quinta-feira, 17 de julho de 2008

CONHEÇA O ESTÁDIO IV




Estádio Olímpico de Montjuíc: palco das Olimpíadas de 1992




Relembrando a minha passagem pelos gramados europeus no início do ano, hoje vou falar um pouco do estádio Olímpico de Montjuíc, em Barcelona na Espanha. Na verdade a minha intenção era conhecer o Camp Nou, estádio do poderoso Barcelona, entretanto o mesmo estava fechado para visitações nos 2 dias em que por lá estive.

Se por um lado ocorreu a decepção de não ter conhecido por dentro um dos maiores palcos do futebol mundial, por outro tive o prazer de conhecer outro belo estádio, que já foi palco do maior evento esportivo do planeta – as Olimpíadas de Barcelona em 1992. O Estádio Olímpico de Montjuíc, que se chama oficialmente Estádio Olímpico Lluís Companys (em homenagem ao ex-presidente da Catalunha fuzilado em 1940 nas proximidades do estádio depois de ter sido condenado à morte pela ditadura de Francisco Franco, na Espanha, ao término da guerra civil), possui esse nome por se localizar na famosa colina homônima, o ponto mais alto da capital da Catalunha. De lá tem-se uma vista privilegiada da cidade do lendário arquiteto Gaudí.

O projeto arquitetônico do estádio é de autoria de Pere Domènech i Roura e sua inauguração ocorreu em 1929 no advento da Exposição Universal de Barcelona. Pertence ao poder público de Barcelona, mas está cedido ao Real Club Deportivo Español (o segundo maior clube da cidade) desde 1997 até a conclusão de sua arena, o Estadi Cornellà El Prat, prevista para ficar pronta em 2009. Possui atualmente capacidade para aproximadamente 56 mil pessoas confortavelmente sentadas.

Como todo bom estádio europeu, possui espaço com lojas com artigos do clube mandatário das partidas (no caso o Español), restaurante e lanchonetes, além de estar localizado em um dos mais procurados pontos turísticos de Barcelona, a colina de Montjuíc, onde também podem ser conhecidos o Castelo de Montjuíc, a moderna Torre de Telecomunicações de Montjuíc (que fica ao lado do estádio), o Museu da Fundação Barcelona Olímpica e todo o espaço desportivo utilizado para os jogos de 1992.

Desde sua fundação sediou importantes torneios de futebol e eventos de outras modalidades esportivas, como finais da Copa do Rei (a primeira em 1930 entre Athletic de Bilbao e Real Madrid), partidas de seleção espanhola e o Mundial de Atletismo de 1989. Já na década de 70 o local foi um pouco esquecido pela administração pública e passou por problemas estruturais. Porém, com a realização da Copa do Mundo de 1982, o estádio sofreu reparos e foi palco dos ensaios de abertura do Mundial, que aconteceu no Nou Camp.

Entretanto com a demolição do Estádio Sarriá e a escolha da cidade como sede das Olimpíadas em 1992, o Estádio Olímpico passou por uma intensa reforma, preservando-se apenas a fachada externa. Assentos para todos os espectadores e toda a estrutura de lazer já citada e de conforto foram construídos para os jogos. Antes disso sediou o já citado Mundial de Atletismo em 1989 como prova final para os Jogos Olímpicos. Desde então é considerado pela UEFA um estádio 5 estrelas (um dos cinco situados na Espanha), classificação esta que dá o direito a receber finais de grandes torneios continentais, tais como a Liga dos Campeões e a Copa da UEFA.

Apesar de quase 80 anos de vida em apenas 2 ocasiões presenciou a conquista de títulos por parte do clube que o administra: as Copas do Rei de 2000 e 2006 com o Español.

Abaixo, dados do Estádio Olímpico Lluís Companys, ou Montjuíc, como queiram:


Estádio Olímpico LLUÍS COMPANYS – MONTJUÍC (em catalão: ESTADI OLÍMPIC LLUÍS COMPANYS - MONTJUÏC)

* Fundação: 1929

* Projetista: Pere Domènech i Roura

* Localização: Anel Olímpico, Montjuíc – Barcelona/Espanha

* Capacidade: 55.926 pessoas (sentadas)

* Proprietário: Poder público de Barcelona (cedido ao RCD Español)

* Dimensões do campo: 105 X 70 m




Fotos: arquivo pessoal

Nenhum comentário: