domingo, 7 de outubro de 2007

O IMPEDIMENTO


Configuração do impedimento: entre o atacante e o gol, menos de dois adversários

Quem nunca ficou ensandecido com o árbitro depois daquele gol anulado de seu time? Justamente quando seu atacante recebe a bola cara-a-cara com a trave só tendo um adversário pela frente? Pois é, esse é o indigesto impedimento, criado justamente para evitar que um, ou mais atacantes permaneçam em frente ao gol do adversário, esperando pela bola, sem participar ativamente da partida.

O impedimento faz parte da regra 11 das 17 que rege o futebol. A lei do impedimento foi criada no ano de 1863, no advento da criação do Campeonato da Grã-Bretanha (primeiro torneio da história), quando foram feitos os primeiros regulamentos oficiais do esporte. À época, a regra dizia que um atacante, para não estar em posição de impedimento, teria que ter, ao menos, quatro jogadores entre ele e o gol adversário. A primeira alteração aconteceu em 1866, quando o número de oponentes entre o atacante e a meta rival caiu para três. A segunda mudança aconteceu em 1907, quando a infração só poderia ser marcada se o atleta estivesse na outra metade do campo (válida até hoje). Por fim, em 1925, a regra definitiva e mantida até os dias atuais: a quantidade de jogadores a frente do atacante diminuiu de três para dois.

Essas alterações tinham o intuito de incrementar o dinamismo da partida. Os confrontos acabaram ficando mais movimentados e a quantidade de gols aumentou consideravelmente. A seguir vamos entender melhor como funciona a Lei do Impedimento:

* Posição de impedimento - Segundo a regra nº 11, um jogador está em posição de impedimento se "ele estiver mais perto da linha do gol do adversário do que ambos a bola e o penúltimo homem do time adversário, a não ser que ele esteja em seu próprio campo". Um jogador na mesma linha (tronco e membros superiores) do penúltimo homem do time adversário é considerado em posição regular. Note na figura acima que o último dos dois defensores pode ser tanto o goleiro e outro defensor, quanto dois defensores de linha. Zagueiro dentro do gol não é considerado dentro do campo, pois o jogador fora das 4 linhas não é considerado participante do jogo. Vale lembrar que a posição de impedimento é determinada quando a bola é tocada/jogada por um jogador do mesmo time, ou seja, se tocada pelo adversário descaracteriza-se a posição irregular.

* Punição do impedimento - A punição para uma infração de impedimento é um tiro livre indireto para o time adversário, de onde a marcação ocorreu.

O árbitro do jogo depende muito de seu assistente, que mantém sua posição de acordo com o penúltimo homem da defesa na maioria dos casos. Já a tarefa do assistente em relação ao impedimento pode ser difícil, já que ele precisa acompanhar ataques e contra-ataques, considerar quais jogadores estão em posição de impedimento quando a bola é tocada/lançada e então determinar se os jogadores posicionados no ataque tornam-se impedidos na jogada. O risco de falso julgamento é aumentado pelo efeito da visão do jogo ou do posicionamento de árbitros e assistentes, que ocorre quando a distância entre o jogador de ataque e o assistente é muito diferente daquela para o oponente, ou o bandeirinha não está em linha com o defensor. A dificuldade da arbitragem em marcar o impedimento é freqüentemente execrada pelos espectadores e entendida como "fraude" ou "roubo" em várias ocasiões.

Vale lembrar que em arremessos manuais, os laterais, a posição de impedimento inexiste. Portanto, contradizendo um famoso comentarista de arbitragem de TV, a regra nem sempre é clara.

Um comentário:

Mc Marcio disse...

Uma das piores regras criadas no futebol. Se existe onze contra onze e óbvio que todos podem ser marcados . se por algum motivo ouver expulsão de algum jogador de um time resta evitar faltas e motivos para que isso não aconteça. Discordo eternamente