sábado, 21 de junho de 2008

PARTICIPAÇÃO DO LEITOR: OS MAIORES CAMPEÕES NACIONAIS






Tafea F.C. e Skonto Riga: os maiores campeões nacionais da história





Primeiro gostaria de pedir desculpas pela ausência nesses dias, mas alguns problemas profissionais me tomaram o tempo. Agora, com tudo resolvido, voltamos para falar um pouco mais sobre o nosso futebol.

Na publicação de hoje quero comentar a participação do leitor através do e-mail futebolhistoria@st-davids.net. Eduardo Macedo, de Campos dos Goytacazes/RJ, gostaria de saber qual o time mais vezes campeão nacional de forma consecutiva.

Bom, Eduardo, não se trata do maior campeão nacional da história, mas sim dos maiores. Eles estão em paises bem distantes do nosso e onde o futebol não é ainda de nível mundial. Tratam-se do Skonto Riga, da Letônia, e do Tafea F.C., de Vanuatu. Cada um possui 14 títulos seguidos do campeonato de seus respectivos países, sendo que o clube da minúscula ilha da Oceania pode ficar com a honra de forma isolada neste ano, visto que ainda disputa a Vanuatu Premia Divisen (o Campeonato Vanuatuense da primeira divisão) e está na briga pelo 15º título consecutivo. Vamos conhecer rapidamente um pouco da história desses dois clubes.

O Skonto Futbola Klubs foi fundado em 1991 na cidade de Riga, capital da Letônia (antiga república soviética). Mesmo sendo tão jovem já alçou seu nome na históriado futebol local - com incríveis 25 conquistas no total - e mundial. Desde a criação da Virsliga (a primeira divisão do futebol letão), em 1991, a equipe já faturou a competição 14 vezes, todas de forma consecutiva, entre o ano da fundação do torneio e 2004, sendo superado apenas em 2005 pelo FK Liepājas Metalurgs. Durante esse 14 anos de reinado, nenhum clube letão tinha condições de enfrentá-lo de igual para igual, dada a superioridade financeira e estrutural do Skonto. Tamanha diferença até então fez com que o Skonto Riga conseguisse placares elásticos com facilidade, assim como fez na temporada de 1998, quando trucidou o FK Valmirea por incríveis 15 a 2. Somente em 2005 houve um investimento maior nas equipes adversárias, quando finalmente conseguiram suplantar o grande campeão da Letônia. Mas a grande maioria dos jogadores exportados para o exterior continua sendo da equipe da capital. Desde sua fundação o clube forma a base do selecionado local, que teve como ápice a participação na fase final da Eurocopa de 2006, em Portugal.

Já o Tafea Football Club foi fundado em 1980 na cidade de Port Villa, capital de Vanuatu, na Oceania. Apesar de estar situado em um país cujo futebol é praticamente amador, pode se dar ao luxo de estar nos anais do esporte. Desde 1994 é campeão vanuatuense de forma ininterrupta e pode tornar-se o maior vencedor de um campeonato nacional da história do futebol mundial caso conquiste a atual temporada da primeira divisão do país – seria a 15ª glória seguida. Outro ponto alto do Tafea foi ter chegado às finais do Campeonato da Oceania de Clubes na temporada 2000/01, quando foi derrotado pelo australiano Wollongong Wolves pelo placar de 1 a 0. Assim como o Skonto Riga, a equipe forma a base da seleção de Vanuatu nas disputas internacionais. Uma curiosidade que também entrou para a história sobre o time da Oceania é que o atual goleiro, David Chillia, é pai e companheiro de equipe do artilheiro Seimata Chillia – os islandeses Arnór e Eiður Guðjohnsen (pai e filho respectivamente) vestiram a camisa da seleção da Islândia juntos, mas nunca atuaram na mesma partida, conforme já foi comentando no blog em outubro.

Abaixo você fica conhecendo um pouco mais de ambos os clubes. Desde já agradeço a participação do Eduardo. Fiquem à vontade para mandar também suas mensagens com sugestões, críticas e perguntas para a gente!


SKONTO FUTBOLA KLUBS


* Fundação: 1991

* Local: Riga/Letônia

* Estádio: Skonto Stadions (9000 pessoas)

* Presidente: Guntis Indriksons

* Técnico: Paul Ashworth

* Uniforme: camisas vermelhas com detalhes brancos nas mangas, shorts e meiões vermelhos

* Títulos (25): Campeonato Letão (1991/2004), Campeonato da República Soviética Letã (1991), Copa da Letônia (1992, 1995, 1997, 1998, 2000, 20001 e 2002), Copa Livonia (2003/05).

* Melhor participação em competições internacionais: 3ª fase preliminar da Liga dos Campeões (1998/99).

* Jogador que mais vestiu a camisa: Mihails Zemļinskis (252 jogos)

* Maior artilheiro: Mihails Miholaps (155 gols)

* Principais jogadores: Mihails Miholaps, Mihalis Zemļinskis, Marian Pahars, Andrejs Rubins, Aleksandrs Koļinko, Vitālijs Astafjevs, Igors Stepanovs, Imants Bleidelis, Māris Verpakovskis, Juris Laizāns, e Valentīns Lobaņovs



TAFEA FOOTBALL CLUB


* Fundação: 1980

* Local: Port Villa/Vanuatu

* Estádio: Korman Stadium (5000 pessoas)

* Técnico: Graham Demas

* Uniforme: camisas vermelhas com detalhes brancos, shorts e meiões vermelhos

* Títulos (14): Campeonato Vanuatuense (1994/2007)

* Melhor participação em competições internacionais: vice-campeão do Campeonato de Clubes da Oceania (2000/01)

* Principais jogadores: Seimata Chillia, David Chillia, Lexa Bibi, Jean Maleb e Alphonse Qorig.


Obs.: Por ser de um local onde a informação ainda é pouco difundida e não haver uma boa organização no futebol vanuatuense, alguns dados do Tafea F.C. não puderam ser obtidos. Mas assim que dispuser deles serão imediatamente editados nesta publicação.


Escudos: arquivo pessoal
Foto 1:
Federação Vanuatuense de Futebol
Foto 2: Liga Báltica



Nenhum comentário: