sábado, 17 de maio de 2008

CEM ANOS. CEM DERROTAS


Seleção luxemburguesa: centenário e derrota nº 100





Distante das tradicionais seleções brasileira, argentina, italiana, alemã, entre outras grandes equipes mundiais, eis que aparece a inexpressiva seleção de Luxemburgo, na longínqüa 157ª posição do ranking mundial da FIFA (até abril de 2008). Mas o que tem de tão importante esse selecionado do país encravado na Europa entre a Bélgica, a Alemanha e a França? Veremos.

Poucos sabem, mas a Federação Luxemburguesa de Futebol (FLF) é uma das fundadoras da FIFA, a entidade que rege o futebol no mundo. Além disso possui um dado que nem a Itália e a Alemanha, as duas maiores vencedoras seleções da Europa possuem: é a equipe nacional com mais participações em Eliminatórias para a Copa do Mundo no continente - dezoito ao todo. Em 2008 completa 100 anos de fundação. Por outro lado um marco negativo consta no histórico dos D'Roud Leiwen, o apelido da seleção: as 100 derrotas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Luxemburgo é um diminuto país com apenas 2586 Km² de extensão territorial e cerca de 480 mil habitantes. Sua economia bastante estável, com inflação e desemprego possuindo índices quase nulos, baseia-se praticamente na produção de aço, borracha e de produtos químicos. Sua capital, Luxemburgo, tem aproximadamente 77 mil habitantes.

O Campeonato Luxemburguês (Nationaldivisioun), disputado desde 1910, possui 14 equipes que se enfrentam no tradicional sistema de pontos corridos. Os maiores clubes são o Dudelange, de Dudelange, o Jeunesse d´Esch, de Esch-sur-Alzette, o Spora Luxembourg, da capital Luxemburgo, o Avenir Beggen, de Beggen, e o Differdange, de Differdange. Em número de títulos o Jeunesse D'Esch é o papão nacional com 27 conquistas, seguido do Spora Luxembourg que está bem distante com apenas 11 troféus. O atual tetracampeão é o Dudelange.

Luxemburgo tenta participar de uma Copa do Mundo desde 1934 sem sucesso. Ao todo na história luxemburguesa nos campos foram apenas 2 míseras vitórias, 2 parcos empates e impressionantes 100 derrotas pelas eiliminatórias européias. Somente 50 gols a favor e uma sacola de 356 gols contra. Tamanha a inexpressividade dos D'Roud Leiwen que seu maior feito em todos os tempos foi ter desclassificado a Holanda da Eurocopa de 1964, na Espanha, em Roterdã. O atacante Kruijver Dimmer foi o herói nacional naquele dia ao marcar os dois gols da vitória luxemburguesa por 2 a 1. Além disso uma vitória sobre a obscura seleção do Afeganistão por 6 a 0 em 1948.

Na última competição que disputou, as eliminatórias para a Eurocopa 2008, conseguiu uma única e magra vitória de 1 a 0 sobre Belarus. A julgar que a partida foi fora de casa, em Minsk, e cuja seleção adversária tem em seu plantel jogadores com alguma qualidade como Aleksandr Hleb, meia do Arsenal, e o atacante Vitaly Kutuzov, com passagem pelo Milan, o gol do meiocampista Alphonse Leweck, um dos dois tentos do time em toda a competição, soou como uma goleada histórica para um país de tão escassas alegrias futebolísticas. O êxito veio após um jejum de 55 partidas sem um único ponto sequer.

Como na atualidade, o futebol luxemburguês nunca possuiu nomes de muita repercussão mundial. Talvez o nome mais lembrado até hoje no esporte seja o do artilheiro e carrasco holandês em 64 Kruijver Dimmer. Leon Mart, atacante das décadas de 30 e 40, também foi um notável jogador para o país, em que é o maior artilheiro de todos os tempos de seu selecionado com 16 gols marcados. Nos dias de hoje destaca-se o zagueiro Jeff Strasser, que atua no francês Metz e é o atual capitão da seleção. Para o futuro os luxemburgueses apostam no lateral de origem portuguesa Clayton de Sousa e no atacante de origem congolesa Naby Twimumu, do Jeunesse d'Esch.

Apesar desse histórico tenebroso da seleção nacional (259 derrotas em 306 jogos disputados desde 1911), nada abala o amor dos luxemburgueses pelo futebol, que assim como na maioria dos países no mundo o tem como esporte preferido.

Abaixo, dados e estatísticas da seleção da centenária seleção de Luxemburgo:


FÉDÉRATION LUXEMBOURGEOISE DE FOOTBALL

* Fundação: 22 de novembro de 1908

* Presidente: Paul Phillip

* Técnico: Guy Hellers

* Participações em Copa do Mundo: 18 eliminatórias (104 jogos - 2 vitórias, 2 empates e 100 derrotas) e nenhuma fase final.

* Participações em Eurocopa: 11 eliminatórias (77 jogos - 4 vitórias, 8 empates e 65 derrotas) e nenhuma fase final.

* Títulos: nenhum.

* Principais jogadores: Leon Mart (atacante), Kruijver Dimmer (atacante), Manuel Cordoni (atacante), Guy Hellers (meio-campo), Carlo Weis (meio-campo) e Jeff Strasser (zagueiro).

* Maior artilheiro: Leon Mart (16 gols)

* Jogador com mais participações: Carlo Weis (87 jogos)

* Primeira partida: Luxemburgo 1 X 4 França, em 29 de outubro de 1911.

* Maior goleada aplicada: Luxemburgo 6 x 0 Afeganistão, em 26 de julho de 1948.

* Maior goleada sofrida: Luxemburgo 0 X 9 Inglaterra (2 vezes), em 19 de outubro de 1960 e em 15 de dezembro de 1982.


OBS.: Editado em 08/07/2008 - um comentário anônimo alertou sobre o equívoco em afirmar que o atacante Mario Frick é luxemburguês, quando na verdade é natural do Liechtstein. Agradeço à correção e agora o post está com a informação correta.


Escudo: arquivo pessoal.
Foto: Uefa.com

Um comentário:

Anônimo disse...

O Mario Frick é do Liechstenstein e não do Luxemburgo!