quinta-feira, 29 de maio de 2008

O ESTÁDIO OLÍMPICO DE BERLIM




Olympiastadion: estádio 5 estrelas da FIFA





Hoje é a vez de falar do majestoso e mundialmente famoso estádio Olímpico de Berlim, estádio este que eu tive o privilégio de conhecer no mês de fevereiro e que foi palco de 3 grandes acontecimentos do esporte mundial: as Olimpíadas de 1936 e as Copas do Mundo de 1974 e 2006.

O Olympiastadion, seu nome original, foi erguido entre os anos de 1934 e 1936 justamente para o advento dos Jogos Olímpicos de Berlim. Este viria a ser construído no lugar do seu antecessor, o Deutsche Stadion (Estádio Alemão em português), que foi aberto ao público em 1913 também um função das Olimpíadas de 1916 que seriam realizadas na cidade, que entretanto foram canceladas devido à I Guerra Mundial.

Foi inaugurado no dia 01 de agosto de 1936 para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e contou com a presença do ditador nazista Adolf Hitler em suas tribunas, aquele mesmo que salientava a superioridade da raça ariana diante das demais. Contudo o governante teve que “engolir no seco” cada palavra discriminatória ao ver o negro norte-americano Jesse Owens faturar 4 medalhas de ouro no atletismo.

Os arquitetos Werner March e Friedrich Krahe projetaram o estádio para 110 mil espectadores inicialmente. Atualmente, após as reformas e por questões de segurança e conforto (comum na imensa maioria dos estádios europeus) sua capacidade foi reduzida para um pouco mais de 74 mil pessoas sentadas.

Durante a II Guerra Mundial o Olympiastadion chegou a ser atingido por tiros de metralhadoras durante um confronto entre tropas, mas nada que abalasse sua estrutura. Em 2002, em meio a sua reforma para a Copa do Mundo de 2006, operários encontraram uma bomba da época da guerra soterrada sob uma das arquibancadas. O artefato foi cuidadosamente retirado pela polícia alemã e detonado do lado de fora das obras. Outra curiosidade a respeito da guerra é que entre 1945 e 1994 o Estádio Olímpico serviu como quartel-general das forças armadas britânicas em solo alemão.

O estádio situa-se nos arredores da capital da Alemanha rodeado pela belíssima Olympischer Platz (Praça Olímpica) especialmente construída para receber os jogos e seus espectadores. Até 2005 a praça possuía uma grande antena (a Glockenturm) que transmitia os eventos esportivos para todos os rádios portáteis da cidade. Desde 1963 o Olympiastadion é a casa do Hertha BSC Berlin, clube de futebol dos brasileiro Mineiro, Lúcio, André Lima e Raffael. A primeira partida do Hertha como mandante no estádio aconteceu em 24 de agosto daquele ano contra o FC Nuremberg e terminou empatada em 1 a 1. Lá a final da DFB-Pokal, ou seja, da Copa da Alemanha é realizada todo ano assim como o jogo final da FA Cup é disputada no estádio londrino de Wembley. Além do Hertha Berlin o Berlin Thunder, clube de futebol americano, mandava seus jogos no local até 2007 pela NFL-Europa, competição que foi extinta por problemas financeiros.

Em 1974 o Estádio Olímpico de Berlim foi cenário de três partidas válidas pelo Grupo 1 da Copa do Mundo: Alemanha Oriental 1 X 1 Chile, Alemanha Ocidental 1 X 0 Chile e Austrália 0 X 0 Chile. Já em 2006 não só sediou o jogo de abertura da Copa (Brasil 1 X 0 Croácia – Grupo F), como também a final vencida pela Itália nos pênaltis por 5 a 3 diante da França após o 1 a 1 no tempo regulamentar, além de outras partidas.

Após sua reforma para o mundial de 2006 passou a ser considerado um estádio 5 estrelas pelo padrão da FIFA, que preza pela segurança, localização, conforto, entretenimento, tecnologia e facilidades de locomoção (como estacionamento, linhas de ônibus e estações de metrô e trens nas redondezas). Um ótimo modelo para os estádio brasileiros que postulam sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.



Foto 1: Flickr.com
Demais fotos: arquivo pessoal

Nenhum comentário: