sábado, 19 de abril de 2008

CONHEÇA O ESTÁDIO III





Stade Léo-Lagrange, o modesto estádio do Besançon Racing Club






Na publicação de hoje vou relatar sobre minha passagem pela pequena cidade de Besançon, na França, próxima à fronteira com a Suíça. Lá, onde passei 3 dias, tive a oportunidade de visitar o também diminuto, mas simpático estádio Léo-Lagrange.

Muito longe de ter a estrutura do Santiago Bernabéu, porém com bem mais condições que o Park Avenue de Aberystwyth, no País de Gales, o Complexo Esportivo Léo-Lagrange consegue dar o conforto necessário aos torcedores do clube que o utiliza em seus jogos: o Besançon Racing Club. O BRC disputa a CFA, o Campeonato Amador Francês, equivalente à 4ª divisão nacional. Como curiosidade, o Besançon RC teve como seu grande jogador na história o meia francês Lucien Laurent, autor do primeiro gol da história das Copas do Mundo.

O estádio, que tem capacidade para receber 10.500 pessoas, foi fundado em 10 de setembro de 1980 e seu nome é uma homenagem ao socialista francês Léo Lagrange, que foi secretário de desenvolvimento do esporte para o estado francês no “Front Popular” entre 1936 e 1938. No complexo são disputadas provas de ciclismo, partidas de futebol e de rugby.

Apesar de bem acanhado, o estádio está em uma boa localização na cidade de Besançon (próximo à estação de trem de Viotte e do centro) e possui 10 portões de entrada para as suas dependências para um melhor fluxo de entrada e saída de público. Pela pouca idade e pouca tradição do Besançon Racing Club, sobre o Léo-Lagrange não tem muito o que ser contado. Para se ter uma idéia, os principais eventos esportivos ocorridos ao longo de seus 28 anos de vida foram uma decisão do Campeonato Europeu de futebol sub-19 entre França e Espanha, no ano de 1996, e uma partida de rugby envolvendo a seleção francesa e a canadense em 1994.

Apesar de tudo foi uma experiência bastante interessante, visto que poucos dias antes eu estive em um dos grandes templos mundiais do futebol – o Santiago Bernabéu, de Madrid – e pude constatar de uma vez por todas que o futebol é uma paixão que envolve desde o menos privilegiado ao mais abastado torcedor, do menos ligado ao mais aficcionado pelo mundo a fora independente de tradição, tamanho e estrutura do clube.



Fotos: arquivo pessoal

Nenhum comentário: