segunda-feira, 8 de outubro de 2007

NEM CRUIJFF, NEM VAN BASTEN CONSEGUIRAM...


O artilheiro brasileiro Afonso comemorando um de seus 7 gols na partida contra o Heracles, pelo Campeonato Holandês

Afonso Alves, atacante de 26 anos, ex-jogador do Atlético/MG, do Örgryte e do Malmö - esses dois últimos da Suécia - e atualmente vestindo a camisa do Heereveen, da Holanda, até bem pouco tempo era mais um atleta canarinho peregrino pelo mundo do futebol. Mais um que estava fadado a passar despercebido pela história do futebol. Porém, em um curto espaço de tempo conseguiu feitos que muitos poucos atreveram-se a atingir. Vejamos...

Afonso começou a carreira no Atlético/MG, seu time de coração, lançado pelo então treinador Leão, em 2001. Mas logo foi negociado com o futebol do exterior, mais precisamente a Suécia, em 2002, onde defendeu o Örgryte e ficou por lá até 2003 sempre com atuações regulares. De lá, em 2004, seguiu para o rival Malmö, no qual sagrou-se vice-artilheiro do Campeonato Sueco no mesmo ano e em 2005, marcando 14 e 12 gols, respectivamente. Na Suécia, Afonso atuou em 87 oportunidades e anotou 49 gols.

O seu relativo sucesso na Escandinávia chamou a atenção dos holandeses do Heereveen, um time mediano da cidade de mesmo nome, em 2006. Mesmo sob olhares desconfiados de dirigentes e torcedores, o brasileiro viu sua carreira dar uma guinada de 180º após essa temporada.

Contrariando as expectativas, Afonso logo de cara desbancou nomes consagrados no futebol mundial como os brasileiros Ronaldo e Romário, ex-artilheiros da Holanda, anotando 34 gols, tornando-se o marcador máximo do campeonato nacional e segundo lugar na disputa pela Chuteira de Ouro, prêmio dado ao maior artilheiro da temporada européia - sendo superado apenas pelo habilidoso italiano Francesco Totti, da tradicionalíssima Roma, por um ponto (as regras de pontuação por gols marcados variam de país a país por nível de competitividade).

Mas Afonso não parou por aí. Encheu os olhos do treinador Dunga e este o convocou para alguns amistosos e para a Copa América de 2007 com a Seleção Brasileira. Logo conquistou o título da competição e entrou para o rol dos jogadores vencedores com a equipe nacional - apesar de ter tido uma participação discreta.

E, achando pouco ainda, o centroavante brasileiro queria mais. Nesse fim de semana desbancou, nada mais, nada menos, que dois nomes que são mitos do futebol mundial: Johan Cruijff e Marco Van Basten. Na partida entre seu clube e o Heracles Almelo, pelo Campeonato Holandês, nesse domingo, Afonso marcou simplesmente 7 dos 9 gols na goleada imposta por 9 a 0. Os dois ex-craques holandeses haviam marcado 6 vezes anos atrás, tornando-se, até este fim de semana, em dois dos maiores artilheiros de uma partida só na história do futebol holandês. Cruijff marcou seus 6 tentos ainda no começo da carreira, em um jogo do Ajax na temporada 70/71; já Van Basten chegou à mesma marca diante do Sparta na temporada 85/86.

Com os sete gols, Afonso, além de se tornar o maior artilheiro de uma única partida pelo Campeonato Holandês na história, já é vice-goleador do torneio da temporada 2007/2008, sendo superado somente por Klaus Jan-Huntelaar, centroavante do Ajax, que fez 9 até agora.

Do país do futebol, mais um brasileiro que entra para a história. Abaixo, alguns dados da carreira de Afonso Alves.

*Nome: Afonso Alves Martins Júnior
*Nascimento: 30 de janeiro de 1981
*Naturalidade: Belo Horizonte/MG
*Altura: 1,85m
*Peso: 77kg
*Posição: atacante

*Carreira: Atlético/MG (2001), Örgryte IS/SUE (2002/2003), Malmö FF/SUE, (2004/2005/2006), Heerenveen/HOL (desde Junho de 2006).

*Seleção Brasileira: Principal (2007), SUB-20 (2000), SUB-17 (1997)

*Títulos: Campeão Mineiro Infantil (1995) – Atlético/MG, Campeão Mineiro Juvenil (1997 e 1998) – Atlético/MG, Campeão Mineiro Júnior (2000) – Atlético/MG, Campeão Sueco (2004) – Malmö FF e Copa América (2007) - Seleção Brasileira.

*Prêmios: Ganhador do Troféu “Bola do Ouro” (2004), promovido pelos jornalistas locais, por ter sido o melhor jogador do Campeonato Sueco na temporada; artilheiro do Campeonato Holandês e da Europa em 2007 (34 gols); eleito o melhor jogador do Campeonato Holandês da temporada de 2007.

Foto: voetbalzone.nl

Nenhum comentário: