quinta-feira, 4 de outubro de 2007

OS PRIMEIROS CAMPEONATOS

Wanderers FC: primeiro clube campeão de um torneio na história do futebol (1872)


São Paulo Athletic Club, o primeiro campeão da história do Brasil (1902)


Criou-se o futebol. E nele viu-se a necessidade dos torcedores de presenciarem uma disputa pelo título de melhor equipe de uma determinada região. Com o esporte ainda engatinhando, o que se viam eram simples amistosos marcados entre as equipes até então existentes se exibindo ao público.
Já com o futebol se desenvolvendo no Reino Unido, certa vez, a FA, Football Association (Federação Inglesa de Futebol), notou a necessidade de se por em prática uma disputa entre os times para que se conhecesse a força maior da época na região. A entidade foi fundada em 1863 e é a mais antiga do planeta.
O primeiro campeonato oficial de clubes do mundo da história foi realizado entre 1871/72: a FA Cup (Football Association Challenge Cup), uma espécie de Copa da Inglaterra, cujo campeão foi o Wanderers FC. Nesta primeira temporada, os times envolvidos eram: Barnes FC, Civil Service FC, Harrow Chequers FC, Wanderers FC, Royal Engineers AFC, Reigate Priory FC, Upton Park FC, Clapham Rovers FC, Queen's Park FC (não confundir com o Queen's Park Rangers FC), Marlow FC, Maidenhead United FC, Donington School FC, Crystal Palace FC (que não é o atual Crystal Palace, apesar do mesmo nome) e Hitchin FC. Detalhe para o fato de que o torneio é realizado até os dias de hoje.
A formação do clube vencedor contava com: Reginald Welch (goleiro), Edgar Lubbock (zagueiro), Albert Thompson (meia), Charles Alcock (atacante), Edward Bowen (atacante), Alexander Boson (atacante), Morton Betts (atacante), William Crake (atacante), Thomas Hooman (atacante), Robert Vidal (atacante) e Charles Wollaston (atacante). Notem que os times, à época, eram predominantemente ofensivos. A partida final foi contra o Royal Engineers e vencida por 1 a 0 - gol de Betts aos 15 minutos de jogo.
Por fim, no nosso país, o Campeonato Paulista de Futebol foi o primeiro torneio organizado. Disputado desde 1902 ainda com o nome de Liga Paulista de Football, representou o legado que Charles Miller, o pai do futebol no Brasil, deixou e que se tornou esporte nacional. Em sua primeira edição havia 10 equipes, todas da capital, disputando o título. Sagrou-se campeão o São Paulo Athletic Club, justamente o primeiro clube de futebol fundado no país, cujo artilheiro da competição, nada mais nada menos que o próprio Charles Miller, com 10 gols, pertencia ao seu quadro de atletas.


1ª Foto: historiafutbolu.fm.interia.pl 
2ª Foto: independentenet.com.br







Um comentário:

Darcio Cardoso disse...

Gostaria que me passasse se possivel o referencial bibliográfico que escreveu este texto, pois estou precisando de informações para concluir um artigo sobre futebol, meu e-mail é: darciocardosodematos@hotamil.com
Muito obrigado, aguardo sua resposta.
Abraços