quarta-feira, 23 de julho de 2008

O MELHOR LANCE DA HISTÓRIA

Higuita e a defesa do "Escorpião": um lance para ficar na história




O site Footy Boots divulgou ontem, dia 22, o resultado de uma enquete que perguntava qual seria o melhor lance da história do futebol. Para surpresa geral não foi, por exemplo, a milagrosa defesa do britânico Gordon Banks naquela cabeçada à queima-roupa de Pelé na Copa de 1970, no México, tampouco o belíssimo gol do Argentino Maradona no Mundial de 1986, quando driblou meio time inglês. O lance vencedor segundo a opinião dos internautas (que de antemão eu discordo) foi a “defesa” do goleiro colombiano René Higuita com os pés, apelidada de “Escorpião” (foto), num amistoso de seu país contra a Inglaterra (sempre ela) em Wembley, Londres, em 7 de setembro de 1995 – a partida terminou 3 a 2 para os donos da casa.

A jogada partiu de um chute despretensioso do meia do English Team Jamie Redknapp entre o meio de campo e a grande área adversária. A bola veio pelo alto e poderia ser facilmente recolhida por Higuita. No entantanto, esperando o tempo da bola, eis que o “louco” arqueiro colombiano salta com os pés lembrando um escorpião e devolve a bola com um estranho chute com as solas das chuteiras. Depois do jogo, René Higuita respondeu a um repórter, quando indagado sobre o inusitado lance, que “a filosofia de jogo dele era se divertir e entreter todos os que estão presentes nos jogos” - não deixa de ter certa razão. A “defesa” ficou com 20% dos votos no site.

Em seguida veio um elástico de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona, que ficou com 19% da preferência dos votantes. Lances como um drible de Johan Cruyff na Copa de 1974, uma jogada do português Cristiano Ronaldo no Campeonato Inglês e até o drible da “foquinha” do brasileiro Kerlon, do Cruzeiro, foram também bastante lembrados.

Em termos de excentricidade se poderia até concordar com esse “Escorpião” de Higuita como o lance da história, mas, na minha opinião, não poderia ser comparado com verdadeiras obras-primas como a defesa de Banks, o golaço de Maradona (já citados neste post), nem com outro grande gol do saudita Al-Owairan, tampouco com o “drible da vaca” de Pelé no goleiro uruguaio Ladislao Mazurkiewicz na Copa do Mundo de 1970, entre tantos outros.



Obs.: Clique nos links respectivos para ver os vídeos e relembrar os lances.




Foto: FA

Nenhum comentário: