domingo, 21 de outubro de 2007

RESPOSTA AO LEITOR




Jocelyn Angloma, Pedro Ribeiro de Lima e Massimo Agostino: recordes de longevidade no futebol atual



O leitor Sílvio Sales perguntou-me, através dos comentários, qual jogador mais velho a vestir a camisa de uma seleção nacional e qual o mais veterano atleta na atualidade.

Primeiro gostaria de agradecer a participação do amigo internauta. Quanto às respostas, pelo que entendi, a primeira é clara, mas a segunda remete-me a responder qual jogador, de clube ou seleção, que está atuando com mais idade até o momento.

O atleta mais velho a vestir a camisa de uma seleção foi MacDonald Taylor, defensor das Ilhas Virgens, uma pequena nação da América Central. Taylor, nascido em 1957, entrou em campo na data de 31 de março de 2004 aos 46 anos e 180 dias de vida para enfrentar outro pequeno território centro-americano, St. Kitty & Nevis, em partida válida pelas Eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo de 2006. Apesar de jogar em casa, a equipe de Taylor foi goleada pelo placar de 4 a 0.

Já o jogador profissional mais velho ainda em atividade é o folclórico paraibano Pedro Ribeiro de Lima (segunda foto), atacante/presidente do Perilima, clube da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. Aos 58 anos de idade, ele ainda se acha em condições de atuar normalmente.

Mas em se tratando de jogador que não tem vínculo diretivo com a equipe, o recordista mundial da atualidade é o atacante italiano Massimo Agostino (terceiro em pé da esquerda para a direita na terceira foto), ex-Milan, Parma e Napoli, que aos 43 anos ainda faz seus gols com a camisa do Muratta, do principado europeu de San Marino. Como curiosidade, o experiente zagueiro brasileiro Aldair, seu companheiro dos tempos de Roma, aos 41, também faz parte dos quadros do clube sanmarinense.

Por fim, o mais veterano atleta da atualidade a vestir a camisa de um selecionado nacional é o lateral-direito francês Jocelyn Angloma (primeira foto), que atuou por Guadalupe (por não ser uma nação filiada à FIFA, Angloma, que já jogou pela seleção francesa, pode atuar sem problemas pelo pequeno país caribenho) - seu país de origem -, aos 42 anos, na Copa Ouro da CONCACAF deste ano, diante da seleção do México na derrota por 1 a 0 em 21 de junho.

Espero ter acabado com sua curiosidade, caro Sílvio. Mais uma vez obrigado e participe sempre!


Foto 1: typepad.com
Foto 2: junior.te.pt
Foto 3: Uefa.com

Nenhum comentário: