segunda-feira, 12 de maio de 2008

ELE ENTROU PARA A HISTÓRIA


Filó, um pioneiro do futebol no Brasil





Neste fim de semana eu estava, como de praxe, ouvindo a programação esportiva de uma rádio aqui de Natal (prefiro as resenhas radiofônicas aos programas esportivos da TV) e fiquei muito feliz com uma presença ilustre na programação. Tratou-se de Luís Mendes, veterano comentarista da Rádio Globo do Rio de Janeiro, e um dos grandes ícones do Brasil, quiçá do mundo, quando o assunto é história do futebol. O radialista está prestes a completar 67 anos de valorosíssima contribuição ao rádio brasileiro.

Durante uma de suas participações em um programa da Rádio Globo Natal comentou sobre o primeiro jogador brasileiro a ser campeão mundial de futebol, o Filó, em 1934. Vamos falar um pouco mais desse atleta tupiniquim que foi um pioneiro em vários aspectos do nosso futebol verde e amarelo.

Filó, nascido Amphilóquio Guarisi Marques em 26 de dezembro de 1905 na cidade de São Paulo, era filho de Manuel Augusto Marques, então presidente da Portuguesa de Desportos. Começou a trajetória futebolística no clube do pai em 1922 atuando na ponta-direita (posição que atuaria até o final de sua carreira). Dono de muita habilidade e velocidade logo chamou a atenção do então treinador lusitano. Sua estréia no time principal da Lusa foi em 30 de abril daquele ano na derrota por 2 a 0 para o Paulistano. Seus primeiros companheiros de ataque naquele dia foram Salerno, Dino, Coelho e Mancuso. Ainda no time do Canindé entrou para a história do futebol paulista ao marcar todos os 5 gols do empate de 5 a 5 de seu time contra o Brás pelo campeonato estadual de 1924. Visto suas boas atuações pela Portuguesa teve passagem também pela seleção paulista de futebol, onde estreou no dia 9 de novembro de 1924 com 2 gols na vitória sobre a seleção do Paraná por 5 a 0.

Filó Deixou o time da zona norte paulistana e juntou-se ao Paulistano, então melhor time do estado, em 1925. Antes do início do estadual daquele ano a equipe de Filó excursionou pela Europa e mais uma vez o jogador entrou para a história: marcou um gol na épica vitória sobre a seleção da França por 7 a 2. Com o clube foram três títulos paulistas – 1926 (tornou-se também artilheiro da competição com 16 gols), 1927 e 1929. Do Paulistano partiria para o Corinthians em 1929, onde se sagrou campeão estadual no mesmo ano (pois o corintianos disputavam o campeonato por outra liga, a APEA**, enquanto o Paulistano atuava pela LAF***), 1930 e em 1937 (na sua segunda passagem pelo clube).

Sua convocação para a Copa do Mundo de 1930 era dada como certa até que a liga carioca de futebol entrou em atrito com a paulista. Como a CBD (Confederação Brasileira de Desportos – hoje CBF) era sediada na capital fluminense e com grande influência da cartolagem daquele estado foram chamados apenas jogadores dos clubes do Rio de Janeiro – com exceção do centroavante santista Araken Patusca, que estava afastado do elenco do seu clube. Esse desentendimento entre as ligas custou a não participação de grandes nomes do futebol brasileiro da época como o de Arthur Friedenreich e de Feitiço. O resultado foi o fracasso no mundial do Uruguai. Pelo selecionado brasileiro foram apenas 6 partidas (2 não-oficiais) de Filó, com 2 gols marcados entre 1925 e 1930.

No ano de 1931 mais uma vez Filó entraria para a história do futebol brasileiro como um dos primeiros atletas do país a ser negociado para o exterior. O ponta-direita passou a vestir a camisa da Lazio, da capital italiana Roma. Por lá foram 5 temporadas (1931-36), 185 jogos e 63 gols, uma boa média que o levou a ser convidado a atuar pela Squadra Azzurra. Como era filho de mãe italiana, Filó facilmente obteve a cidadania européia. Ainda chateado por não ter participado de um mundial pelo seu país de origem devido a brigas alheias entre ligas, Amphilóquio aceitou o convite e passou a defender as cores azuis da Itália, agora sob o nome de Anfilógino Guarisi, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1934, que se realizaria no próprio país (aliás, esta foi a única oportunidade em que o país anfitrião da Copa teve que participar das eliminatórias).

Guarisi, como agora era reconhecido na Itália, deixou outro marco na história do futebol do Brasil: antes dos vencedores de 1958 o país já tinha seu campeão mundial – Filó. O jogador foi o primeiro brasileiro a erguer uma taça de campeão mundial de futebol, em 1934, mas atuando pela Itália. Nessa Copa Filó só entrou em campo uma única vez, na estréia de sua seleção diante dos EUA na vitória por 7 a 1. Pela Azzurra foram 6 partidas e um gol marcado (diante da Grécia nas Eliminatórias para a Copa).

Em 1937 retorna ao Brasil para defender novamente o Corinthians, ano em que conquistaria mais um estadual, até 1939. Em 1940 encerrou sua brilhante carreira vencendo mais um Campeonato Paulista pelo Palestra Itália (atual Palmeiras).

Amphilóquio, Anfilógino, Guarisi ou simplesmente Filó nos deixou em 8 de junho de 1974 e ficou marcado na história do nosso futebol como um pioneiro das mais diversas conquistas.

Abaixo, dados e estatísticas do nosso primeiro campeão mundial de futebol:


* Nome: Amphilóquio Guarisi Marques (depois alterado para Anphilógino Guarisi Marques).

* Apelido: Filó ou Guarisi.

* Nascimento: 26 de dezembro de 1905 em São Paulo/SP.

* Posição: Ponta-direita.

* Clubes (5): Portuguesa (1922/24), Paulistano (1925/29), Corinthians (1929/31 e 1937/39), Lazio/ITA (1931/36) e Palestra Itália (1940).

* Títulos (8): Campeonato Paulista (1926, 1927, 1929 - LAF, 1929 - APEA, 1930, 1937 e 1940), Copa do Mundo (1934).

* Artilharia (1): Campeonato Paulista de 1926 (16 gols).

* Seleção Brasileira: 6 jogos e 2 gols.

* Seleção Italiana: 6 jogos e 1 gol.


** APEA: Associação Paulista de Esportes Atléticos.
*** LAF: Liga dos Amadores do Futebol.



Nenhum comentário: