quarta-feira, 26 de setembro de 2007

A CHEGADA DA BOLA AO BRASIL


Depois de comentar sobre as possíveis origens do futebol, vamos falar sobre como e quando o esporte desembarcou no Brasil.

No século XIX havia um jovem garoto chamado Charles Miller (foto acima), descendente de ingleses e escoceses. Nascido na data de 24 de novembro de 1874, no tradicional bairro do Brás, em São Paulo, foi para o Reino Unido ainda muito jovem - aos 9 anos - para dar prosseguimento aos seus estudos.

Lá, aprendeu - e bem - a jogar futebol. Nos jogos oficiais de seu colégio, Charles era um artilheiro implacável. Marcou 41 gols em 25 partidas. "Nosso melhor atacante. Drible maravilhosamente rápido e chute brilhante. Marca gols com grande eficiência", registrou na época o jornal da escola. Seu futebol chamou tanto a atenção dos observadores que acabou convocado para jogar no time de Southampton, a seleção local. Sem falar da partida que disputou pelo Corinthian, famoso time amador inglês - o mesmo que mais tarde iria inspirar a fundação do Corinthians Paulista em uma excursão pelo país.

Quando desembarcou de volta ao Brasil, em 1894, Charles Miller se surpreendeu ao descobrir que ninguém praticava o esporte bretão por aqui. Sorte que trouxera duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes. Começou então a compartilhar seus conhecimentos de bola com seus seus companheiros de trabalho - altos funcionários da Ferrovia São Paulo Railway, Companhia de Gás e do Banco de Londres. Assim, acabou fundando o primeiro clube de futebol do Brasil, o São Paulo Athletic, clube que reunia os britânicos residentes na capital paulista (primeira foto da equipe no estádio do Velódromo acima desta postagem).

A novidade esportiva vingou e, no primeiro torneio disputado no Brasil (o Paulista de 1902), lá estava o craque Miller no topo a lista de artilheiros com 10 gols em nove jogos. O homem-gol ainda jogou até 1910 pelo São Paulo Athletic Club. Depois atuou como árbitro e, finalmente, apenas como torcedor. Charles Miller veio a falecer em 30 de junho de 1953 coberto de glórias por ter introduzido o futebol no país, mas sem, infelizmente, ver o Brasil campeão do mundo.

FOTOS: arquivo Museu dos Esportes

Um comentário:

NESSYELY SOUZA LIMA. disse...

fico muito orgulhosa de charles ter trazido o futbol pro brazil . obrigado.. Nessyelly SOUZA LIMA.