sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

VOCÊ CONHECE... O SEPAHAN FC?



Sepahan FC: no Irã ainda tem quem não pense apenas em religião




É difícil imaginar que no mundo árabe exista alguém que não seja tão radical no quesito religião. Mas, por incrível que pareça, há sim pessoas que conseguem conciliar os mandamento do Corão (livro sagrado dos mulçumanos) com o esporte. Num país marcado historicamente por guerras, princpalmente de cunho religioso, como o Irã há espaço para a prática do bom futebol. E ano após ano isso vem sendo demonstrado com a evolução da seleção iraniana e dos clubes locais nas competições internacionais.

Com o advento do Mundial de Clubes da FIFA, realizado no Japão, muitos passaram a conhecer o Sepahan F.C., que até fez uma honrosa participação no torneio chegando à segunda fase, depois de passar pelo neo-zelandês Waitakere e cair diante dos japoneses do Urawa Reds. O Foolad Mobarakeh Sepahan Football Club, da cidade de Esfahan, foi fundado em 1953, e tem esse nome extenso devido a um de seus atuais parceiros - a Mobarakeh Steel Co., grande empresa do ramo de aço na região. Seu estádio, o Naghsh-e-Jahan Stadium, tem capacidade para 50 mil pessoas e é um dos mais modernos do país.

O clube originou-se dos extintos Shahin Esfahan e Shahin F.C., da capital Teerã. Porém, em 1967, por divergências entre as administrações de ambos os clubes, o time de Esfahan cessou suas atividades. O nome, então, foi mudado para Sepahan e até 1993 disputou as ligas locais da cidade, quando a equipe auri-negra foi comprada por uma grande fábrica de cimentos da região e profissionalizou-se. Daí passou a participar da Azadegan League, equivalente à segunda divisão nacional até 2000. No mesmo ano acrescentou "Foolad Mobarakeh" ao seu nome por causa da aquisição da empresa homônima de seu proprietário já citada do ramo metalúrgico e já disputava a Iran Premier League, a divisão principal do futebol iraniano. Na primeira temporada (2001/02) entre os clubes da primeira divisão chegou em um honroso 9º lugar. Mas com o apoio e a boa estrutura oferecida pela empresa que administrava a equipe não demorou muito para a conquista do primeiro título nacional: na temporada seguinte entrou para a história do futebol iraniano ao se tornar a primeira equipe fora de Teerã a levantar o troféu de campeão do país - o único em sua pequena trajetória.

Além da Iran Premier League o Sepahan disputa também a Hazfi Cup, o torneio equivalente à nossa Copa do Brasil. Nessa competição o time de Esfahan foi mais feliz: foram 3 títulos ao todo. Em nível internacional o time já participou da Liga dos Campeões da Ásia, onde é o atual vice-campeão, da Copa do Golfo (atual 5º colocado) e recentemente foi elimiando do Mundial de Clubes da FIFA de 2007, como já citado anteriormente.

O "time do aço", como é conhecido, ainda está longe de ser uma grande potência futebolística, mas já demonstra sinais de claro desenvolvimento. Conta com um clube B na Azadegan League, o Foolad Sepahan Novin F.C, que funciona como uma espécie de laboratório para os jovens jogadores. Assim, o Sepahan já consegue ceder jogadores para as seleções de seus países, como a Nigéria, a Armênia, o Iraque, a Geórgia, a Eslováquia e, obviamente, o Irã. No Hall da Fama da equipe estão atletas pouco conhecidos do mundo da bola, mas que contribuiram bastante para o salto qualitativo do grupo, que há poucos anos ainda disputava ligas amadoras. Nomes como os dos armênios Levon Stepanyan e Armenak Petrosyan, do eslovaco Kamil Susko e dos conterrâneos Ahmad Reza Abedzadeh, Ali Shojaei, Rasoul Kathibi, entre outros. Na equipe atual podemos citar como jogadores com algum destaque os zagueiros Jaba Mujiri (Geórgia) e Mohsen Bengar, os meias Moharram Navidkia (capitão) e Abdul-Wahab Abu Al-Hail (Iraque) e os atacantes Mahmoud Karimi e Kabir Bello (Nigéria).

Um brasileiro já esteve no comando técnico do clube: o carioca Édson Tavares, que treinou clubes pequenos do Brasil e tem sua carreira quase inteira no oriente, foi o treinador na temporada 2005/06 e conseguiu um título da Copa do Irã (Hazfi Cup) e o 7º lugar no campeonato nacional.

Abaixo, dados e estatísticas do Sepahan FC:


FOOLAD MUBARAKEH SEPAHAN FOOTBALL CLUB (em persa: باشگاه فوتبال سپاهان)

* Fundação: 1953.

* Presidente: Mohammad Reza Saket.

* Uniformes: camisas douradas com listras verticais pretas abaixo das mangas, calções pretos e meiões dourados (uniforme principal); e camisas brancas, calções amarelos e meiões brancos (2º uniforme).

* Títulos (4): Iran Premier League (2002/03), Hazfi Cup (2004, 2006 e 2007).

* Maior artilheiro: Rasoul Kathibi (32 gols - desde a profissionalização da equipe em 1993).

* Jogador que mais vezes atuou: Moharram Navidkia (146 vezes).



Escudo: arquivo pessoal
Foto: Fars News Agency

Um comentário:

Jorge Januario disse...

Bela história tem essse clube.
Fico feliz. Pois estará recebendo em seu plantel um brasileiro pouco conhecido no Brasil. O meio atacante Fabio Januario. Mas que ja fez sua história no futebol Portugues e Iraniano pelo Foolad clube de Awhaz e Esteglal de Teehrã. Onde foi campeão na epoca 2008/2009. Ficando em terceiro na epoca 2009/2010.