segunda-feira, 17 de março de 2008

ATITUDE LAMENTÁVEL


TVU Esporte: informação para todos os públicos chega ao fim



De volta ao batente depois de um longo período e antes de começar a falar dos locais por onde passei no último mês, hoje vou falar de um assunto um pouco diferente do que é tratado aqui no blog e que me deixou profundamente chateado (e revoltado ao mesmo tempo), mas que não deixa de ser uma parte da história do futebol potiguar. Nessa semana foi anunciado o fim do programa TVU Esporte, informativo esportivo de grande repercussão na mídia norte-riograndense e dono de uma das maiores (se não a maior) audiências da TV Universitária.

A TVU, emissora estatal sem fins lucrativos que pertence à Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), segundo o que sempre prezou divulgar, “se volta para a sociedade, procurando atender aos interesses do telespectador”. Entretanto não foi o que fez recentemente. O esporte faz parte da cultura humana desde os tempos mais remotos.

Ao encerrar a passagem de um programa cuja audiência era maciça e fiel, a atual diretoria da TV Universitária foi de encontro ao que tanto preconiza. Com essa atitude irresponsável a direção tirou do telespectador um assunto de seu inteiro interesse, além de ter deixado de lado, principalmente, os desportistas amadores, que viam no informativo semanal um meio de divulgar seus torneios, atletas, feitos e histórias. Mais um desencontro com o que a instituição se autointitula, pois não leva conhecimento à sociedade sobre os esportes menos divulgados e ainda amadores em nosso estado. E levar conhecimento, ao meu ver, é um dos principais papéis de uma emissora de televisão. Sem falar na chance que tira dos estudantes de jornalismo e radialismo da UFRN de poder colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, e na oportunidade que arranca de colocar na vitrine do mercado futuros grandes profissionais do meio.

O TVU Esporte, que ficou no ar por quase 12 anos capitaneado pelos excelentes jornalistas Fernando Amaral e Lupércio Luiz (este último deixou de integrar a equipe em 2006), revelou muitos talentos para o jornalismo (esportivo ou não). Eu, apesar de hoje não seguir na carreira jornalística, tive o imenso prazer de trabalhar no programa como repórter (na foto ao lado dos apresentadores Luiza Gabriela e Fernando Amaral) durante o ano de 2003 e digo que foi uma experiência fantástica quando cobria desde os grandes clássicos do futebol local e jogos do Campeonato Brasileiro de futebol, até os eventos esportivos de menor apelo popular e amadores – bastante apreciados pelo público. Enfim, foi um grande aprendizado. Trabalhar no TVU Esporte foi vivenciar o lado bom e ruim da profissão. Foi sofrer com a mínima estrutura que um órgão estatal nos proporciona e a pressão pelo bom resultado, mas, por outro lado, foi ficar imensamente feliz com o sentimento do dever cumprido quando via um trabalho próprio surtir efeito e ser reconhecido, apesar de todas as dificuldades.

Retirar da grade de programação um programa que levava do mais humilde ao mais abastado telespectador todos os detalhes dos eventos desportivos potiguares foi de uma insensibilidade sem fim e de um desconhecimento absurdo total de mercado da atual gestão da TVU, uma TV que eu sempre tive um imenso carinho desde que entrei no curso de Comunicação Social.

Fica aqui meu total repúdio a essa atitude lamentável da diretoria da TV Universitária, que conta com grandes profissionais na frente e atrás das câmeras, mas que demonstra ter uma direção nem um pouco sensibilizada com os anseios da sociedade, os interesses do telespectador e com a história do desporto potiguar.


Imagem e foto: arquivo pessoal

Um comentário:

Fernando Amaral disse...

Ainda me resguardo de tecer comentários sobre a decisão da direção da TV Universitária (o farei no momento oportuno), mas não posso deixar de agradecer e dizer que me sinto honrado por ter conquistado amigos do seu quilate.

Fernando Amaral.