseph’s FC 


Division 2 2012/2013 

01: Boca Juniors
02: Britannia FC
03: Cannons FC
04: Chelsea FC
05: College Cosmos
06: FC Hound Dogs
07: Gib Phoenix
08: Leo Parilla FC
09: Lions Pilots
10: Pegasus FC
11: Sporting FC


A seleção caçula europeia apenas disputava torneios não-oficiais como os Jogos das Ilhas (disputado por países e territórios em ilhas), no qual possui seu único título em sua história, e o Torneio das 4 nações, que envolve Gibraltar, a seleção C da Inglaterra, e a B de Gales e Escócia (a Irlanda do Norte abdicou de participar).

Pouquíssimos jogadores do território ultramarino inglês conseguem lugar em alguma nação mais desenvolvida futebolisticamente falando. Dentre os raros exemplos podemos citar atualmente os zagueiros Joseph Chipolina, do Balompédica Linense, e Jean García, do Atlético Zabal, ambos das divisões inferiores espanholas; e o meia Liam Walker, do Portsmouth da segundona inglesa.

Apesar da entidade que rege o futebol no país ser secular, a seleção de Gibraltar só veio mesmo entrar em campo quase cem anos depois, em 1993, quando enfrentou as Ilhas Jersey e perdeu por 2 a 1. Seu maior artilheiro é o atacante Lee Casciaro, do Lincoln FC com apenas 7 gols (até o fechamento deste post) e que ainda atua pelo selecionado. Já o jogador que mais vezes atuou é desconhecido, visto que por se tratar de uma seleção amadora e que não pertencia aos quadros da UEFA não há registros oficiais sobre tal feito.

Por fim, o estádio que abriga os jogos de Gibraltar é o Victoria Stadium, com capacidade para 5 mil pessoas, que fica vizinho ao aeroporto da cidade - curiosamente localizado em plena avenida Winston Churchill, conforme pode-se ver na foto.

Confira no vídeo a seguir alguns lances da seleção de Gibraltar.





Abaixo, dados e estatísticas do novo caçula do futebol europeu.


GIBRALTAR FOOTBALL ASSOCIATION

* Fundação: 1895

* Presidente: Gareth Latin

* Treinador: Allen Bula

* Estádio: Victoria Stadium (5 mil pessoas)

* Uniformes: Camisas, calções e meiões vermelhos com detalhes brancos (titular); camisas, calções e meiões brancos com detalhes vermelhos (reserva)

* Primeira partida: Gibraltar 1 x 2 Ilhas Jersey, no dia 04 de julho de 1993 na Ilha de Wight/ING

* Maior vitória: Gibraltar 19 x 0 Ilha de Sark, no dia 29 de junho de 2003 em Guernsey/ING

* Maior derrota: Groenlândia 5 x 0 Gibraltar, no dia 06 de julho de 1993 na Ilha de Wight/ING

* Título (1): Jogos das Ilhas (2007)

* Maior artilheiro: Lee Casciaro (7 gols)




Foto 1: Autor desconhecido
Foto 2: Help Catalonia

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O PRIMEIRO CAMPEÃO DA TEMPORADA EUROPÉIA



IF Elfsborg: primeiro a levantar taça na temporada da Europa





Na maioria dos países europeus o calendário futebolístico segue a temporada de um ano para outro, como na Inglaterra, Alemanha, Espanha, entre outros. Contudo, em algumas nações os torneios nacionais seguem o calendário de verão, ou seja, na maioria dos países em que o inverno é intensamente rigoroso o período do futebol é diferente.

Vê-se muito esta periodicidade dos campeonatos nos países nórdicos e até a temporada passada na Rússia, que a partir desta passou a adotar o calendário da maioria dos países da Europa. Desta forma já tem clube levantando taça de campeão no Velho Continente. O primeiro a ter esse privilégio foi o sueco IF Elfsborg, que vamos conhecer um pouco mais a partir de agora. O time conquistou seu sexto título nacional ao empatar na última rodada da Allsvenskan na semana passada e terminar com 59 pontos, dois a mais que vice Häcken.

O Idrottsföreningen Elfsborg foi fundado em 26 de junho de 1904 como Borås Fotbollslag, na cidade de Borås, localizada no sul da Suécia. A fundação do clube parecia uma brincadeira de adolescentes, quando 19 deles tiveram a idéia de criar um time de futebol para as disputas na região de Västra Götaland. Encabeçava o grupo o jovem Carl Larson, que viria algum tempo depois se tornar atleta da equipe nas modalidades de luta livre e atletismo.

Dois anos depois de fundado o time passou a se chamar IF Elfsborg, que se mantem até hoje. O motivo foi a debandada de vários jogadores naquela época para os diversos times recém-criados na região e que disputavam, assim como o Borås, os torneios locais.

A primeira conquista da história dos Di Gule (Amarelos) se deu na temporada 1925-26 com o título da segunda divisão sueca na Västsvenska Serien, o grupo de Västra Götaland, em que os campeões de cada região (5 no total) ascendiam à elite. Junto com o Elfsborg subiu para a Allsvenkan o Westermalms IF, vencedor da Östsvenka Serien.

Nos anos 30 se iniciaram as grandes conquistas do Elfsborg no futebol sueco, além de ser o período de surgimento daquele que é considerado o maior jogador da história do time: o atacante Sven Jonasson, autor de 252 gols em 409 jogos entre 1927 e 1947. Foi na temporada 1935/36 que os Amarelos levantaram pela primeira o troféu da divisão de elite da Suécia, prosseguindo com os anos dourados nas edições 1938/39 e 1939/40.

Àquela altura o clube atuava no estádio Ramnavallen, cuja capacidade era de 4 mil espectadores. Em 1941 mudou-se para o Ryavallen, que podia receber cerca de 22 mil pessoas. A partida inaugural foi do time da casa contra a seleção sueca e o resultado foi de 2 a 1 para o Elfsborg – feito histórico que até hoje ainda mantem a equipe de Borås como a única do país a ter vencido o selecionado nacional.

Em meados das décadas de 40 até 50 o atual campeão sueco passou por uma decadência técnica e se viu rebaixado para a segunda divisão na temporada 1953/54. A volta se deu 6 anos mais tarde coroando também logo em seguida com o título da Allsvenskan no ano de seu retorno, outro fato inédito até então que só veio a ser igualado pelo Östers IF em 1968.

Os anos se seguiram com alguns bons resultados, mas também com campanhas abaixo do esperado. Entretanto, sem nenhum título conquistado em âmbito doméstico e apenas um não muito expressivo internacionalmente – a Taça Intertoto em 1980. Para piorar o jejum os aurinegros sentiram novamente o gosto amargo do rebaixamento em 1987, somente retornando à divisão de elite 10 anos mais tarde com o título da Segundona. Em 2001 veio a primeira conquista da Copa da Suécia, repetindo a dose em 2003.

O novo milênio, aliás, se mostrou como sendo de fortalecimento do Elfsborg, já que o clube inaugurou em 2005 a Borås Arena, seu novo estádio com capacidade para receber 17800 pessoas. Na partida inaugural, em 17 de abril, os anfitriões receberam o Örgryte IS e venceram por 1 a 0, gol do lateral-direito Daniel Mobaeck que ainda atua pela equipe nos dias atuais. Depois da nova casa veio uma política de contratações de atletas experientes que já haviam passado pelo time, como os meias Anders Svensson e Stefan Ishizaki, e os defensores Andreas Klarström e Jon Jönsson, que culminaram o título nacional depois de 45 anos em 2006, a Supercopa nacional em 2007, mais uma Taça Intertoto em 2008 e agora novamente a Allsvenskan em 2012.

Como já dito o maior nome que já passou pelos Di Gule foi o atacante Sven Jonasson, estrela sueca dos anos 30 e 40. Para se ter uma idéia da superioridade em termos de números de Jonasson, o segundo lugar na artilharia histórica do Elfsborg é Thomas Ahlström, que atuou pelo clube nos anos 70 e 80 e marcou “apenas” 101 gols contra os 252 do goleador máximo, que também detem o recorde de maior número de partidas pelo clube de Borås – 409.

Abaixo, dados e estatísticas do time que já deu o grito de “é campeão” em 2012 em solo europeu.


IDROTTSFÖRENINGEN ELFSBORG

* Fundação: 26 de junho de 1904 em Borås/SUE (como Borås Fotbollslag)

* Presidente: Bosse Johansson

* Estádio: Borås Arena (17800 pessoas)

* Uniformes: Camisa amarela com listra em “V” na altura do peito preta, calção preto e meiões amarelos (titular); camisa vermelha com listra em “V” na altura do peito branca, calção e meiões vermelhos (reserva)

* Treinador: Jörgen Lennartsson

* Títulos (13): Segunda divisão sueca (1925/26 e 1996), Campeonato Sueco (1935/36, 1938/39, 1939/40, 1961, 2006 e 2012), Taça Intertoto (1980 e 2008), Copa da Suécia (2001 e 2003) e Supercopa da Suécia (2007)

* Maior goleador: Sven Jonasson (252 gols entre 1927 e 1947)

* Jogador que mais vezes atuou: Sven Jonasson (409 vezes entre 1927 e 1947)

* Outros jogadores que se destacaram: Karl-Erik Grahn, Leif Målberg, Leif Gustafsson, Thomas Johansson, Arvid Samuelsson, Johan Karlsson, Thomas Ahlström, Knut Johansson, Henry Larsson, Stefan Ishikzaki e Anders Svensson




Escudo: arquivo pessoal
Foto 1: Trivela
Foto 2: Site oficial da Allsvenskan