sábado, 29 de setembro de 2007

O TIME DE FUTEBOL MAIS ANTIGO DO BRASIL


Vocês sabem qual foi o primeiro clube de futebol do Brasil? Certamente muitos devem ter imaginado se tratar do Sport Clube Rio Grande/RS. Lêdo engano...

Das equipes em atividade, realmente a agremiação gaúcha é a "vovó" do futebol, pois foi fundada ainda no século XIX, mais precisamente na data de 19 de julho de 1900 e há 107 anos ainda disputa o Campeonato Gaúcho - atualmente o da 2ª divisão. Muitos ainda podem pensar que Flamengo, Vasco, Vitória e Ponte Preta são mais antigos que o Rio Grande. Entretanto, é bom esclarecer que os 3 primeiros citados foram fundados, sim, antes dos gaúchos, mas não nasceram como clubes de futebol. Já a Ponte foi criada 23 dias mais tarde, em 11 de agosto de 1900.

Mas o time pioneiro do nosso futebol é o São Paulo Athletic Club (chamado nos dias de hoje de Clube Atlético São Paulo), fundado mais cedo ainda que os descritos acima: 13 de maio de 1888 (no dia da abolição da escravatura no Brasil). E mais interessante: a equipe foi idealizada por alguns amigos numa mesa de bar. Vale ressaltar que este clube nada tem a ver com o atual campeão brasileiro São Paulo Futebol Clube. Vejamos...

A Princesa Isabel, Regente do então Império do Brasil, assinava a Lei Áurea. No mesmo dia, numa mesa de bar na rua São Bento, em São Paulo, vários engenheiros britânicos da recém construída São Paulo Railway e outros comerciantes da cidade, entre uma bebida e outra, se animavam conversando sobre a idéia de fundar um clube social-esportivo, onde poderiam disputar seu jogo predileto, o críquete, bem como compartilhar horas de lazer com as famílias. Entre eles estavam William Snape, William Speers, William Fox Rule, Peter Miller, Percy Lupton e Charles Walker. E dessa mesa de bar surgiu o São Paulo Athletic Club, ou simplesmente SPAC, o primeiro clube da cidade de São Paulo.

A princípio, como já exposto, a associação apenas tinha o críquete como esporte oficial. Mas em abril de 1895 ocorreu oficialmente a primeira partida de futebol da história do Brasil. São Paulo Railway (SPR) X The Gas Co., a companhia de gás da cidade, duelaram num campo de terra batida na Várzea do Carmo, na capital paulista. O resultado da partida foi 4 a 2 para o SPR, com dois gols do ilustre Charles Miller, o introdutor do esporte em nossa terra.

Mas pode-se perguntar: e o onde está o SPAC nessa partida pioneira? Resposta: está nos jogadores, muitos deles atletas da associação à época. E este jogo é considerado a semente para a grande e rica história de nosso futebol no país.

O SPAC teve o futebol de competição (o profissional nos dias atuais, pois naquela época o futebol ainda não era profissionalizado) desativado antes no ano de 1912. Hoje mantém em seus quadros várias outras modalidades esportivas, além do futebol estritamente amador - destacadamente o rúgbi, cuja equipe é uma das mais fortes do cenário nacional. Mesmo em sua curta história futebolística ainda conseguiu faturar o tricampeonato paulista em 1902, 03 e 04.

Fonte e imagem: Site oficial do SPAC

36 comentários:

Anônimo disse...

Apenas corrigindo algumas informações incorretas:
1 - A Associação Atlética Ponte Preta foi fundada em 11 de Agosto de 1900, nao em 03/08/1900 como é citado no texto.
2 - A Associação Atlética Ponte Preta é o clube mais antigo do Brasil em atividade. O tal do Sport Clube Rio Grande teve suas atividades interrompidas por (posso estar errado) 2 anos.
Assim sendo, a macaca de Campinas é o clube mais antigo do Brasil em atividades ininterruptas.

viva são gabriel disse...

Apenas para orientar o Felipe, longe de querer polemizar: não é verdadeira essa informação de que o S.C. Rio Grande tenha parado em algum momento de sua história. Desde 19 de julho de 1900, até agora o clube manteve uma trajetória sem interrupções. O que aconteceu, e ai está talvez a interpretação dos pontepretanos, é que o S.C. Rio Grande tenha participado de campeonatos de divisões inferiores. Aliás, o que acontece atualmente, está na Série B do Campeonato Gaúcho. Mas nunca parou, em momento algum.

Anônimo disse...

nao criticando a informaçao do felipe o time mais antigo do brasil foi o sport club rio grande (rio grande) rs ele pode procurar no google que ele vai achar

André Kiss disse...

A Eu acho que tem Clube mais Antigo que esse S.C.Rio Grande é de 1900, poís o Clube de Regatas do Flamengo é de 1895,então pelo que eu vejo é o Clube Brasileiro mais Antigo.

Anônimo disse...

17 de Novembro de 1985, O mais Querido do Brasil é o Clube mais antigo do Brasil!!! informo ainda, que o aniversário dele foi antecipado para 15 de Novembro por ser feriado!!!!

Anônimo disse...

O Flamengo não iniciol com o futebol em 1895, mas em 1912...

Anônimo disse...

Isso é super legal! Afinal a história do nosso futebol é muito rica. Desafios, jogos memoráveis e a história enfim nos ajuda a definir de onde vem tanta rivalidade de alguns clubes brasileiros! Mas vale rassaltar que futebol antigamente era diversão; o jogador se entregava de coração à um clube, eram sempre desportistas de verdade! Hoje em dia vemos uma competição acirrada em que o respeito ao adversário é posto de lado, os ideais de competição sadia é esquecido; a única coisa que resta hoje no nosso "amado futebol brasileiro" é um amontoado de fraudes, roubos e poder paralelo.! Enfim eu ainda acredito no futebol arte, na desportividade, respeito ao próximo e competitividade! Voltando ao passado pelo menos podemos lembrar o que é futebol de verdade!!!!! Um abraço!

Anônimo disse...

O São Paulo Athletic foi o primeiro clube de futebol fundado no Brasil, porém não disputa mais há muito tempo. Por isso o S.C. Rio Grande é o clube de futebol mais velho do Brasil, em atividade. Depois vem a Ponte Preta, em terceiro o E.C. 14 de Julho, de Livramento (RS) e em quarto o Fluminense F.C., do Rio de Janeiro. O 14 é também o rubro-negro mais antigo do futebol brasileiro, visto que o Flamengo só criou seu departamento de futebol, em 1912.

Unknown disse...

Pena Que Nem Todos Sabem Disso

Anônimo disse...

Prá colocar mais pimenta neste angú,o futebol só começou a ser praticado em Campinas em 16 de junho de 1902.Portanto é mentira que a Ponte é de 1900.Segundo arquivos antigos de jornais,a Ponte foi fundada em 1906,e em seu centenário mentiroso,um "documento antigo" foi escrito com caneta esferográfica em 1901 num pedaço de papel suspeito de ter sido fornecido por algum antigo cartório de Campinas.

rosana joy disse...

oi bom dia
eu sou de rio grande,
nao sei nada de futebol mas
gostei da historinha q tu contou.
me sinto feliz por ter em minha cidade o time mais velho, mesmo com esse contra-tempo q tu descobriu sobre o são paulo,mas é justo... hehehe
abraço

rosana joy disse...

oi bom dia
sou de rio grande e me sinto feliz por ter em minha cidade o time mais velho, embora esta descoberta q tu fez sobre o são paulo
nada mais justo
hehehe
abraço guri

Anônimo disse...

esse cidadão que assina como anonimo
com comentario em 07 março 2011 - 14:45 hs,alem de não ser desportista
é tambem um covardão que nem o nome
quiz apresentar.
os documentos que comprovam a PONTE PRETA ter sido fundada em 11/08/1900
são reais, eu vou mais longe,comenta-se que existem documen-
anteriores a 1.900.
Espero que esse anonimo cale-se para ,senão vão pensar que se trata
de algum bugrino tonto e ignorante.
YOSSEF ROBLA

Memorial do Rio Claro FC disse...

O Rio Claro FC do interior do estado de São Paulo fundado em 09.05.1909 é considerado também um dos clubes mais antigos em atividade do Brasil. Disputou três Paulistão, 2007,2008 e 2010 que é a série A do campeonato Paulista, um campeonato brasileiro da série C em 2007 quatro Copas São Paulo de Futebol Junior e desde 1909 nunca paralisou suas atividades mesmo atuando em divisões inferiores e quando não disputou o profissionalismo disputou campeonatos amadorismo local. Atualmente faz parte da série A-2 do campeonato paulista. Vejam a história completa do clube desde 1909 no site oficial www.rioclarofc.com.br Rio Claro, 15.08.2011.

Anônimo disse...

o clube mais antigo do Brasil é o Coral Concórdia de Petrópolis, cidade da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro: 16 de agosto de 1862.

Anônimo disse...

Pode ser o mais velho em qualquer outro esporte, mas estamos falando de futebol e nisso com certeza não é.

Anônimo disse...

eu sou de rio grande e em todas as historias, livros , nunca ouvi desse club são paulo alem de eu respeitar e gostar muito dos clubes de são paulo. e sobre a pote preta ela foi fundada um mes depois do s.c rio grande

Angelo disse...

Gostaria sinceramente de agradecer seu trabalho de pesquisa e nos esclarecer sobre esta curiosidade.

Feast Wood Trekking disse...

O Sport Club Savoia time de italianos e o Votorantim Athletic Club ambos de Votorantim / SP foi fundado em 1° de Janeiro de 1900, quando ainda Votorantim fazia parte da Cidade de Sorocaba. Os dois times somente praticava o futebol como esporte. um dos seus fundadores foi o Willian Snape que foi o primeiro presidente e fundador do SPAC. Willian Snap é nome de rua em Votorantim por conhecidencia no mesmo local onde era o campo de futebol, proximo temos a rua Savoia.
Votorantim não quer ser a cidade que tem o clube mais antigo do Brasil, mais foi um dos pontos onde se iniciou o esporte "futebol" no Brasil. Votorantim teve sim o pioreiro no esporte nacional pois nossos clubes de Italianos e Ingleses foram ambos fundados em 1° de Janeiro de 1900. Temos fotos e documentos provando essas datas. O Savoia jogou em Votorantim com o Palmeiras no primeiro jogo oficial do então palestra italia.
O E.C. Savoia e o Votorantim A.C. não existem mais, portanto não somos os mais antigos do brasil por ter deixado de existir, mais nossa história fica como o primeiro a existir exclusivamente na pratica do futebol.

viva são gabriel disse...

Sem querer diminuir a importância do E.C. Savoia e do Votorantin A.C., nenhum deles é o precursor do futebol no Brasil. Sim, o São Paulo Atleticv Club, fundado por Charles Muller, fundado em 13/5/1888. E ainda tivemos Associação Athletica Mackenzie, 16/8/1898; Sport Club Internacional, 19/8/1899; e Sport Club Germânia, 7/7/1899.

Anônimo disse...

Prezado C. Henrique: você mesmo disse que Flamengo, Vasco e Vitória não foram fundados exclusivamente, especificamente, para a prática do futebol, por isso não são considerados mais antigos que o SP/RS. Só que em seguida vem dizer que o S Paulo Athletic é mais antigo. Ocorre que você mesmo diz que 'foi fundado para a prática do críquete. Então, também não é o mais antigo, você está se contradizendo.

Carlos Henrique disse...

Prezado "Anônimo" que escreveu por último,

Releia o 6º parágrafo e veja o motivo para se considerar o SPAC como o mais antigo time fundado que pratica(ou) futebol no país.

E outra: algumas pessoas fazem comentários aqui de cunho preconceituoso em relação ao RS. Esse tipo de papo será devidamente deletado, ok? Vão destilar o veneno dessa babaquice em outro terreiro, ok?

Abraço a todos e obrigado pela participação!

maria beatriz disse...

Albert Kenworthy era meu bizavô jogava nesse time vencedor junto com charles miller gostaria de identifica-lo em alguma foto se possível.

Nilo Dias disse...

A Maria Beatriz que mande e-mail para nilodt@hotmail.com que lhe enviarei a foto do São Paulo Athletic, campeão de 1902. Ela que se vire para identificar o seu avõ na foto.

Raca&Trad disse...

Leiam aqui atualizações e documentário do History Channel sobre a farsa do time mais velho:

http://racatrad.wordpress.com/dossie-neverland/a-farsa-do-time-mais-antigo/

Anônimo disse...

Os 10 times mais velhos de todos os tempos no Brasil:

1º Botafogo 118 anos
2° Flamengo 117 anos
3° Bangu 108 anos
4º Atl. Mineiro 104 anos
5° Internacional 103 anos
6° Corinthians 103 anos
7º Operário/CRB 100 anos
8° CSA 99 anos
9º Palmeiras 98 anos
10 ° S.C São Paulo 97 anos

Anônimo disse...

Essa discussão já está se estendendo por volta de 5 anos vamos parar com isso pessoal e procurar o que fazer de suas vidas e levar o futebol com mais paz não com brigas, mortes e destruição flw.
feliz natal e um prospero 2013

Anônimo disse...

Gostaria de lembrar que o Atlético São Paulo, não só é o clube mais antigo do Brasil, ele na verdade foi quem introduziu o esporte no país, tendo inclusive as primeiras bolas que chegaram ao pais através de Miller e difundindo o futebol através dos operários da estrada de ferro que trabalharam com os ingleses, por isso a rápida popularização nas duas próximas décadas.

Roberto Carlos Santos disse...

o Club Atletico são Paulo mudou para São Paulo futebol Clube em 16/12/1935?

Carlos Henrique disse...

Caro Roberto,

Primeiramente obrigado pela visita e participação. Segundo, o São Paulo não é oriundo do SPAC, e sim da fusão entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Paulistano em 1935. O SPAC é SPAC até os dias de hoje, mas sem atuar no futebol.

Abraços!

Guilherme Belgiolli disse...

PARABÉNS PELO TEXTO !

Mais, vale um registro, Além dos ingleses que vieram para São Paulo, Qual a maior colônia de imigrantes do estado e da cidade de São Paulo?

OS ITALIANOS, claro! e esse italianos fundaram em Sorocaba o primeiro clube a representar a Italia no Brasil:

Em 1898 começam a chegar imigrantes italianos, vindos em sua maioria da região do Piemonte. Esses italianos
no dia 1 de janeiro de 1900 junto aos operários ingleses liderados por William Snapp (Mesmo fundador do São Paulo Athletic Club)fundam no município de Sorocaba 2 clubes: O Votorantim Athletic Club, dos ingleses e na mesma data, O Sport Club Savóia, do Italianos, de uniforme azul gola branca e tendo a Cruz de Savóia (símbolo da Itália unificada) como o seu escudo.

Os dois clubes tornam-se pioneiros do futebol brasileiro, anteriores à fundação da Associação Atlética Ponte Preta fundada em 11 de agosto de 1900 e do Sport Club Rio Grande fundado em 19 de julho do mesmo ano.

Em 1942 por causa da 2ª Guerra Mundial, o Sport Club Savóia foi obrigado a mudar de nome,e no dia 21 de dezembro de 1942 o clube mudou seu nome para Clube Atlético Votorantim, passando a utilizar a cor grená em seu uniforme, que não durou muito, pois alguns anos depois as Indústrias Votorantim retiraram o apoio ao clube, que em consequência da falta de R$ desativa o departamento de futebol profissional, cedendo o passe dos atletas ao Esporte Clube São Bento de Sorocaba, que segue atuante no futebol do interior do Estado de São Paulo e fará seu primeiro centenário di 14 de setembro de 2013.


ABRAÇO!

nilo dias disse...

Mesmo que algum desses clubes fosse mais velho, parou com o futebol, morreu. O quue se discute é o clube de futebol mais velho do Brasil em atividade, e esse é o S.C. Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900.

ANTONIO CLAUDINO disse...

Parabéns pelo Post. A história procede, mas eu tenho um livro que conta a História do Futebol de Santo André/SP no ABC Paulista, mais precisamente no distrito de Paranapiacaba, local onde existe a Vila Inglesa e onde ficava a São Paulo Railway, o qual era funcionário Charles Muller. paras os comentários mais desavisados, o Time existe até hoje, mas mudou de nome, se chama Serrano FC. Ah, nesse campo também jogou um moleque chamado Pelé.

Jaime Gross disse...

http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_fut_rgsul.html


Sou paulista, paulistano, são-paulino e historiador.

Walter Historiador disse...

Já circulou e muito no facebook uma cópia autentica do Jornal do Commercio de Campinas no ano de 1908 homenageando a Ponte Preta pelos seus 2 anos de vida.O futebol só começou em Campinas no ano de 1902 trazido pelo prof. de Educação Fisica Vicente de Vicq no mes de junho.A partida inalgual foi entre Gimnásiun X A.A. Campineira com placar de 0X0.Consta na enciclopédia do futebol que até 1904 só haviam estes 2 times na cidade.Perto de seu falso centenário,funcionários da Ponte "acharam" um documento de 1901 mas uma aberração pois ,depois de tanto tempo e justo na época como conseguiram encontrar,lembrando que ali é o seu terceiro estádio pois os 2 antigos foram penhorados ?Escrito com esferográfica,papel duplo colado,e a escrita não condiz com a gramática daquela época.

Anônimo disse...

A verdade dói para algumas pessoas que vivem na mentira e aliás não teem nada..