terça-feira, 8 de julho de 2008

ELE "QUASE" ENTROU PARA A HISTÓRIA




Dinei (foto 2): menos de um segundo o separou do gol do pernambucano Nivaldo





No nosso blog você, caro leitor, já se acostumou com a seção “Ele entrou para a história”, não é verdade? Porém agora falaremos de um jogador que QUASE entrou para a história, mas que o fato vale ser ressaltado aqui.

No último domingo, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, Portuguesa/SP e Vitória/BA tinham tudo para fazer aquele jogo não tão procurado pela mídia e pela torcida (exceto rubro-negros e lusitanos) de um modo geral. Entretanto esta mesma partida proporcionou um fato histórico: o atacante baiano Dinei marcou um gol logo aos 9,27 segundos de partida, constituindo-se no 2º mais rápido de todas as edições do Brasileirão. Por pouco mais de 0,5 segundo ele não toma o posto do ex-atacante Nivaldo, que no torneio de 1989 fez o seu aos 8,69 segundos de partida diante do Atlético/MG.

O gol de Dinei originou-se de uma roubada de bola na saída dada pela Lusa. O meia paulistano Preto errou o domínio de bola e permitiu que o baiano Willians avançasse até o bico da área e fizesse o passe para que o atacante, livre, abrisse o marcador. Este foi o seu 5º na competição e o primeiro da equipe de Salvador jogando fora de seus domínios. O placar final da partida, disputada no estádio do Canindé, em São Paulo, foi 2 a 1 para o Vitória.

Dinei, ou Telmário Araújo Sacramento, nasceu em São Domingos/BA, então povoado pertencente à cidade de Valente, no dia 11 de novembro de 1983 e iniciou sua carreira no Bragantino/SP em 2001. Até chegar ao Vitória/BA no início deste campeonato passou ainda por Atlético/PR, Ferroviária/SP, Noroeste/SP e Guaratinguetá/SP.

Já o gol de Nivaldo ocorreu no dia 18 de outubro de 1989 pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Atlético/MG no estádio dos Aflitos, em Recife. A equipe pernambucana deu a saída com Bizu, que tocou para Nivaldo. Este avançou alguns metros até a entrada da área atleticana e chutou forte superando o arqueiro Rômulo com apenas 8,69 segundos de partida, o que lhe valeu o título de gol mais rápido da história dos Campeonatos Brasileiros da primeira divisão. O confronto marcante terminou com vitória dos recifenses por 3 a 2.

Abaixo os 5 gols mais rápidos da história do Brasileirão Série A (arredondados para baixo).

1. 8s: Nivaldo (Náutico/PE) – Náutico X Atlético/MG, em 18/10/1989
2. 9s: Dinei (Vitória/BA) – Portuguesa X Vitória, em 06/07/2008
3. 11s: Ceará (Coritiba/PR) – Coritiba X Criciúma, em 27/07/2003
4. 12s: Robinho (Santos/SP) – Santos X Paraná, em 11/10/2003
5. 13s: Galvão (Paraná/PR) – Paraná X Santos, em 21/04/2003

Clique aqui para ver novamente o gol de Dinei e aqui para ver o de Nivaldo.



Foto 1: NauticoNet

Nenhum comentário: