domingo, 16 de dezembro de 2007

ELES ENTRARAM PARA A HISTÓRIA






Milan, Dida e Cafu: eles entraram para a história



O Milan acabou de se sagrar campeão mundial de clubes neste domingo ao bater os argentinos do Boca Juniors, em Yokohama, no Japão, pelo placar de 4 a 2. A partida foi um show à parte do brasileiro Kaka, que cada vez mais solidifica sua posição de favorito ao título de melhor jogador do ano para a FIFA. Em paralelo à grande partida do meia, essa partida teve vários fatores para entrar na história. Vejamos.

Após o apito final do árbitro, o time italiano entrou para a história do futebol como sendo o primeiro tetracampeão mundial de clubes (a despeito da FIFA, que cometeu a insensatez de não considerar os títulos até 2003 - com exceção de 2000 - do Mundial Interclubes). Antes havia levado os troféus de 1969, 1989 e 1990. Com a conquista, o clube italiano também consolidou-se como o "rei das copas", visto que este foi o 18º título internacional de sua história, e que acabou desbancando o próprio Boca, que continuou com seus 17 triunfos.

Tal feito também serviu para os atletas, principalmente dois brasileiros em especial. Dida e Cafu foram os primeiros jogadores da história a se sagrarem campeões mundiais por clubes de continentes diferentes. O primeiro foi o goleiro do título do Corinthians na edição do torneio em 2000; já o segundo fazia parte do elenco do São Paulo campeão do mundo em 1992 e 1993.

Aliás, o veterano lateral, de 37 anos, está se especializando em contabilizar marcas históricas. Anteriormente já havia se tornado o jogador que mais vestiu a camisa da Seleção Brasileira (123 vezes) e o único a estar presente em 3 finais consecutivas de Copas do Mundo (1994, 1998 e 2002).

O mundo reverencia os grandes campeões mundiais Milan, Dida e Cafu! Parabéns!



Foto 1: UOL Esporte
Foto2: AP
Foto 3: Sport-Heroes.net
Foto 4: Goal.com
Foto 5: Tripod

Nenhum comentário: