domingo, 21 de setembro de 2008

VOCÊ CONHECE... O BUDAPEST HONVÉD FC?


Budapest Honvéd: um verdadeiro exército de craques no passado





Essa semana vou falar do estádio húngaro Puskás Férenc, em Budapeste, no qual visitei no início do ano. Mas antes vamos comentar sobre um time que fez história ao longos dos anos no futebol, foi o grande responsável pela formação de verdadeiros gênios da bola e comemorou seu centenário de fundação este ano.

O exército é reconhecido como grande formador de personalidades disciplinadas, habilidosas em diversas tarefas e leais aos seus ideais. Na década de 40 e 50 esse time foi o grande revelador de lendas do futebol como Ferenc Puskas, Sándor Kocsis, Jószef Bozsik, Zoltán Czibor, entre outros. Falo do Budapest Honvéd, da capital húngara. Mas o que tem a ver o exército com o Honvéd, você deve estar me perguntando, não é?! Vou explicar a seguir.

O clube foi fundado em 10 de agosto de 1908, há 100 anos atrás, pelo professor Balint Varga sob o nome de Kispest Athletic Club, cujas modalidades iniciais além do futebol eram esgrima, boxe, ciclismo, atletismo, ginástica, luta livre e tênis. Porém o atual estatuto do time apenas reconhece sua fundação como sendo em 3 de agosto de 1909, justamente pelo motivo da falta de estruturação do clube como a sua própria elaboração estatutária. Além disso sua sede se localizava na pequena vila de Kispest, distrito da capital Budapeste.

Os primeiro anos de existência do Honvéd foram discretos no Campeonato Húngaro. O primeiro título de expressão só aconteceu em 1926 com a Copa da Hungria, que desencadeou em anos de glórias para o time da região de Budapeste. Na década de 30 o futebol húngaro dava seus primeiros passos rumo ao reconhecimento mundial e o Kispest AC já cedia jogadores para a seleção magiar. Na Copa do Mundo de 1934, na Itália, por exemplo, o rubro-negro cedeu 2 jogadores: Rezső Rozgonyi e Rezső Somlai.

Entretanto foi na década de 40 que o Kispest AC deu a sua maior contribuição ao futebol nacional e mundial. O técnico do clube era
Ferenc Purczeld, pai de um certo jogador das categorias de base chamado Ferenc Purczeld Junior. Já sob o nome de Kispest FC, em 1943 o time estreava dois jovens talentos que viriam a encantar o mundo do futebol futuramente: Jószef Bozsik e Ferenc Puskas (foto), o tal filho do treinador.

Mas foi especificamente a partir de 1949 que o então Kispest iria realmente revolucionar a história do futebol, quando a Hungria tornou-se um país comunista e o Ministério do Exército incorporou o clube e o transformou em uma grande potência. Como era o time do exército nacional todos os seus jogadores receberam patentes militares, como Ferenc Puskas, que passou a ser major - daí a alcunha de Major Galopante. Além disso deixou a pequena vila de Kispest, passando a ter sede na capital Budapeste, e mudou seu nome para Budapest Honvéd SE (Honvéd, que deriva de Honvédség = defesa da terra natal na língua húngara).

O caminho para o fortalecimento do Honvéd foi facilitado quando os seus principais rivais e grande times da época,
Ferencváros TC e MTK Hungária FC, foram impedidos pela polícia do governo comunista húngaro de atuarem por serem considerados representantes de ideologia de extrema-direita. Dessa forma foram "recrutados" pelo exército outros futuros grandes nomes do esporte: Sándor Kocsis, László Budai e Zoltán Czibor (Ferencvaros); Gyula Lóránt (Vasas) e Gyula Grosics (Teherfuvar). Estava formada a grande força do futebol húngaro da década de 50 e que foi a principal responsável pela formação da mítica seleção húngara campeã olímpica e vice mundial.

A seleção da Hungria, comandada pelo lendário técnico Gusztáv Sebes, era basicamente formada por jogadores do Budapest Honvéd. Com os jogadores acima citados os magiares ficaram incríveis 33 jogos invictos, incluindo uma épica vitória sobre a Inglaterra em pleno Wembley por 6 a 3 em 1953. A seqüência, até hoje não alcançada por nenhuma seleção, durou até a final da Copa de 1954, na Suíça, com a surpreendente derrota de 3 a 2 para a Alemanha.

O primeiro título nacional do Honvéd aconteceu justamente após a formação do time das Forças Armadas, na temporada 1949/50. Depois disso somaram-se à primeira conquista mais 12 troféus do Campeonato Húngaro até 1992/93, ano de seu último triunfo. Outro dado curioso a respeito do ex-clube de Puskas foi que em 1955, após uma partida amistosa contra o Wolverhampton Wanderers, da Inglaterra, que a UEFA lançou o Campeonato Europeu de clubes de futebol (atual Liga dos Campeões). O jogo envolvia os dois melhores times até então na Europa e os ingleses saíram vencedores pelo placar de 3 a 2.

Na temporada 1956/57 o Honvéd qualificou-se para a primeira edição do Campeonato Europeu de clubes como atual campeão húngaro. Na primeira fase enfrentou o espanhol Athletic Bilbao e foi derrotado no confronto inicial na casa do adversário por 3 a 2. Enquanto isso a Hungria era invadida pela União Soviética e estourava a Revolução Húngara. Com a impossibilidade do retorno do clube para o país, o jogo de volta diante dos espanhóis foi realizado em Bruxelas, na Bélgica, no estádio Heysel - empate em 3 a 3 e conseqüente eliminação dos húngaros. A derrota foi um duro baque para o Honvéd, que viu alguns de seus jogadores se recusarem a retornar para casa diante da atual situação política - dentre eles sua estrela maior Ferenc Puskas, Kocsis e Czibor.

Em desacordo com a FIFA e com a Federação Húngara de Futebol, então sob controle da União Soviética, o treinador Béla Guttmann criou em 1957 uma excursão mundial com o Honvéd pela Itália, Portugal, Espanha e Brasil (torneio contra Flamengo, Botafogo e combinado do Rio de Janeiro). A FIFA então declarou o Budapest Honvéd ilegal e o baniu das competições oficiais. Dessa forma, vários atletas resolveram retornar à Hungria, como Grosics, Budai, Lóránt e Bozsik, enquanto outros como Puskas, Kocsis e Czibor optaram por seguirem suas carreiras futebolísticas na europa ocidental.

Após a saída dos principais jogadores o Honvéd sofreu um grande enfraquecimento técnico. Na época pós-revolução o clube apenas conseguiu ganhar a Copa Mitropa (a Copa da Europa Central) em 1959 e a Copa da Hungria de 1964. Depois disso foram muitos anos no limbo até o ressurgimento na década de 80, quando o time comandado pelo treinador Lajos Tichy conseguiu o título nacional depois de 25 anos de espera. Nessa época de ouro jogadores como Lajos Détári, Gábor Halmai e István Vincze foram fundamentais para a conquista de 8 títulos entre Copa e Campeonato nacionais.

A partir de 1991 a direção da equipe decidiu por retirar o nome "Budapest" e voltar a utilizar o nome original "Kispest", passando a se chamar Kispest Honvéd FC. Entretanto a mudança no nome também trouxe profundas alterações negativas nas finanças e na produção dentro de campo. Apesar das conquistas do Campeonato Húngaro das temporadas 1990/91 e 1992/93 e da Copa da Hungria de 1996 o Honvéd viveu uma entressafra de talentos que culminou no rebaixamento para a segunda divisão em 2003. Para completar o Kispest Honvéd Sports Circle, administrador do clube à época, deixou de recolher impostos federais obrigatórios, o que gerou uma estrondosa dívida com o governo e sua conseqüente falência. Visando salvaguardar a tradicional equipe e não criar um clima de insegurança entre os ex-jogadores do clube e então atuais atletas dos demais, a Federação Húngara interveio e ajudou a fundar o Budapest Honvéd FC, que conseguiu saldar as antigas dívidas do Kispest Honvéd e prosseguir em atividade até os dias atuais.

Abaixo, dados e estatísticas das "Forças Armadas" do futebol húngaro:


BUDAPEST HONVÉD FOOTBALL CLUB

* Fundação: 03 de agosto de 1909 (oficial) como Kispest Athletic Club

* Local: Budapeste/HUN

* Presidente: George Hemingway

* Técnico:
Gábor Pölöskei

* Estádio:
József Bozsik (13.500 pessoas)

* Uniformes: Camisas com listras verticais em vermelho e preto, calções vermelhos e meiões pretos (1º uniforme); camisas brancas, calções vermelhos e meiões brancos (2º uniforme)

* Principais jogadores: Rezső Rozgonyi, Rezső Somlai, Ferenc Puskas, Sándor Kocsis, László Budai, Zoltán Czibor, Gyula Lóránt, Gyula Grosics, Lajos Détári, Gábor Halmai e István Vincze.

* Títulos (21): Copa da Hungria (1926, 1964, 1985, 1989, 1996, e 2007), Campeonato Húngaro (1949, 1950, 1952, 1954, 1955, 1980, 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1991 e 1993), Copa Mitropa (1959) e Troféu Ciudad de Vigo (1974).

* Jogador que mais atuou: Jószef Bozsik (447 partidas)

* Maior artilheiro: Ferenc Puskas (358 gols)





Escudo: arquivo pessoal
Foto: Daylife

Nenhum comentário: