sexta-feira, 21 de março de 2008

CONHEÇA O ESTÁDIO I





Alvalade XXI: estádio moderno, mas que preserva a história do Sporting


Vou começar agora uma série de postagens que vão relatar os lugares por onde passei, seus estádios, seus jogadores e clubes durante minha viagem à Europa no último mês. Hoje, inicio a série com o estádio José de Alvalade, em Lisboa, onde estive entre os dias 08 e 10 de fevereiro.

Inaugurado em 10 de junho de 1956, nos terrenos da Quinta das Mouras, propriedade de José Alfredo Holtreman Roquette, o José de Alvalade (visto que era neto de Alfredo Augusto das Neves Holtreman, o Visconde de Alvalade), a princípio, era palco principalmente de eventos de ciclismo e atletismo. Roquette também era um dos fundadores do Sporting.

Entretanto foi com o futebol que o Alvalade reuniu multidões. Pertencente ao Sporting Clube de Portugal, a arena já foi palco de grandes conquistas dos Leões, como são chamados os “sportinguistas”. Mas também foi local de amargos momentos.

Projetado inicialmente para comportar cerca de 40.000 pessoas, atualmente tem sua capacidade elevada para 50.500 espectadores confortavelmente sentados. Antes o que era apenas um palco esportivo, hoje é um complexo comercial – chamado de Alvaláxia XXI - com Shopping Center, museu do Sporting, grande estacionamento no subsolo e o estádio propriamente dito. Turistas, como foi o meu caso, podem conhecê-lo por inteiro com direito a guia pagando apenas 8 euros. E vale a pena!

Esse complexo veio à tona a partir de 2003, quando o velho Alvalade passou por uma grande reformulação e ganhou assentos, placares eletrônicos, instalações de imprensa e público de última geração, um acabamento impecável que dá a impressão de que sempre está lotado e uma cobertura de encher os olhos. Tanto que a FIFA o qualificou como um estádio 5 estrelas.

A partida que reinaugurou o Alvalade XXI (nova nomenclatura do estádio) aconteceu no dia 6 de agosto de 2003, com um amistoso entre o Sporting e o Manchester United da Inglaterra. Para a festa ficar completa, os portugueses saíram vencedores por 3 a 1.

Desde então o Alvalade XXI já recebeu uma final da Copa da UEFA, em 2005 - onde o Sporting, para total infelicidade da torcida, foi derrotado pelos russos do CSKA Moscou por 3 a 1 – e 4 partidas da Eurocopa de 2004 – uma delas a semifinal entre Portugal e Holanda (vencida pelos donos da casa por 2 a 1), partida esta que recebeu o título de melhor organizada pela UEFA.

No museu do Sporting (5ª foto), que fica dentro do complexo Alvaláxia XXI, temos a oportunidade saber toda a história do Sporting Clube de Portugal. Desde os seus primeiros jogadores, seus primeiros jogos e os primeiros feitos. Na foto, a evolução do uniforme ao longo do tempo.

Na próxima publicação vou comentar sobre minha passagem pelo estádio Santiago Bernabéu e a emoção de assistir uma partida do Real Madrid (ainda mais com uma acachapante vitória de 7 a 0).



1ª foto: JPN Portugal
Demais fotos: arquivo pessoal

Um comentário:

L.F.A.C. disse...

Apenas um clube muito grande, "um dos maiores da Europa" - objectivo confeso dos fundadores - justifica uma análise com tanto detalhe de um visitante. Como Sportinguista estou grato ao autor. Nota: Existiram dois estádios de José de Alvalade. Ambos, o primeiro datado de 1956 e o segundo datado de 2003, foram, do ponto de vista do projecto, muito inovadores.