quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CONHEÇA O ESTÁDIO



Puskás Ferenc-Stadion: o estádio do povo húngaro



Depois de falarmos um pouco na publicação passada sobre o Budapest Honvéd, da Hungria, time que revolucionou o futebol na década de 50 e que revelou ao mundo verdadeiras lendas do futebol como Ferenc Puskas, Zoltán Czibor, Sándor Kocsis, entre outros, vamos comentar agora sobre o maior palco futebolístico do país cujo clube fez tudo isso acontecer e que eu tive o imenso prazer de conhecê-lo no início do ano.

Quando o Honvéd começou a se mostrar para o futebol, nas décadas de 40 e 50, o Népstadion ainda estava sendo construído em Budapeste. O estádio começou a ser erguido em 1948 e a obra foi finalizada em 1953. O sonho de ter uma grande arena esportiva magiar vem desde as primeiras décadas do século passado, quando se esperava a realização dos Jogos Olímpicos de 1920 na capital húngara. Entretanto a Primeira Guerra Mundial frustrou o sonho de todos e adiou o projeto.

Em 1924 o governo húngaro deu o primeiro passo para a realização das obras ao aprovar uma lei que permitia a construção de um novo estádio. No início dos anos 30 os projetistas já procuravam um local para o lançamento da pedra fundamental. Os principais locais candidatos a receberem o futuro Népstadion seriam o Parque Városliget, nas ilhas Margit, Népsziget, no bairro de Lágymányos, ou em Pasarét. Em 1945 os governantes locais aprovaram as contas para o início das obras e somente 3 anos mais tarde os projetistas Károly David, Jenő Juhász e Ferenc Kiss fizeram os primeiros esboços da futura arena: um estádio para 70 mil pessoas situado entre as avenidas Kerepesi, Dózsa György e Thököly. Contudo a intenção dos arquitetos era aumentar a capacidade para 104 mil espectadores.

Finalmente em 13 de julho de 1948 o primeiro alicerce era introduzido para a construção do novo estádio no lugar do antigo hipódromo da cidade. Após 5 anos, 45 mil metros cúbicos de concreto, 2,5 toneladas de concreto armado e trabalho árduo de engenheiros, arquitetos, trabalhadores braçais e soldados do exército (pois a Hungria era regida pelo regime comunista), o estádio popular era inaugurado. Para a festa de inauguração, em 20 de agosto de 1953, foram apresentados desfiles de honra, parada de gala com bandeiras, e apresentação de 2100 desportistas pela pista de atletismo nos moldes da abertura das Olimpíadas. Durante a inauguração um pequeno entrave tirou o brilho total do evento: o então primeiro-ministro húngaro, Mátyás Rákosi, recusou-se a dividir a tribuna de honra com Avery Brundage, à época presidente do Comitê Olímpico Internacional, alegando não querer compartilhar o espaço principal do estádio com um representante de país imperialista (no caso os EUA). Diante da situação Brundage teve que assistir a cerimônia na tribuna de imprensa. Por se tratar de um estádio de um governo comunista, foi dado o nome de Népstadion (Estádio Popular em húngaro) como é de costume se referir ao patrimônio público como sendo “popular” em todos os países com esse tipo de regime.

A primeira competição no Népstadion não foi o futebol, mas uma disputa entre Hungria e Noruega no atletismo. A bola só rolou depois com a partida entre os legendários do Budapest Honvéd e o russo Spartak de Moscou, que foi vencida pelos donos da casa por 3 a 2 para delírio dos espectadores que lotavam suas arquibancadas. Após este jogo aconteceu uma exibição de ginástica e a apresentação de conjuntos de danças com cerca de 400 participantes. Para finalizar o dia festivo a seleção de futebol da Hungria A (com Puskas, Czibor, Budai, Kocsis, etc) enfrentou a Hungria B (com outros nomes menos conhecidos) e venceu por 7 a 3.

O local foi palco de acontecimentos históricos em vários esportes. No futebol, que é o nosso assunto, foi lá que em 1954, poucos meses antes da Copa do Mundo da Suíça, a mítica seleção magiar de Puskas e companhia deu um verdadeiro “vareio” de bola na Inglaterra com um 7 a 1 sem a menor piedade dos inventores do futebol.

No ano de 1959 o Estádio do Povo recebeu iluminação elétrica para a realização de eventos esportivos noturnos, além da ampliação da capacidade de 70 mil para 83 mil pessoas em pé e sentadas. Muitos anos e eventos esportivos e culturais se passaram e o já velho gigante multi-uso húngaro de concreto precisava de algumas reformas. Em 1990 passou por uma completa reestruturação, com reforço nas bases da edificação, principalmente nas tribunas de imprensa e de honra, onde foi construída uma cobertura. Além disso, por medida de segurança, a capacidade do Népstadion já fora reduzida para cerca de 69 mil lugares sentados há alguns anos.

Por lá já passaram inúmeras lendas do nosso futebol, como já dito. E sua maior estrela, Ferenc Puskas, foi justamente homenageado ainda em vida, no ano de 2001, com o velho Estádio do Povo sendo rebatizado de Estádio Ferenc Puskás (originalmente Puskás Ferenc-Stadion). O estádio continuou sendo do povo, pois Ferenc Puskas, o maior nome que a Hungria teve no esporte em toda sua história esportiva, é patrimônio popular do bom futebol mundial.

Abaixo, dados do “Estádio do Povo” húngaro.


ESTÁDIO PUSKÁS FERENC (em húngaro: PUSKÁS FERENC-STADION)

* Inauguração: 1953, como Népstadion

* Projetistas: Károly David, Jenő Juhász e Ferenc Kiss

* Capacidade: 68.976 pessoas sentadas

* Proprietário: Governo húngaro (uso exclusivo no futebol pela seleção da Hungria)

* Dimensões do campo: 105 X 70m

* Primeira partida: Budapest Honvéd 3 X 2 Spartak de Moscou, em 21 de agosto de 1953





Fotos: arquivo pessoal

Nenhum comentário: