quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

OS MELHORES DO MUNDO




Kaká, Marta e Buru: eles são os melhores do mundo





Antes de mais nada peço perdão pelo grande espaço de tempo sem publicar nada aqui no blog. Mas digo que foi por alguns problemas de ordem técnica. Vamos em frente agora!

O futebol brasileiro viveu uma noite de gala na última segunda-feira. Coroando um ótimo ano com as conquistas da Copa América no futebol masculino de campo, com o vice mundial e a medalha do Pan-americano, no feminino, e a Copa do Mundo de Futebol de Areia, Kaká, Marta e Buru roubaram a cena na sede da FIFA, na Suíça.

Pela primeira vez na história da premiação de melhor jogador do mundo, os três vencedores são de um mesmo país. No futebol de campo masculino, Kaká encantou o mundo da bola com suas atuações exuberantes pelo Milan campeão europeu e mundial e pela Seleção Brasileira; a alagoana de Dois Riachos Marta também encheu os olhos de todo o mundo com suas grandes jogadas no Pan do Rio de Janeiro, na Copa do Mundo da China e pelo seu clube, o sueco Ümea; já Buru foi o rei das areias em todas as competições que disputou com a Seleção Brasileira, notadamente o campeonato mundial.

O prêmio da FIFA de melhor jogador de futebol de campo do mundo acontece desde 1991 para o futebol masculino. O primeiro vencedor foi o ex-meia/líbero alemão Lothar Matthäus. Já para as mulheres a premiação foi instituída em 2001, com a norte-americana Mia Hamm vencendo a disputa. A votação tem a participação de treinadores e capitães de todas as seleções filiadas à entidade, observando-se que cada votante não pode escolher um jogador de sua equipe. Exemplo: Dunga e Lúcio não poderiam ter votado em Kaká, assim como Felipão e Simão Sabrosa não tinham permissão para escolher Cristiano Ronaldo. O sistema de votação ainda determina que um treinador terá 3 votos com pesos de, respectivamente, cinco, três e um pontos, sendo proclamado o melhor jogador, obviamente, aquele que tiver mais pontos somados.

Apenas 3 jogadores conseguiram o feito de serem aclamados 3 vezes melhor jogador do mundo: o meia francês Zinedine Zidane (1998, 2000 e 2003), o atacante brasileiro Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e a meio-campista alemã Birgit Prinz (2003, 2004 e 2005) - esta última a única que venceu as três de forma seguida. O mais novo a conquistar o feito foi o brasileiro Ronaldo, em 1996, com apenas 20 anos. Já o mais velho foi o zagueiro italiano Fabio Cannavarro, em 2006, com 33 anos. Entre todas a vitória mais "acachapante" aconteceu na edição de 2005, quando o meia-atacante brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, superou o também meia Frank Lampard, da Inglaterra, com uma diferença de 650 votos (956 a 306). Outro detalhe interessante foi o fato de Marta ter sido a única atleta da história (em ambos os sexos) a ser eleita a melhor do planeta sem ter conquistado a Copa do Mundo no mesmo ano.

Em nivel de país, o Brasil também é o grande vencedor no lado masculino: 8 prêmios. Seguido da França com 3 e a Itália com 2. Pelas mulheres quem lidera é a Alemanha (leia-se Birgit Prinz) com 3 troféus, seguida por EUA (Mia Hamm) e Brasil (Marta) com 2 cada.

Abaixo, todos os vencedores do prêmio de melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA ao longo dos anos - masculino e feminino nessa ordem.


* CONQUISTAS POR JOGADOR(A):

1991: Lotthar Matthäus (meia - Alemanha).

1992: Marco Van Basten (atacante - Holanda).

1993: Roberto Baggio (meia - Itália).

1994: Romário (atacante - Brasil).

1995: George Weah (atacante - Libéria).

1996: Ronaldo (atacante - Brasil).

1997: Ronaldo (atacante - Brasil).

1998: Zinedine Zidane (meia - França).

1999: Rivaldo (meia - Brasil).

2000: Zinedine Zidane (meia - França).

2001: Luís Figo (meia - Portugal) e Mia Hamm (atacante - EUA).

2002: Ronaldo (atacante - Brasil) e Mia Hamm (atacante - EUA).

2003: Zinedine Zidane (meia - França) e Birgit Prinz (atacante - Alemanha).

2004: Ronaldinho Gaúcho (meia - Brasil) e Birgit Prinz (atacante - Alemanha).

2005: Ronaldinho Gaúcho (meia - Brasil) e Birgit Prinz (atacante - Alemanha).

2006: Fabio Cannavarro (zagueiro - Itália) e Marta (meia - Brasil).

2007: Kaká (meia - Brasil) e Marta (meia - Brasil).


* CONQUISTAS POR PAÍS:

Masculino: Brasil (8), França (3), Itália (2), Portugual/Holanda/Libéria/Alemanha (1).

Feminino: Alemanha (3), EUA/Brasil (2).




Fotos 1 e 2: UOL Esporte
Foto 3: Governo do Estado do ES

Nenhum comentário: