segunda-feira, 31 de março de 2008

CONHEÇA O ESTÁDIO II





Estádio Santiago Bernabéu: umas das maravilhas do esporte mundial





Se hoje temos as 7 maravilhas do mundo moderno não seria inimaginável contar com o estádio Santiago Bernabéu entre os melhores colocados. Trata-se de uma obra-prima espanhola para o futebol do mundo, uma verdadeira arena digna dos maiores espetáculos da terra. E eu tive a honra de estar presente num desses espetáculos: dia 10 de fevereiro de 2008, Real Madrid 7 X 0 Real Valladolíd - um show à altura do caro ingresso que paguei. Além do jogo pude conhecer um pouco mais da história desse gigante madrilenho, na qual contarei agora...

O estádio do Real Madrid, fundado em 27 de outubro de 1944, originalmente se chamava Estádio Chamartín e não possuía, obviamente, o atual arrojo arquitetônico do atual. Projetado pelos arquitetos Manuel Monastério, Luis Alemany e Soler Lamela, o então Chamartín foi erguido para receber cerca de 75 mil pessoas. Sua partida inaugural, no mesmo 27 de outubro de 1944, foi entre Real Madrid e Belenenses, de Portugal. Os espanhóis venceram por 3 a 1 e o atacante "merengue" Sabino Barinaga entrou para a história do estádio ao marcar seu primeiro gol.

Pelos grandes serviços prestados, Santiago Bernabéu, o presidente que transformou o Real Madrid no mega clube que é hoje, recebeu uma homenagem com seu nome dado ao estádio a partir de 1955. Além disso, a arena teve sua capacidade aumentada para 120 mil espectadores. "El Bernabéu" já foi palco de grandes confrontos, como as finais da Copa dos Campeões da Europa - atual Liga dos Campeões - de 1957 (em que os donos da casa bateram a Fiorentina por 2 a 1), de 1969 (Milan 4 X 1 Ajax) e de 1980 (Notingham Forest 1 X 0 Hamburgo), e a final da Copa do Mundo de 1982 entre Itália e Alemanha Ocidental (3 a 1 para os italianos).

Nesta mesma Copa, por motivos de segurança, a FIFA decidiu diminuir a capacidade do estádio para 90 mil pessoas, mas em 1992 autorizou o aumento para 106 mil torcedores. Finalmente, em 1998, foi batido o martelo pela UEFA e a capacidade total ficou em 80.400 pessoas confortavelmente sentadas, números esses mantidos até a atualidade.

Aliás, conforto é o que não falta nesse colosso do futebol: cerca de 30 portões dão acesso ao interior do estádio, evitando-se tumultuos como vemos normalmente nos palcos futebolísticos brasileiros. Para se ter uma idéia os portões só são liberados ao público uma hora antes da partida. Os ingressos - caros, é verdade - são marcados e os assentos numerados, todos divididos por setores. Diversos banheiros ao longo dos corredores, limpeza impecável e um organizadíssimo serviço de bar torna o Santiago Bernabéu uma verdadeira opção de lazer para toda a família. Sem falar na acústica impressionante, tanto da torcida quanto dos alto-falantes.

Como já citado, este que lhes escreve teve a feliz sensação de poder estar presente em uma partida de futebol nesse magnífico estádio. Foi no dia 10 de fevereiro deste ano, quando Real Madrid e Valladolíd se enfrentaram pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol. Pagar 40 Euros (cerca de R$ 110,00) poderia até ser questionável para um turista que se aventura pela Europa, mas, para mim, o simples fato de estar num dos maiores palcos futebolísticos do mundo não tinha preço. Contudo o melhor estava por vir...

O Real entrava em campo ovacionado pela sua torcida com Casillas; Salgado, Cannavarro, Sergio Ramos e Marcelo; Gago, Guti, Júlio Baptista e Arjen Robben; Robinho e Raúl (o atacante brasileiro viria a se machucar com 15 minutos de jogo). Já o rival Valladolíd aparecia com Asenjo; López, Sesma, García Calvo e Marcos; Borja, Rubio, Víctor, Sánchez e Vivar Dorado; Llorente. Com gols de Júlio Baptista (9'), Raúl (30 e 39'), Robben (33'), e Guti (44'), o Real Madrid foi para o intervalo com um prenúncio de uma goleada histórica. No segundo tempo, com o freio de mão puxado, os "merengues" apenas administraram e fizeram mais dois com Guti (17') e Drenthe (35'). Final: Real Madrid 7 X 0 Real Valladolíd - um espetáculo inesquecível digno de Santiago Bernabéu e do preço do ingresso.


Fotos: arquivo pessoal

Nenhum comentário: