quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O TIGRE DE AÇO ESTÁ PRONTO PARA ATACAR EM 2008




O "Tigre de Aço" Ipatinga: novo integrante da Série A brasileira




A Série A do Campeonato Brasileiro terá um novo participante no ano de 2008. Além dos "veteranos" Coritiba, Portuguesa e Vitória, o caçula da elite nacional é o Ipatinga, de Minas Gerais, que conquistou na noite desta terça-feira sua classificação na Segunda Divisão.

O "Tigre" do Vale do Aço mineiro é um grande exemplo de planejamento a médio prazo, de sucesso meteórico e de organização. Com apenas 9 anos de idade, o Ipatinga hoje é visto com bastante respeito não só pelas equipes conterrâneas, mas por vários clubes tradicionais do Brasil.

Corria o ano de 1998. O ex-jogador de Cruzeiro e Atlético/MG Itair Machado, então empresário, teve a idéia de criar o projeto "Ipatinga Futebol Clube", a fim de que a cidade de mesmo nome, grande produtora de aço, tivesse um clube que a representasse dignamente no cenário futebolístico. Itair, que era parceiro do Social Futebol Clube da vizinha Coronel Fabriciano, buscou parceiros na região. Encontrou Gercy Mathias, até então presidente do Novo Cruzeiro Futebol Clube, time amador de Ipatinga; Cosme Mattos, desportista da cidade; o médico Ronaldo de Souza, um apaixonado por futebol; e o então prefeito ipatinguense Chico Ferramenta. A partir daí concentraram esforços na profissionalização do Novo Cruzeiro. Então, em 21 de maio de 1998, após seu registro na Federação Mineira de Futebol, surgia o Ipatinga Futebol Clube, que mandaria seus jogos no estádio Ipatingão.

No ano de sua criação, o "Tigre" disputou a Segunda Divisão mineira e logo começou a colher os frutos do sucesso: sagrou-se vice-campeão da competição. Em 1999, mais um vice-campeonato, que dessa vez rendeu ao time do Vale do Aço o acesso à divisão principal do estado. Após 3 anos se estruturando e com participações discretas, o Ipatinga começou a dar seu salto de qualidade ao ser vice-campeão novamente, mas do Campeonato Mineiro. Com isso participou de seu primeiro torneio nacional: a Copa do Brasil de 2000.

O primeiro título veio apenas em 2004, com a Taça de Minas Gerais. Porém, a maior glória do jovem clube ocorreu em 2005 com o título mineiro em cima do poderoso Cruzeiro, em pleno Mineirão. Nos anos seguintes mais outros bons resultados: chegada à semifinal da Copa do Brasil e o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2006 e finalmente, em 2007, para a Série A, após a vitória de 3 a 2 sobre o Marília.

A expectativa para 2007 é muito boa, visto a crescente do time mineiro com o passar dos anos. Uma grande mostra de que com um bom planejamento e administração competente o sucesso é líquido e certo.

Abaixo, dados do "Tigre de Aço", o caçula da primeira divisão do Campeonato Brasileiro:


* IPATINGA FUTEBOL CLUBE

> Fundação: 21 de maio de 1998.

> Presidente: Itair Machado de Souza.

> Estádio: Ipatingão (24.500 pessoas).

> Apelido: Tigre de Aço.

> Mascote: Tigre.

> Títulos (5): Interior de Minas Gerais (3 - 2000, 2005 e 2006), Taça de Minas Gerais (2004), Campeonato Mineiro (2005).



Escudo: arquivo pessoal
Fotos: Site oficial do Ipatinga FC

Um comentário:

Fernando Amaral disse...

Você está a cada dia melhor... Parabéns!