segunda-feira, 5 de maio de 2008

VOCÊ CONHECE... O BESANÇON RC?



O pequeno, mas simpático Besançon Racing Club




Como havia falado do Stade Léo Lagrange na publicação anterior, vamos conhecer um pouco sobre o seu proprietário, o Besançon Racing Club (BRC).

Quando estive na pequena cidade do leste francês durante o mês de fevereiro não encontrei ninguém nas ruas vestindo a camisa do clube. Vai ver é porque não é fácil encontrá-las à venda nas lojas da cidade, motivo este que não me fez comprar uma. Na verdade são os tradicionais times franceses, como Lyon e Olympique, e italianos, como a Juventus, que fazem a cabeça dos besantinos (os cidadão de Besançon) em sua maioria.

Também pudera. O BRC não tem quase nenhuma tradição em âmbito nacional. Atualmente participa da CFA francesa, ou seja, da Liga Amadora da França, no grupo B de Arles, equivalente à 4ª divisão do campeonato nacional. Foi fundado sob o nome de Racing Club Franc-Comtois du Besançon em julho de 1904 pelos militares Camille Tissot, Picard e Victor Fontaine, todos membros da “Union Sportive Beaunoise”, a princípio para a prática do ciclismo, do atletismo e do rugby. Em 1905 é que o futebol apareceria nas hostes do clube. A atual nomenclatura do time veio a partir de 1987.

A equipe chegou a participar da elite do futebol francês no começo do século passado, mas há décadas freqüenta as ligas inferiores sem nunca ter conquistado um título de relevância no país. Para se ter uma idéia, a principal glória do BRC foi a conquista da 3ª divisão na temporada 2002/03. Participou de forma consecutiva da 2ª divisão entre 1945 e 1986.

Apesar da pequenez do clube, o BRC possui até uma estrutura decente para seus atletas. É dono do Complexo Esportivo Léo-Lagrange, cujo estádio de mesmo nome está inserido e tem capacidade para 10.500 pessoas. Contudo o recorde de público foi registrado em 10 de março de 1979 em uma partida contra o St-Ettiene: 24 mil espectadores. Na atualidade seu grande nome é o desconhecido atacante e capitão Yohann Rangdet. Entretanto já teve nomes conhecidos do mundo futebolístico em seus quadros, tais como o ex-meia Lucien Laurent (autor do primeiro gol da história das Copas) e o excêntrico ex-goleiro Bernárd Lama. Ou seja, pequeno, mas com alguma história para contar...

Abaixo, alguns dados e estatísticas do Besançon Racing Club:


BESANÇON RACING CLUB

* Fundação: Julho de 1904.

* Endereço: 15 avenue Léo Lagrange -25000 Besançon/França.

* Presidente: Vincent Diaz.

* Técnico: Hervét Genet.

* Uniforme: Camisas vermelhas, calções azuis e meiões vermelhos.

* Títulos (7): Campeonato do Leste francês (1909-1912), DH Franche-Comté (1939 e 1988) e Championat de France de National – 3ª divisão (2003).

* Principais jogadores: Lucien Laurent (meia), Bernárd Lama (goleiro), Yohann Randget (atacante), Jean-Jacques Domoraud (meia).

* Temporada 2007/08: 1º lugar no Grupo B (Arles) da CFA francesa com 97 pontos.



Imagem e foto 1: arquivo pessoal

Nenhum comentário: