terça-feira, 27 de novembro de 2012

O CAÇULA DO FUTEBOL EUROPEU


Gibraltar: o novo integrante do futebol do Velho Continente





* Post retirado e adaptado do blog Fernando Amaral FC


O Comitê Executivo da UEFA admitiu provisoriamente Gibraltar como membro da entidade. A decisão ocorre depois de uma normativa emitida pelo Tribunal de Arbitragem Desportiva (TAS) em agosto de 2011. Entretanto, Gibraltar deverá aguardar até maio de 2014 para saber se no XXVII Congresso Ordinário da UEFA a ser realizado em Londres, aceitará como definitiva sua presença entre os atuais membros do organismo. 

Porém, como membro provisório, Gibraltar será incluída no sorteio dos grupos para a fase classificatória do mundial Sub-17 que ocorrerá no dia 5 de dezembro. Neste mesmo dia, também vai acontecer o sorteio dos grupos da fase classificatória do Campeonato Europeu Sub-19 e, Gibraltar irá participar. O Comitê Executivo da UEFA recomendou que neste momento, Gibraltar e Espanha não poderão estar no mesmo grupo. 

Gibraltar está localizado no extremo sul da Península Ibérica e é um território ultramarino da Grã Bretanha. Seu nome tem origem na expressão árabe jabal al-Tariq e que significa, montanha do Tarique. 

Em 1704, uma força anglo-neerlandesa liderada por Sir George Rooke apoderou-se de Gibraltar. O território foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha por força do Tratado de Utrecht assinado em 1713 e como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola. No tratado, Espanha concordou em ceder à Inglaterra “… a total propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, junto com o porto, fortificações e fortes… para sempre, sem qualquer exceção ou impedimento”.  Apesar disso, a Espanha reivindica a soberania sobre o rochedo.

Em 2002, num referendo a população rechaçou com 99% de votos, qualquer possibilidade de retorno à Espanha. O território de Gibraltar ocupa uma área de 6,8 quilômetros quadrados e sua população estimada é de 30 mil pessoas e, a renda per capita é de US$ 27.468. 

A Gibraltar Football Association foi fundada em 1895 e possui 2 divisões em seu torneio local. A saber:

Premier Division 2012/2013 

01: Glacis FC
02: Lincoln FC
03: Lions Gibraltar FC
04: Lynx FC
05: Manchester United FC
06: St. Joseph’s FC 


Division 2 2012/2013 

01: Boca Juniors
02: Britannia FC
03: Cannons FC
04: Chelsea FC
05: College Cosmos
06: FC Hound Dogs
07: Gib Phoenix
08: Leo Parilla FC
09: Lions Pilots
10: Pegasus FC
11: Sporting FC


A seleção caçula europeia apenas disputava torneios não-oficiais como os Jogos das Ilhas (disputado por países e territórios em ilhas), no qual possui seu único título em sua história, e o Torneio das 4 nações, que envolve Gibraltar, a seleção C da Inglaterra, e a B de Gales e Escócia (a Irlanda do Norte abdicou de participar).

Pouquíssimos jogadores do território ultramarino inglês conseguem lugar em alguma nação mais desenvolvida futebolisticamente falando. Dentre os raros exemplos podemos citar atualmente os zagueiros Joseph Chipolina, do Balompédica Linense, e Jean García, do Atlético Zabal, ambos das divisões inferiores espanholas; e o meia Liam Walker, do Portsmouth da segundona inglesa.

Apesar da entidade que rege o futebol no país ser secular, a seleção de Gibraltar só veio mesmo entrar em campo quase cem anos depois, em 1993, quando enfrentou as Ilhas Jersey e perdeu por 2 a 1. Seu maior artilheiro é o atacante Lee Casciaro, do Lincoln FC com apenas 7 gols (até o fechamento deste post) e que ainda atua pelo selecionado. Já o jogador que mais vezes atuou é desconhecido, visto que por se tratar de uma seleção amadora e que não pertencia aos quadros da UEFA não há registros oficiais sobre tal feito.

Por fim, o estádio que abriga os jogos de Gibraltar é o Victoria Stadium, com capacidade para 5 mil pessoas, que fica vizinho ao aeroporto da cidade - curiosamente localizado em plena avenida Winston Churchill, conforme pode-se ver na foto.

Confira no vídeo a seguir alguns lances da seleção de Gibraltar.





Abaixo, dados e estatísticas do novo caçula do futebol europeu.


GIBRALTAR FOOTBALL ASSOCIATION

* Fundação: 1895

* Presidente: Gareth Latin

* Treinador: Allen Bula

* Estádio: Victoria Stadium (5 mil pessoas)

* Uniformes: Camisas, calções e meiões vermelhos com detalhes brancos (titular); camisas, calções e meiões brancos com detalhes vermelhos (reserva)

* Primeira partida: Gibraltar 1 x 2 Ilhas Jersey, no dia 04 de julho de 1993 na Ilha de Wight/ING

* Maior vitória: Gibraltar 19 x 0 Ilha de Sark, no dia 29 de junho de 2003 em Guernsey/ING

* Maior derrota: Groenlândia 5 x 0 Gibraltar, no dia 06 de julho de 1993 na Ilha de Wight/ING

* Título (1): Jogos das Ilhas (2007)

* Maior artilheiro: Lee Casciaro (7 gols)




Foto 1: Autor desconhecido
Foto 2: Help Catalonia

Nenhum comentário: