De antemão gostaria de agradecer a todos que participaram da primeira enquete do blog nessas 2 semanas em que ele está no ar. A primeira pergunta foi sobre o autor do primeiro gol da história das Copas do Mundo e as opções eram 4: o brasileiro Leônidas da Silva, o argentino Guillermo Stábile, o francês Lucien Laurent e o sueco Tore Keller. Ao todo, votaram 34 pessoas e o resultado foi o seguinte:
* Lucien Laurent – 18 votos (55%)
* Tore Keller – 07 votos (20%)
* Leônidas da Silva – 05 votos (14%)
* Guillermo Stábile – 04 votos (11%)
A maioria dos votantes acertou a resposta. O primeiro gol da história dos mundiais foi marcado pelo francês Lucien Laurent, em 1930 (obviamente) no Uruguai, na partida entre França e México, que terminou 4 a 1 para os franceses. O lance histórico aconteceu aos 19 minutos do primeiro tempo, depois que Laurent – curiosamente meio-campo e não atacante, como seria comum – avançou pela esquerda, recebeu o passe e entrou em diagonal na grande área para fazer o gol nº 1 da história das Copas do Mundo.
Como curiosidade, os demais tiveram os seguintes marcos na história:
*Tore Keller - mais velho jogador a marcar 3 gols em uma partida de Copa (aos 33 anos, em 1938, na vitória da Suécia por 8 a 0 diante de Cuba).
*Guillermo Stábile - primeiro artilheiro da história das Copas (8 gols em 1930).
Nascido em Saint-Maur-des-Fossés, nos arredores de Paris, na data de 10 dezembro de 1907, Laurent iniciou sua carreira aos 14 anos no time amador do Cercle Athlétique de Paris, onde ficou até 1932. Ainda atuou por Sochaux, Club Français, FC Mulhouse, Stade Rennais, Strasbourg, Toulouse e, por fim, Besançon Racing Club, onde encerrou a carreira em 1946, aos 39 anos.
Antes de se aposentar do futebol, Laurent ainda defendeu outra frente de batalha, mas a do exército nacional. Convocado pelas Forças Armadas francesas, em 1939, largou o esporte momentaneamente e foi lutar na Segunda Guerra Mundial, onde foi preso por tropas alemãs. Foi libertado em 1943, quando prosseguiu sua carreira de atleta juntado-se ao seu último clube, o Besançon RC.
Após pendurar as chuteiras, o ex-meia atuou como técnico de categorias de base de times franceses. Ainda foi o único membro da equipe de 1930 vivo a realizar o sonho de ver sua França campeã do mundo, em 1998. Morreu em Besançon, em 11 de abril de 2005, aos 97 anos, de causas naturais.
Foto 1: arquivo pessoal
Foto 2: Hinduon Net
Foto 3: Saint Maur Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário