quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

BRASILEIRÃO SÉRIE A: DO CÉU AO INFERNO







Brasileirão 2007: fábula para uns, pesadelo para outros





Acabou-se mais uma edição do Campeonato Brasileiro da Série A neste domingo com sensações bem distintas para alguns clubes. De um lado o São Paulo, que conquistou seu quinto título; o Santos, vice-campeão e que já vem brigando entre os melhores há alguns anos; o Flamengo, que surpreendeu a tudo e a todos com sua arrancada fulminante rumo ao 3º posto e à Libertadores; e o Cruzeiro, que mostrou uma sobrevida quando todos já o haviam desenganado e juntou-se aos outros três na maior competição sul-americana. Por outro lado, levou do céu ao inferno os times do Juventude, Paraná, Corinthians e América/RN, principalmente desses dois últimos, que caíram para a Segunda Divisão.

O Campeonato Brasileiro de futebol teve seu início oficial em 1971. Antes havia apenas a Taça Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil, uma espécie de precursora da atual Copa do Brasil. O Brasileirão, como é mais conhecido, define os representantes brasileiros nas competições sul-americanas ao lado da Copa do Brasl, cujo campeão também representa o país na Taça Libertadores.

A fórmula atual conta com 20 times que disputam os jogos em turno e returno em pontos corridos. Do campeão ao 4º colocado (ou 5º, caso o campeão da Copa do Brasil esteja entre os 4 primeiros) estão as vagas na Libertadores. Já do 5º ao 11º (6º ao 12º no mesmo caso anterior) ficam as vagas para a Copa Sul-Americana. Já os 4 últimos (17º ao 20º lugar) caem para a Série B.

Porém, o que mais chamou atenção nesse campeonato de 2007, além do rebaixamento do tradicional Corinthians, foi a pífia participação do América de Natal. O time natalense, que havia acabado de ascender da Segundona no ano anterior, voltou para a divisão inferior com todos os méritos. Como todo time brasileiro que se preze, um misto de incompetência na administração, falta de estrutura, interesses alheios que não o futebol e contratações totalmente equivocadas fizeram com que o alvi-rubro potiguar entrasse para a história do futebol mundial, mas de forma negativa. Com apenas 17 pontos em 114 possíveis - e um horrendo aproveitamento de pouco mais de 14% - o clube americano conseguiu fazer a pior campanha da história de um time em um campeonato nacional em todo o mundo.

O feito vale para países que usam o sistema de pontos corridos na fórmula de seu certame e pelo aproveitamento, dado que os torneios têm número variados de participantes. Times da qualidade do Olympique L'Emyrne, de Madagascar, do Port Vila Sharks, de Vanuatu, entre outros, chegaram bem próximos do vexame, mas todos conseguiram superar a marca dos 15% de proveito.

Corinthians e América/RN têm histórias bem semelhantes de céu e inferno nos últimos tempos. O primeiro foi campeão bem recentemente, em 2005, com a mal fadada parceria com a MSI. Dois anos depois se vê no fundo do precipício - páginas policiais, noticiários, má gestão e falcatruas resultaram na queda corinthiana à Série B. Já o segundo teve uma ascensão meteórica da Série C à A também em 2 anos. Porém, a campanha lastimável de 2007 pode ter apagado a boa lembrança das últimas temporadas aos potiguares.

Em uma publicação futura veremos a história do Campeonato Brasileiro da Série A, seus dados e curiosidades. Abaixo, os números das fracas campanhas de paulistas e norte-riograndenses, que resultou no pior retrospecto de um clube em campeonatos nacionais de pontos corridos da história do futebol.


* CORINTHIANS/SP: (44 pontos) 38 jogos - 10 vitórias, 14 empates e 14 derrotas; 40 gols marcados, 50 gols sofridos e saldo de -10; aproveitamento de 38,59%.

* AMÉRICA/RN: (17 pontos) 38 jogos - 4 vitórias, 5 empates e 29 derrotas; 24 gols marcados, 80 gols sofridos e saldo de -56; aproveitamento de 14,96%.



Imagens: Arquivo pessoal
Fotos: UOL Esportes

Nenhum comentário: