quinta-feira, 31 de julho de 2008

UM MARCO NA PREMIER LEAGUE




Paul Ince: marcos históricos dentro e fora dos gramados




Às vésperas do início de mais um Campeonato Inglês os clubes começam seus preparativos como em qualquer país sempre sob os holofotes do mercado da bola. Saída e entrada de jogadores, renovações de contratos, reformulação do corpo diretivo e técnico do clube ou até replanejamento após uma temporada fracassada. Mudanças de treinador também são bem freqüentes no futebol inglês, notadamente na Premier League, a divisão principal do futebol da Inglaterra. E foi uma mudança em uma tradicional equipe do país que fez com que esta temporada entrasse para história. Vejamos.

O Campeonato Inglês é disputado desde o longínquo ano de 1888, quando o Preston North End foi seu primeiro campeão. Desde então uma infinidade de jogadores e treinadores já passaram pelos clubes, como seria óbvio afirmar. Entretanto um dado curioso passou despercebido por muitos que apreciam o esporte (admito, até por mim): em 120 anos de disputa, pela primeira vez na história do futebol inglês, um negro vai ocupar o cargo de técnico de um clube da primeira divisão nacional. Esta honraria pertence ao ex-meia Paul Ince, que assumiu o Blackburn Rovers em junho. Vamos conhecer um pouco dele.

Paul Emerson Carlyle Ince nasceu em Ilford, pequena cidade inglesa próxima a Londres, no dia 21 de outubro de 1967 e passou por clubes da Inglaterra e da Itália até o fim de sua carreira na temporada 2006/07. Volante de muita marcação e de grande habilidade, Ince começou sua trajetória no futebol nas categorias de base do West Ham United em 1984, clube no qual ficou até a temporada 1988/89. Sua estreia como jogador profissional nos Hammers foi em 30 de novembro de 1986 contra o Newcastle United.

Após 5 temporadas de muito brilho com o clube londrino, eis que surge a grande chance do mundo futebolístico conhecer a imensa habilidade de Paul Ince: por cerca de 1 milhão de Libras Esterlinas o poderoso Manchester United de Sir Alex Ferguson contrata o meia. Sua temporada de estréia no clube de Old Trafford foi bastante razoável, já que os Devils faturaram a FA Cup (seu primeiro título como profissional). Em meados da década de 90 fez parte de um fabuloso time com jogadores do quilate de Peter Schmeichel, Steve Bruce, Denis Irwin, Andrei Kanchelskis, Brian McClair, Mark Hughes, Eric Cantona, entre outros. Com os Red Devils foram 10 títulos (todos da sua carreira) entre 1989 e 1995 até se transferir para a Internazionale de Milão.

O sucesso com o Manchester United foi mais do que o suficiente para que o meia fosse chamado para a seleção inglesa. Seu debut com o English Team foi em 1992 numa partida contra a Espanha em Santander no dia 9 de setembro de 1992 – com vitória espanhola por 1 a 0. Entrou para a história também como jogador por ter sido o primeiro atleta de origem negra a se tornar capitão do selecionado inglês num amistoso diante dos Estados Unidos, na casa do adversário, em 9 de junho de 1993, em substituição aos contundidos David Platt (capitão) e Tony Adams (vice-capitão) – os britânicos foram derrotados por 2 a 0. Jogando pela Inglaterra foram 53 partidas e 2 gols marcados durante 8 anos (1992 e 2000), onde participou de duas Euros (1996 e 2000) e de uma Copa do Mundo (1998).

Na temporada 1995/96 uma nova experiência para Paul Ince: a Série A italiana com a Inter de Milão após ser comprado junto ao Manchester United por 7 milhões de Libras Esterlinas – um recorde para o time inglês até então. Nos Nerazzurri confirmou seu sucesso em sua passagem. No primeiro ano, apesar de ter jogado em praticamente todas as partidas e de ter tido uma ótima participação, conseguiu apenas classificar a Inter em 7º lugar no Campeonato Italiano. Na temporada seguinte, 1996/97, melhorou ainda mais sua performance e ajudou sua equipe a chegar em uma boa 3ª posição no torneio, além de ser vice-campeão da Copa da Uefa. Porém era hora de regressar aos seu país após 2 anos no país da bota.

O Liverpool era a nova casa de Ince, que arrematou o jogador de Milão por cerca de 6 milhões de Libras Esterlinas. Contudo sua passagem por Anfield não foi tão bem sucedida como nos clubes anteriores. Disputou as temporadas de 1997/98 e 1998/99 e sequer conquistou um título, mas continuava a jogar com toda sua habilidade e liderança de sempre. Mas como futebol é resultado, e eles não vieram durante sua estadia nos Reds, transferiu-se para o Middlesbrough.

No Riverside Stadium, aos 31 anos, ainda apresentava futebol em alto nível, tanto que foi convocado para a Eurocopa de 2000 pelo treinador Kevin Keegan. Porém anunciou sua aposentadoria do English Team após o fracasso na competição para se concentrar apenas em sua carreira clubística. Era o jogador mais querido entre os fãs do Boro, onde em 3 temporadas atuou em 106 partidas e marcou 9 gols. Apesar disso tudo, após a chegada do treinador Steve McClaren, Paul Ince foi liberado para acertar com o Wolverhampton Wanderers, da segunda divisão, na temporada 2002/03.

Com os Wolves, aos 35 anos, juntou-se ao seu ex-companheiro de Manchester United – o lateral Denis Irwin, 37 anos – comandados pelo então treinador Dave Jones, que viu em ambos um fator importante de experiência para levar o clube de volta à elite do futebol inglês. E não deu outra: Ince e Irwin lideraram os Lobos rumo à promoção após 19 anos. Entretanto o sonho do clube durou apenas uma temporada, sendo relegados novamente à segunda divisão no ano seguinte. Ince ainda continuou no Molineux até a temporada 2005/06 quando foi convidado para seu primeiro trabalho como treinador.

No Swindon Town acumulou as funções de jogador e treinador, mas preferia passar mais tempo no banco orientando seus comandados. Jogou apenas 2 partidas pelos Robins na 3ª divisão. Na temporada 2006/07 transferiu-se para o Macclesfield Town, da 4ª divisão, novamente acumulando funções, e onde encerrou definitivamente sua carreira de jogador prestes a completar 40 anos de idade. Mas o fim de sua trajetória nos gramados ainda aguardava um grande final.

Ao assumir o clube, Ince encontrou os Silkmen na zona de rebaixamento e a 7 pontos do primeiro clube salvo da degola. Em uma incrível recuperação no returno o Macclesfield precisava de um resultado positivo na última rodada contra o Notts County, em 5 de maio de 2007, para escapar do descenso à 5ª divisão. Os concorrentes eram o Wrexham e o Boston United, que faziam um confronto direto em outra partida. Paul Ince, que até então não havia entrado em campo ainda com a camisa do seu clube, percebendo a necessidade, não pensou duas vezes – vestiu a camisa, calçou as chuteiras e capitaneou o Macclesfield no empate por 1 a 1, conseguindo evitar o rebaixamento do time de forma heróica – o outro salvo foi o Wrexham - e entrar para o coração dos torcedores para o resto da história.

Após a bem sucedida jornada com o Macclesfield Town, Paul Ince foi convidado a treinar a equipe do Milton Keynes Dons na temporada 2007/08 e conseguiu logo na sua estréia como técnico em tempo integral a conquista da Football League Trophy (a Copa que reúne clubes da 3ª divisão e abaixo) e o título da League Two (4ª divisão), além de ter sido escolhido como o treinador do mês de dezembro de 2007 na competição. Tal sucesso precoce impressionou a direção do Blackburn Rovers, da Premier League, que convidou o ex-jogador a assumir o comando técnico da equipe em substituição ao galês Mark Hughes e entrar para a história do futebol inglês mais uma vez.

Abaixo, dados e estatísticas do primeiro negro a comandar um time da primeira divisão da Inglaterra:



* Nome:
Paul Emerson Carlyle Ince

* Nascimento: 21 de outubro de 1967, em Ilford/ING

* Posição: Meio-campo (volante)

* Partidas disputadas***: 665

* Gols marcados***: 74

* Clubes como jogador (8): West Ham (1984/89), Manchester United (1989/95), Internazionale/ITA (1995/97), Liverpool (1997/99), Middlesbrough (1999/2002), Wolverhampton Wanderers (2002/06), Swindon Town (2006/07), Macclesfield Town (2007)

* Clubes como treinador (4): Swindon Town (2006/07), Macclesfield Town (2007), Milton Keynes Dons (2007/08) e Blackburn Rovers (2008/...)

* Títulos como jogador (10): FA Cup (1990 e 1994), Charity Shield (1990, 1993 e 1994), Recopa Européia (1991), Supercopa Européia (1991), Campeonato Inglês (1992/93 e 1993/94) e Football League Cup (1992)

* Títulos como treinador (2): Football League Trophy (2008) e Football League Two (2008)

* Seleção Inglesa: 53 partidas e 2 gols entre 1992 e 2000



*** Partidas e gols incluindo-se clubes profissionais e seleções sub-21, B e principal da Inglaterra.


Foto 1: Soccerbid

Fotos 2 e 3: BBC

Foto 4: Daylife

Nenhum comentário: